A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum."— Transcrição da apresentação:

1 1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar estes itens de ação durante sua apresentação No modo de apresentação de slides, clique no botão direito do mouse Selecione 'Registro de reunião' Selecione a guia 'Itens de ação' Digite os itens de ação à medida que eles forem surgindo Clique em OK para desconsiderar esta caixa Isso criará automaticamente um slide do item de ação no fim da apresentação contendo os pontos que você forneceu.

2 2 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com outros homens. (p.15)

3 3 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras … as crianças adquirem a língua por meio da exposição informal e do uso ativo, e não por lhes ser ensinada (p.17) Imersa no ambiente lingüístico, qualquer criança ouvinte chega à escola falando a língua materna, cabendo à escola apenas a sistematização do conhecimento. (p.20) Como a maioria das crianças surdas não têm imersão lingüística idêntica à dos ouvintes em suas famílias, a escola passa a assumir a função também de oferecer-lhe condições para aquisição da língua de sinais e para o aprendizado da língua portuguesa (p.20)

4 4 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Verificando a necessidade de ferramentas de software para apoio à educação de surdos, entrei em contato com a profa. Maria Angela (Escola Educação/UNIRIO) e Sandra Alonso (Serviço de Informática do INES-Instituto Nac.Educ.Surdos). Foram apresentou-me diversas sugestões de ferramentas. Eis algumas: – Geografia - apoio p/ estudo de mapas (clica na cidade, é apresentado foto p/ identificação, nome em portuguës e Libras) –Aprimoramento do domínio da ling.portuguesa – Apresenta- se história em ambiente virtual (p.ex. Visita ao supermercado) para apresentação de objetos e expressões/frases da língua portuguesa e Libras.

5 5 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Informações Relevantes: –População de Surdos no Brasil – O IBGE estima em 5,75 milhões de surdos em nosso país (3,5 % da população em 2002). –Libras Língua Brasileira de Sinais – Segundo Pereira (2002, p.1), LIBRAS é uma das muitas línguas de sinais que o mundo possui para utilizar a modalidade visual-cinestésica, e não oral-auditiva como as línguas orais. (http://www.presidentekennedy.br/rece/trabalhos- num2/artigo01.pdf)

6 6 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Ferramentas/Projetos de Ferramentas encontrados: –Dicionário digital para surdos com vídeos, imagens e palavras http://federativo.bndes.gov.br/bf_bancos/noticias/n0002 311.pdf http://www.governoeletronio.e.gov.br/NoticiasTexto.asp ?id_noticias-1002http://www.governoeletronio.e.gov.br/NoticiasTexto.asp ?id_noticias-1002 –Elaboração de um Sistema de Ensino para Surdos que sistematiza o o ensino da língua portuguesa partindo de uma perspectiva com Libras (UNIVALI/SC) http://www.presidentekennedy.br/rece/trabalhos- num2/artigo01.pdf

7 7 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Objetivos : –Estudar e Modelar domínio do problema –Desenvolver o software com funcionalidades principais: Apresentação em forma lúdica de imagem de conceitos (por categorias) com os vocábulos correspondentes em Libras, português, e caracteres libras da palavra em português. Jogo da forca – para exercício e fixação dos vocábulos. Apresentação de imagem de conceito e tentativa de acerto do conceito antes que o jogador seja enforcado. Gerenciamento dos conceitos, imagens, formatos de apresentação e do jogo pelo professor/instrutor/usuário. Interface desktop em java, visando independência de plataforma, e possibilidade de participação nos projetos de inclusão social do governo com software aberto. Importação/Exportação de conceitos em servidor, para aprimoramento de base comum compartilhada.

8 8 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Modelo Domínio (inicial) Conceito Dicionário VocábuloLíngua Oral {Português} Visual {LIBRAS} CaracterLibras Transliterador

9 9 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Modelo Domínio (inicial) - alterado Conceito Dicionário VocábuloLíngua Visual {LIBRAS} CaracterLibras Transliterador Media Apresentação Oral {Português}

10 10 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Tela Apresentação Vocabulário

11 11 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário na Língua Portuguesa e Libras Tela Jogo da Forca


Carregar ppt "1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google