A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E PEMANECENDO FIRME QUE IREIS GANHAR A VIDA! 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM! 17 DE NOVEMBRO DE 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E PEMANECENDO FIRME QUE IREIS GANHAR A VIDA! 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM! 17 DE NOVEMBRO DE 2013."— Transcrição da apresentação:

1

2 E PEMANECENDO FIRME QUE IREIS GANHAR A VIDA! 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM! 17 DE NOVEMBRO DE 2013

3 REFLETINDO OD TEXTOS BÍBLICOS: LEITURA I – Mal 4,1-2 SALMO 97 (98) LEITURA II – 2Tes 3, 7-12 Lc 21,28

4 A Liturgia deste domingo reflete sobre o sentido da hist ó ria da salva ç ão e diz-nos que a meta final para onde Deus nos conduz é o novo c é u e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva. Este quadro (que deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo) faz nascer em n ó s a esperan ç a; e da esperan ç a brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino.

5 Na primeira leitura, um “ mensageiro de Deus ” anuncia a uma comunidade desanimada, c é tica e ap á tica que Jahw é h não abandonou o seu Povo. O Deus libertador vai intervir no mundo, vai derrotar o que oprime e rouba a vida e vai fazer com que nas ç a esse “ sol da justi ç a ” que traz a salva ç ão.

6 Muitas vezes esta profecia e outras semelhantes são usadas pelas seitas (e, à s vezes, at é por certos grupos que se dizem cristãos, mas que seguem o mesmo percurso das seitas) para incutir medo: “ est á a chegar o fim do mundo e quem, at é l á, não ganhar ju í zo, ir á sofrer castigos pavorosos e ser atirado para o inferno ”…

7 Interpretar estes textos desta forma é distorcer gravemente a Palavra de Deus: eles não pretendem amedrontar- nos, mas fortalecer a nossa esperan ç a no Deus libertador e dar-nos a coragem necess á ria para enfrentar os dramas da vida e da hist ó ria.

8 A segunda leitura reforça a idéia de que, enquanto esperamos a vida definitiva, não temos o direito de nos instalarmos na preguiça e no comodismo, alheando-nos das grandes questões do mundo e evitando dar o nosso contributo na construção do Reino.

9 Ao contrário do que dizem alguns “iluminados”, o cristianismo não fomenta a evasão deste mundo, nem pretende fazer alienados que vivam de olhos postos no céu e passem ao lado das lutas dos outros homens…Pelo contrário, o cristianismo vivido com verdade, seriedade e coerência potencia um empenhamento sincero na construção de um mundo mais justo e mais fraterno, todos os dias, vinte e quatro horas por dia.

10 O “Reino de Deus” é uma realidade que atingirá o ponto culminante na vida futura; mas começa a construir- se aqui e agora e exige o esforço e o empenho de todos. A minha atitude é a de quem se comprometeu com o “Reino” e procura construí-lo em cada instante da sua existência?

11 O Evangelho oferece-nos uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, at é à segunda vinda de Jesus. A missão dos disc í pulos em caminhada na hist ó ria é comprometer-se na transforma ç ão do mundo, de forma a que a velha realidade desapare ç a e nas ç a o Reino. Esse “ caminho ” ser á percorrido no meio de dificuldades e persegui ç ões; mas os disc í pulos terão sempre a ajuda e a for ç a de Deus.

12 O que parece, aqui, fundamental, não é o discurso sobre o “ fim do mundo ”, mas sim o discurso sobre o percurso que devemos percorrer, at é chegarmos à plenitude da hist ó ria humana … Trata-se de uma caminhada que não nos leva ao aniquilamento, à destrui ç ão absoluta, ao fracasso total, mas à vida nova, à vida plena; por isso, deve ser uma caminhada que devemos percorrer de cabe ç a levantada, cheios de alegria e de esperan ç a.

13 E sem d ú vida, uma caminhada eivada( PLENA) de dificuldades, de lutas, onde o bem e o mal se confrontarão sem cessar; mas é um percurso onde o mundo novo ir á surgindo – embora com avan ç os e recuos – e onde a semente do “ Reino ” ir á germinando. Aos crentes pede-se que reconhe ç am os “ sinais ” do “ Reino ”, que se alegrem porque o “ Reino ” est á presente e que se esforcem, todos os dias, por tornar poss í vel essa nova realidade. A nossa vida não pode ser um ficar de bra ç os cruzados a olhar para o c é u, mas um compromisso s é rio e empenhado, de forma a que flores ç a o mundo novo da justi ç a, do amor e da paz.

14 Quais são os sinais de esperan ç a que eu contemplo e que me fazem acreditar na chegada iminente do “ Reino ” ? O que posso fazer, no dia a dia, para apressar a chegada do “ Reino ” ?

15 PALAVRA PALAVRA VIVIDA AO LONGO DO ANO LITÚRGICO. Termina mais um ano do ciclo litúrgico Com a Solenidade de Cristo Rei no próximo domingo. Durante a semana podemos meditar sobre o crescimento da nossa fé a partir do encontro dominical e quotidiano com a Palavra de Deus na Eucaristia. Transformou-nos? Fez-nos crescer? Ou ficamos na mesma, passivos e estagnados?

16 TEXTO EXTRAIDO DO PORTAL DEHONIANOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

17 CORRA PARA DEUS Se precisar se apoiar, conversar, desabafar... Corra para Deus pois Ele é o único que te sustenta, te ouve, te atende, te apóia. Os outros não conseguem enxergar seu coração, porque ninguém te vê como Deus te vê. MARINEVES MARINA


Carregar ppt "E PEMANECENDO FIRME QUE IREIS GANHAR A VIDA! 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM! 17 DE NOVEMBRO DE 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google