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ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques

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Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Aula 6 Instalações Elétricas Motores Elétricos – consumo e eficiência Fontes Consultadas CREDER. H. Instalações Elétricas. LTC Manual de Administração de Energia da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

2 MOTORES ELÉTRICOS

3 MOTORES ELÉTRICOS A participação média dos motores nos gastos com energia elétrica das indústria aproxima-se dos 50%. Nos setores de comércio e serviços, esta participação é bem menor, mas, nem por isso, desprezível. Nestas empresas, a força motriz é aplicada em bombas d’água, elevadores, ar condicionado, máquinas de limpeza, etc.

4 USO EFICIENTE DE MOTORES ELÉTRICOS
Problemas normalmente encontrados: Seleção realizada pelo critério do custo de aquisição, desprezando-se os custos de operação. Tendência de se especificar motores com potências muito superiores às necessidades Operação em vazio. Sistema de transmissão ineficiente

5 Motores superdimensionados = Perdas
O rendimento e o fator de potencia dos motores variam conforme seu carregamento. Para um dado motor, quanto menor for o carregamento, menores serão o rendimento e o fator de potencia. Motor elétrico funcionando em vazio desperdiça pelo consumo desnecessário da energia e por reduzir o Fator de Potência

6 Motores superdimensionados perdem mais energia.

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9 Determinação do potencial de economia com o redimensionamento de motores
Meça a corrente a corrente de cada motor em condição normal de operação. b) Consulte a curva característica do motor (fornecida pelo fabricante) e verifique os valores de FP (cos e rendimento. c) Calcule a potência ativa do motor usando a expressão:

10 Determinação do potencial de economia com o redimensionamento de motores
d)Calcule a potência útil do motor (em CV): h= eficiência do motor 1 CV = 735,5 W e) Divida a potencia útil (Pu) pela potência nominal do motor (Pn). Se Pu/Pn estiver entre 0,75 e 1, o motor está adequadamente dimensionado. Caso contrário, siga o roteiro.

11 Determinação do potencial de economia com o redimensionamento de motores
f) Consulte as curvas características do fabricante do motor e selecione um com potência nominal próxima à potência útil calculada acima. g) Verifique os valores de FP e corrente do novo motor escolhido. h) Calcule a Potencia ativa para o novo motor (Pat’), conforme item c)

12 Determinação do potencial de economia com o redimensionamento de motores
i) Calcule o potencial de economia de energia do novo motor: h = horas de trabalho no mês

13 Motores de Alto Rendimento
São produzidos com mais cobre no enrolamento, reduzidos atritos nos mancais, entre outras características que os tornam mais eficientes. O Motor de Alto Rendimento apresenta níveis de eficiência superiores aos da Linha Padrão e, além disso, possui vida útil prolongada e necessidades de manutenções reduzidas.

14 Motores de Alto Rendimento
O Motor de Alto Rendimento é cerca 40% mais caro que o motor padrão. Porém, em instalações industriais, a economia gerada por esse tipo de motor geralmente compensa o investimento: Proporciona mais eficiência aos equipamentos; Vida útil prolongada; Pouca manutenção.

15 Motores de Alto Rendimento
CV A – Motores de Alto Rendimento B – Motores Standards

16 Manutenção e conservação dos motores:
Para proporcionar maior vida útil aos motores e conservação dos rendimentos , recomenda-se adequada instalação e manutenção. Itens importantes: Ventilação adequada. Temperatura ambiente ≤ 40ºC Evite partidas muito freqüentes Isolamento dos enrolamentos: retirar depósitos de poeiras, evitar vapores ácidos, sobre-tensão e sobre-corrente. Controle as vibrações Lubrifique os mancais adequadamente Observe a temperatura dos mancais. Faça manutenção se observar temperaturas elevadas.


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