Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouHenrique Rosal Alterado mais de 10 anos atrás
1
Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Programa de Intervenção Pedagógica INGLÊS Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Setembro de 2010
2
Ensinar e Avaliar: dois lados da
Avaliar significa identificar o que o aluno sabe, o que ele não sabe e os diferentes fatores que contribuem para os resultados observados O PAAE é um Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar que oferece suporte didático pedagógico e informações diagnósticas que viabilizam uma gestão curricular de acordo com o estágio de desenvolvimento dos alunos e ao Currículo Básico Comum. (SEE-MG) O PAAE compreende três avaliações com objetivos diferenciados. (1) Avaliação Diagnóstica (2) Avaliação Contínua (3) Auto-avaliação do aluno Ensinar e Avaliar: dois lados da mesma moeda Let’s hold a debate, shall we?
3
Tanto para ensinar quanto para avaliar
Aspectos teórico-metodológicos da linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de LE. Abordagem de ensino via gêneros textuais. Da frase ao texto: elemento chave. Diversidade de gêneros textuais De textos artificiais para textos autênticos Tanto para ensinar quanto para avaliar
4
Textos autênticos, que circulam socialmente, evitando os que são artificialmente produzidos para a situação de aprendizagem para o estudo de aspectos lexicais e gramaticais (pretextos)
5
CBC: Matriz de referência para o ensino-aprendizagem
e avaliação de inglês no Ensino Fundamental. Reflexão: Consultem o CBC e respondam: O que deve ser ensinado e avaliado … …. em leitura? …. em escrita? …. na compreensão oral? …. na produção oral? …. sobre gramática e itens lexicais?
7
Ações de ensino: desenvolvimento das TRÊS capacidades da linguagem
1. as capacidades de ação - condições de produção do texto = contextualizando 2. as capacidades discursivas - organização interna do texto, incluindo o layout da página e os elementos não-verbais = caracterizando 3. as capacidades linguístico-discursivas - elementos léxicos e sistêmicos que formam a teia (tessitura) do texto ou que contribuem para a organização do texto de cada gênero específico = compreendendo
13
Interview people from your school (principal, coordinators)
or from your family (parents, sister, brother etc.) How often does he/she to the dentist’s? How often do they take a big shower? How often do they have a party at home? How often does he/she drink coffee or tea? How often do they travel together? How often does he/she visit his/her relatives Speaking - Create a podcast.
17
Tema 1: compreensão escrita (leitura) + Tema 5
Eixo articulador: Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira Tema 1: compreensão escrita (leitura) + Tema 5 Tema 2: produção textual + Tema 5 Tema 3: compreensão oral + Tema 5 Tema 4: produção oral + Tema 5 Tema 5: Conhec. Léxico-sistêmico Sempre com interrelações com as tecnologias digitais.
18
Obrigada pela atenção. crv2009-see@googlegroups.com
Mantenham contato pelo Fórum, por favor Acessem o STR com frequência Feel free to contact us at:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.