A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais de corpo mole.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais de corpo mole."— Transcrição da apresentação:

1 Animais de corpo mole

2 Ao passear na areias de uma praia, muitas pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas são de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou até mesmo elementos de uma coleção.

3 Lula Polvo Caracois Ostras Lesma-do-mar Caramujos

4 O corpo mole dá o nome ao filo, do latim molluscus significa mole);
Animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres; Alguns possuem uma concha que serve de proteção contra predadores; Possuem o corpo dividido em cabeça, massa visceral e pé;

5 Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra.
Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de  horta, jardim, enfim, onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. Já as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas águas marinhas.

6

7

8 Na cabeça ficam localizados os órgãos dos sentidos;
A boca também fica nessa região; Em alguns moluscos existe uma estrutura chamada de rádula que auxilia na alimentação; A massa visceral é a parte que contém as visceras, com função de digestão, reprodução, circulação, entre outros.

9 Tem a função de raspar algas e outros alimentos que ficam incrustrados em rocha.
Alguns moluscos como ostras e mexilhões não possuem essa estrurura

10

11 O pé é musculoso e responsável pela locomoção do animal.

12 A reprodução é exclusivamente sexuada.
Na maioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto.

13 Quanto à alimentação, podem ser herbívoros, carnívoros predadores, comedores de materiais filtrados, detritívoros e parasitas. O sistema digestivo é completo e alguns possuem rádula.

14 Muitas espécies são utilizadas na alimentação humana, como lula, polvo, ostra, entre outros;
Botões de madrepérola e pérolas são oriundas de conchas de bivalves; A “tinta” usada por polvos como defesa era bastante usada em canetas de artistas e arquitetos.

15 Os moluscos classificam-se em:
Gastrópodes Bivalves Cefalópodes

16 A concha única, em espiral é característica típica do grupo dos gastrópodes.
Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas, também está incluída nesse grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres. Os aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. Na cabeça desses animais encontra-se um ou dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

17

18 Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, principalmente marinhos. São animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula. Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O pé se expande para fora quando as conchas se abrem. A respiração desses animais é branquial.

19

20 Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé".
Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo). Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados.

21


Carregar ppt "Animais de corpo mole."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google