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SARESP 2008 Escala de Proficiência

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Apresentação em tema: "SARESP 2008 Escala de Proficiência"— Transcrição da apresentação:

1 SARESP 2008 Escala de Proficiência
DER Bragança Paulista Oficina Pedagógica SARESP Escala de Proficiência

2 Sumário O SARESP e a Escala de Proficiência Construção da escala
Níveis de Desempenho Habilidades nos valores da escala Boletim da Escola: análise reflexiva para a ação

3 Escala de Proficiência
O SARESP e a Escala de Proficiência

4 Escala de Proficiência
SARESP Avalia o sistema de ensino através do nível de proficiência dos seus alunos avalia Dá um juízo de valor, ou seja, determina o valor (instrumento de avaliação) e o interpreta em uma escala de valores, utilizando-se de um padrão. Escala de Proficiência Escala de valores do SARESP. Usa a métrica do SAEB. Interpreta os resultados de duas maneiras: quantitativa e qualitativa.

5 Aspectos da escala de proficiência
Quantitativo (habilidade valor na escala) Precisão (mais valores) Qualitativo (habilidade nível de desempenho) Significação (liga-se ao significado) Abstração (ligar-se ao nº) Precisão (menos valores)

6 Escala de Proficiência
Construção

7 Matemática e Ciências – 6ª Série EF
Média da 8ª Série-SAEB-97 Desvio-padrão=50 MÉDIA - DESVIO PADRÃO (50) MÉDIA MÉDIA + DESVIO PADRÃO (50) 43% 42% 14% 1% 16% 34% 34% 16% ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 200 250 300 500

8 Escala de Proficiência
Os Níveis de Desempenho

9 Níveis de desempenho por série Matemática
4ª Série EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 500 6ª Série EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 500 8ª Série EF ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 500 3ª Série EM ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 500

10 Escala de Proficiência
As habilidades nos níveis da escala

11 Matemática Vide Relatório Pedagógico das disciplinas:
500 Neste nível, o aluno da 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio: • Localiza a posição de um objeto em malha quadriculada. • Reconhece: - instrumento de medida de massa (balança de dois pratos). - unidade de medida de massa (quilograma). Neste nível, o aluno da 4ª, 6ª, 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do EM além das habilidades descritas no nível anterior: • Reconhece a representação decimal de valor monetário maior que 1, até centavos, com zero intercalado na parte decimal. • Calcula o total gasto em compras envolvendo a escrita de cédulas na forma decimal. • Calcula adição envolvendo números com até 4 algarismos. • Resolve problema envolvendo: o subtração de números naturais. (alteração negativa de um estado inicial) • Identifica o lado de um quadrado e conta o número de “passos” que compõem um caminho. • Reconhece a forma geométrica de um dado. • Retira informação de gráfico de colunas. Neste nível ainda, o aluno de 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio também: • Resolve situação-problema envolvendo mult. e adição e a escrita decimal de cédulas e moedas. • Lê, compara e ordena números com até 3 algarismos,apresentados em tabela. • Interpreta dados apresentados em gráficos de coluna. Vide Relatório Pedagógico das disciplinas: - Matriz de Referência (elenco das habilidades) - Escala de Proficiência (habilidades por nível da escala)

12 Cálculo do índice de desempenho
Cálculo do ID do SARESP ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQ. AVANÇADO 16% 16% 16% 200 250 300 500 12% 24% 44% 20% Cálculo do índice de desempenho 0,12 0,24 0,44 Cálculo do índice de defasagem 0,12 x 3 = 0,36 0,24 x 2 = 0,48 0,44 x 1 = 0,44 0,36 + 0,48 + 0,44 = 1,28 Cálculo do índice do SARESP 3 – 1,28 = 1,72 1,72 / 3 x 10 = 5,73 índice de desempenho do SARESP = 5,73 0,16 0,34

13 Determinação do nível na escala associado à habilidade avaliada
H1 - Reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base, valor posicional. A quantidade de números entre 0 e 130, terminados em 3, é: A) 23. B) 20. C) 13. D) 10. ÍNDICES PERCENTUAIS DE RESPOSTA ITEM BL OB GAB DIFI DISCR ABAI ACIM BISE A B C D “ ” 8 1 0.52 0.54 0.29 0.82 0.49 0,28 0,09 0,52 0,08 0,00 nível do item = 250 6ª Série EF Nível 100 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 Prop. de acerto 0.2 0.3 0.4 0.45 0.6 0.73 0.85 0.94 0.97 0,99 1 Este foi o primeiro grupo a ter mais de 65% de seus alunos com acerto no item.

14 Nível do item: 300 Nível do item: 200 Nível do item: 375

15 Escala de Proficiência
Boletim da Escola: análise reflexiva para a ação

16 Apresentação dos resultados
- Médias (por número de pontos na escala) Situa a escola em relação aos resultados em outros âmbitos. - Porcentagens nos níveis É a mais adequada para a análise reflexiva visando a ação. Aparece em dois formatos: - por nível de desempenho. - por nível na escala.

17 Médias do SARESP 2008 Distribuição percentual dos alunos por nível de desempenho Ciências Ciências-8ª EF ID = 3,43

18 Distribuição percentual dos alunos por níveis da escala
Língua Portuguesa 63,3 19,4 30,9 19,1 Matemática 30,9 57,2 50 30,8 32,6 19,4 63,3 15,1

19 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF
Vide Relatório Pedagógico das Disciplinas - Análise do Desempenho dos alunos por nível


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