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Novo Píer São Sebastião
Setembro/2009
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O EMPREENDIMENTO
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EMPREENDIMENTO OBJETIVOS DO PROJETO
Construção de píer exclusivo para recebimento de petróleo Aumento da confiabilidade do suprimento de petróleo, garantindo o abastecimento das refinarias paulistas Aumento de capacidade de movimentação de petróleo e derivados em São Sebastião Elevação da Flexibilidade Operacional: Maior tempo para manutenções nas instalações Maior flexibilidade operacional para atender às demandas das refinarias Redução da sobre-estadia de navios
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EMPREENDIMENTO ESCOPO DO PROJETO
Dois píeres com berço externo e uma ponte de acesso, interligando-se à ponte atual Capacidade operacional dos berços: navios de até tpb (Suezmax) Instalação de duas linhas de petróleo, MGO, MF, água e sistemas auxiliares Interligação das novas linhas a linhas existentes na ponte de acesso atual
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Histórico do Projeto Set-06 Iniciados os estudos sobre o empreendimento Mar-07 Manifestado o interesse da Transpetro perante as autoridades locais (DERSA e Prefeitura de São Sebastião) Jun-07 Realizada reunião com a DERSA, para apresentação do projeto de desenvolvimento portuário proposto pela própria DERSA Ago-07 Oficializado, em reunião do CAP, a aprovação da Petrobras para o Projeto de construção do novo píer Out-07 Iniciado o processo de licenciamento ambiental (DAIA-SMA/SP) Dez-07 Concluídos os estudos ambientais e de engenharia para definição do Projeto Conceitual Fev-08 Protocolado na Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo o Plano de Trabalho para o processo de licenciamento ambiental. Fev-08 Realizada reunião com a CDSS para apresentação da nova proposta de desenvolvimento do porto de São Sebastião Abr-08 Apresentação do Projeto no CONSEMA Mai-08 Emissão do TR pelo DAIA-SMA/SP Jun-08 Início das Reuniões entre CDSS e Diretoria Transpetro Jul-08 Conclusão dos estudos de novas alternativas para o projeto Jul-08 Apresentação de alternativas da CDSS para compatibilização dos projetos Ago-08 Definição da nova alternativa para o projeto do Novo Píer da Petrobras (Túnel/Faixa) Fev-09 Conclusão dos estudos do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, para decisão da viabilidade do projeto Mar-09 Definição do layout considerado atualmente (ao norte do Píer atual) Maio-09 Apresentação à CDSS Jun-09 Apresentação à Praticagem SSE Jun-09 Apresentação ao DAIA
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PROJETO ORIGINAL (Maio-08)
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LOCALIZAÇÃO ÁREA A SER IMPLEMENTADO O NOVO PÍER
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LAYOUT ORIGINAL TEBAR CDSS Píer Atual TRANSPETRO
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Proposta da CDSS para compatibilização dos projetos - Petrobras/CDSS, segundo condicionante do TR
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PROPOSTA CDSS
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Primeira solução estudada pela Petrobras, visando compatibilização
PROPOSTA PETROBRAS Primeira solução estudada pela Petrobras, visando compatibilização
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LAYOUT ENGENHARIA – RAMAL DE DUTOS
PRINCIPAIS DESAFIOS Ramal com travessia de 2 ruas e uma estrada Necessidade de túnel Interf. c/ proj. variante do porto da Nova Rodovia dos Tamoios Interf. c/ proj. Ampliação do Porto de São Sebastião Prox. da Área Sob Proteção Especial / ARIE– Área de Relevante Interesse Ecológico Prox. da Lage dos Moleques Grande afastamento do Terminal Alto custo inicial e operacional
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Conclusão da Petrobras após análise de alternativas
CONCLUSÃO ENGENHARIA Conclusão da Petrobras após análise de alternativas
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2ª PROPOSTA DE LAYOUT : Ao norte do Píer atual
PRINCIPAIS VANTAGENS Travessia uma estrada apenas Maior proximidade do Terminal Área já impactada pelo píer atual Nenhuma interf. c/ proj. Ampliação do Porto de São Sebastião Nenhuma interf. c/ variante do porto da Nova Rodovia Tamoios Afastamento da ARIE Afastamento da Lage dos Moleques Menor custo inicial e operacional
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Opção com menos impacto sócio-ambiental
LAYOUT ATUAL Opção com menos impacto sócio-ambiental
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LAYOUT ATUAL: Ao norte do Píer atual
PRINCIPAIS VANTAGENS Menos interferência com a praia e menor área marinha compreendida entre os 2 píeres Menos interferência com a atividade pesqueira Não há necessidade de nova travessia subterrânea
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