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Prosa Modernista.

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Apresentação em tema: "Prosa Modernista."— Transcrição da apresentação:

1 Prosa Modernista

2 “A segunda fase colheu os resultados da precedente, substituindo o caráter destruidor pela intenção construtiva,pela recomposição de valores e configuração da nova ordem estética”

3 Estilo A prosa do período atinge maior equilíbrio de linguagem. Surgem inúmeros romances voltados para a pesquisa da realidade brasileira. A preocupação nacionalista e, sobretudo, a necessidade de conclamar a participação social são agora os fatores decisivos. A uma linguagem de caráter mais documental, adequada à necessidade de registrar a realidade do momento.

4 Prosa Regionalista A prosa predominantemente urbana da primeira fase cede lugar a romances que retratam e questionam a realidade regional do país. Retoma-se a linha regionalista, já iniciada no Romantismo, mas agora com uma preocupação nova: a preocupação – social.

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6 Prosa Urbana A vida nas grandes cidades e principalmente as desigualdades sociais que emergiam da vida urbana brasileira também se inserem nas preocupações dos escritores do período. No romance urbano destacam-se Érico Veríssimo e Dyonélio Machado.

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8 Prosa Intimista Esta tendência agrupa escritores preocupados com a análise dos conflitos internos e da angústia do homem da época. O surgimento da prosa intimista – também chamada de prosa de sondagem psicológica – foi favorecido pela divulgação da teoria psicanalítica de Freud.

9 José Américo de Almeida - A Bagaceira Rachel de Queiroz
- Romances: O quinze (1930) e João Miguel (1932) – seca / coronelismo / impulsos passionais; Caminho de Pedras (1937) e As Três Marias (1939) – literatura, esquerdizante, social e política, trata ainda da emancipação feminina; O galo de Ouro (folhetim em “O Cruzeiro”); Memorial de Maria Moura (1992; surpreende seu público e é adaptado para a televisão).

10 José Lins do Rego Jorge Amado Érico Veríssimo
- Romances: Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933), Bangüê (1934), O moleque Ricardo (1935), Usina (1936), Pureza (1937), Pedra Bonita (1938), Riacho Doce (1939), Água – Mãe (1941), Fogo Morto (1943), Eurídice (1947), Cangaceiros (1953). Jorge Amado - Romances líricos, com um fundo de problemática social: Jubiabá, Mar Morto, Capitães da Areia. - Romances de costumes provincianos, geralmente sentimentais e eróticos: Gabriela - Cravo e Canela, Dona Flor e Seus dois Maridos. Érico Veríssimo - Fantoches; Clarissa; Música ao Longe; Caminhos Cruzados; Um lugar ao Sol; Olhai os Lírios do Campo; O resto é silencio; Noite; O tempo e o Vento: O Continente, O retrato, O Arquipélago; O senhor Embaixador; Incidente em Antares; Aventuras Da Tibicuera; Gato Preto em Campo de Neve.

11 Semelhança entre Autores
Dentro da Prosa Modernista destacam-se vários autores, que apresentam semelhanças quanto a temática abordada, como por exemplo Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado e Rachel de Queiroz - ambos produzem romances sobre a vida nordestina. Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz apresentam semelhanças na análise psicológica dos personagens de suas obras.


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