A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José de Arimatea Gomes da Silva Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José de Arimatea Gomes da Silva Filho"— Transcrição da apresentação:

1 José de Arimatea Gomes da Silva Filho dcundno@gmail.com
Calendários José de Arimatea Gomes da Silva Filho

2 1. Etimologia do latim calendarium ou livro de registro, que por sua vez derivou de calendae, que indicava o primeiro dia de um mês romano.

3 2. Definição Um Calendário consiste em um conjunto de unidades de tempo (dias, meses, estações, ano, ...), organizadas com o propósito de medir e registrar eventos ao longo de "grandes períodos".

4 3. História Pré-História
Na Europa, há anos, caçadores escavavam pequenos orifícios e riscavam traços em pedaços de ossos e madeira, possivelmente contando os dias entre fases da Lua. 

5 Mapa da Mesopotâmia

6 Sumérios Há anos, os Sumérios tinham um Calendário bem parecido com o nosso, com um ano dividido em 12 meses de 30 dias, o dia em 12 períodos e cada um desses períodos em 30 partes.

7 Babilônios Há anos, na Babilônia, havia um calendário com um ano de 12 meses lunares que se  alternavam em 29 e 30 dias, num total de 354 dias. 

8 Egípcios Os egípcios inicialmente fizeram um calendário baseado nos ciclos lunares, mas depois notaram que quando o Sol se aproximava da "Estrela do Cão" (Sírius), estava próximo do Nilo inundar. Notaram que isso acontecia em ciclos de 365 dias. Com base nesse conhecimento eles fizeram um Calendário com um ano de 365 dias, possivelmente inaugurado em AC. Essa é a primeira data registrada na história. 

9

10 4. Tipos de Calendários 1- Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua. 2- Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. 3- Lunissolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra.

11 Calendário Romano O primeiro calendário romano era um Calendário lunar com dez meses Márcio (31 dias) April (30 dias) Maio (31 dias) Júnio (30 dias) Quintil (30 dias) Sextil (30 dias) Setembro (30 dias) Outubro (31 dias) Novembro (30 dias) Dezembro (30 dias)

12 Numa Pompílio

13 Após a Reforma Márcio (31 dias) April (29 dias) Maio (31 dias)
Júnio (29 dias) Quintil (31 dias) Sextil (29 dias) Setembro (29 dias) Outubro (31 dias) Novembro (29 dias) Dezembro (29 dias) Januário (29 dias) Februário (28 dias)

14 A semana Dies Solis (Dia do Sol) Dies Lunae (Dia da Lua)
Dies Martis (Dia de Marte) Dies Mercuri (Dia de Mercúrio) Dies Iovis (Dia de Júpiter) Dies Veneris (Dia de Vénus) Dies Saturni (Dia de Saturno)

15 Divisão dos meses Calendas (Kalendae) - primeiro dia do mês, de onde a palavra calendário derivou. Os juros das dívidas eram atualizados nas calendas. Nonas – (Nonae) - dependendo do mês, podia ser o 5º ou o 7º dia; tradicionalmente o dia que correspondia à fase lunar de quarto crescente. Idos (Idus) - dependendo do mês, podia ser o 13º ou o 15º dia; tradicionalmente o dia de lua cheia.

16 Anos Na República Romana, os anos não eram contados. Ao invés disso eles eram nomeados em homenagem aos cônsules que estavam no poder no início do ano.

17 Muito Obrigado!


Carregar ppt "José de Arimatea Gomes da Silva Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google