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PublicouHenry Custodio Alterado mais de 9 anos atrás
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Gestão da Ética e Prevenção de Conflito de Interesses Sumário 1. Ética na agenda 2. Promoção da Ética 3. Conflitos de Interesses 4. Lições aprendidas
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ÉTICA NA AGENDA Antes: –Questão de foro íntimo e política interna –Pré-requisito: capacidade institucional A partir dos 90: –Risco à sobrevivência –Condição para a boa governança pública e corporativa –Acordos internacionais: OEA – OCDE - ONU
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2. PROMOÇÃO DA ÉTICA Governança Fortalecimento institucional Padrão ético Gestão da ética Sistema de Gestão da Ética (Dec 6029)
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VALORES IMPESSOALIDADE JUSTIÇA(10) LEGALIDADE(22) PUBLICIDADE EFICIÊNCIA(14) MORALIDADE INTEGRIDADE(18) TRANSPARÊNCIA(14) RESPONSABILIDADE(1 1) NEUTRALIDADE POLÍTICA MÉRITO EQÜIDADE (11) IMPARCIALIDADE(24) EFETIVIDADE –()-Freqüência em países da OCDE entre –Negrito - Brasil
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NORMAS Código Penal: corrupção, concussão, adv administrativa, prevaricação. Lei de Improbidade Estatuto do Servidor Códigos de Ética do Servidor Civil Código de Conduta da Presidência da República Código de Conduta da Alta Administração Federal
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3. CONFLITO DE INTERESSES Suscita conflito toda situação em que o exercício do cargo público puder ser impropriamente influenciado por interesse pessoal ou de pessoa ligada O conflito de interesses pode ser: –Aparente –Potencial –Efetivo
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FONTES DE CONFLITOS Atividades paralelas Interesses patrimoniais e de negócio Relações de parentesco e compadrio Relações com representantes de interesses privados
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4. LIÇÕES APRENDIDAS Desafio de todos: PC x PR – Tentação x Pressão Formação, bom senso e motivos honestos: necessários, mas não suficientes Dilemas que afetam a reputação da organização não são questões de foro íntimo Ter dúvida não é não ter ética
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ESTÁGIO DA GESTÃO DA ÉTICA
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