Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Introdução à Informática
Prof. Ms. Adriana M. Martins
2
Informações Importantes
Data de Provas: A1 - 22/09 A2 - 27/10 A3 - 01/12 Conteúdo
3
Roteiro Introdução Geral Conceitos Importantes Sistemas:
Dados x Informação Conhecimento Padronização da Informação Características da Informação Relevante Sistemas: conceito, componentes, características, classificação, elementos, evolução.
4
Introdução Nos dias atuais, o conhecimento técnico é importante, mas não é suficiente. Profissionais bem sucedidos devem saber como aplicar a tecnologia aos negócios. O negócio deve ser colocado na frente da tecnologia: o objetivo do negócio é primordial. Depois verifica-se como a tecnologia pode ajudar a atingir o objetivo do negócio.
5
Introdução Situação atual: crescimento heterogêneo e complexo.
Objetivos: facilitar acesso, acelerar operações, garantir segurança e disponibilidade da informação.
6
Introdução Os Sistemas de Informação funcionam como referenciais para
os usuários finais na empresa.
7
Conceitos Importantes
1. Dado x Informação: Dado: Registros simples sobre o estado do mundo; Fato registrado e não trabalhado, medida sobre algum aspecto relevante; Facilmente estruturado; Pode ser armazenado, processado; Facilmente obtido por máquinas. Exemplos: nome do cliente, número de pedidos do mês, quantidade de peças em estoque.
8
Conceitos Importantes
2. Informação: Conhecimento que tem significado para o receptor. É derivado dos dados. A informação varia de acordo com o receptor. Receptor: humano, empresa (vendedor, gerente, diretor). Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam uma informação. A transformação de dados em informação é um processo ou uma série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido.
9
Dado x Informação Oeste Charles Mann 1200 100 79154 Sapatos
Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Oeste Charles Mann 79154 Sapatos Oeste Charles Mann 79154 Sapatos Vendedor: Charles Mann Emp No Item Quant. Preço Sapatos
10
Elementos Lógicos de Dados
Campo do Nome Registro da Folha de Pagamento Arquivo da Folha de Pagamento Banco de dados de Pessoal
11
Uso da Informação Produto: conhecimento adquirido para tomada de decisões; Uso legal: acusação formal; No contexto computacional: o que é registrado e operado pelo sistema; processamento da informação.
12
Definições Importantes
3. Conhecimento: O processo de definição das relações entre dados requer conhecimento. Conhecimento são regras, diretrizes e procedimentos (processos) usados para selecionar, organizar e manipular dados, com a finalidade de torná-los úteis para uma tarefa específica. Possibilita a geração de cenários, simulações e oportunidades.
13
Definições Importantes
4. Padronização da Informação: Após geração da informação é preciso organizá-la e sintetizá-la de forma significativa. A padronização permitirá comparar informações de diferentes fontes.
14
Definições Importantes
5. Características da Informação Relevante: Precisão: A informação não contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes; Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável a informação;
15
Definições Importantes
5. Características da Informação Relevante: Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta; Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no momento solicitado; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados.
16
Definições Importantes
Atributos de Qualidade da Informação
17
Definições Importantes - Sistema
O que é Sistema? É um conjunto ou arranjo de elementos organizados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos (entradas) e produzindo resultados (saídas) em um processo organizado de transformação. Também conhecido como sistema dinâmico. Ex: automatizar funções do negócio, desenvolver um produto que possa ser vendido para gerar receita. Outros sistemas: * Sociais: estado, trabalhadores e patrões. * Econômicos: consumidores e produtores. * Biológicos: células, organismos e ecossistemas.
18
Componentes de um Sistema
Processos de Fabricação Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema Adicionais Funções Básicas
19
Outro Exemplo de Sistema
Administração Sistemas de Informação Recursos Econômicos: Pessoas Dinheiro Matéria Prima Máquinas Instalações Energia Informação Processos Organizacionais: Comercializar Desenvolver Produzir e entregar Produtos e serviços Assistências a clientes Outros Processos Bens e serviços: Produtos Serviços Pagamentos Contribuições Informações Outros Efeitos Entrada Processamento Saída Feedback Controle Fornecedores Agência - Governo Clientes Acionistas A Comunidade Concorrentes Instituições Financeiras Sindicatos Trabalhistas
20
Sistema de Informação – O que é?
“Conjunto de componentes inter-relacionados, trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir a informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação,a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.” Laudon, K. C. & Laudon, J. P. Sistemas de Informação, LTC 1999.
21
Componentes de um Sistema de Informação
Contém aspectos técnicos (hardware, software, etc) e comportamentais (sociologia, psicologia, etc).
22
Componentes de um Sistema de Informação
Principais Componentes x Atividades dos SI
23
Componentes dos Sistemas de Informação
Dado(s): entrada que o sistema recebe para produzir informação. Hardware: equipamentos computacionais (componentes físicos). Software: Instruções dadas ao computador para processamento e obtenção da informação. Telecomunicações: hardwares e softwares que permitem a transmissão e a recepção dos dados/informação. Pessoas: agentes responsáveis não só pela utilização da informação como também pela manutenção do sistema.
24
Atividades dos Sistemas de Informação
Exemplo Prático de um SI numa empresa: Entrada: escaneamento ótico das etiquetas com código de barras em mercadoria. Processamento: calcular salário, impostos e outras deduções na folha de pagamento dos funcionários. Saída: produzir relatórios e demonstrativos do desempenho de vendas. Armazenamento: manter registro sobre clientes, empregados e produtos. Controle: gerar sinais audíveis para indicar a entrada adequada de dados de vendas.
25
Principais Papéis do Sistema de Informação
Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos
26
Recursos e Produtos dos Sistemas de Informação
27
Recursos e Produtos dos Sistemas de Informação
Recursos Humanos: Especialistas: analistas, programadores, operadores de computador. Usuários Finais: todos os demais usuários dos SI’,s. Recursos de Hardware (física): Máquinas: computadores, monitores, unidades de disco, impressoras, scanner. Mídias: disquetes, fita magnética, cartões de plástico e formulários de papel.
28
Recursos e Produtos dos Sistemas de Informação
Recursos de Software (lógica): instruções para processamento da informação. Programas: programas de sistemas operacionais, programas de planilhas, folha de pagamento. Procedimentos: processo de entrada de dados, procedimento de correção de erros, distribuição de contra-cheques. Recursos de Dados: Descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de funcionários, banco de dados de estoque.
29
Recursos e Produtos dos Sistemas de Informação
Recursos de Rede: meios de comunicação, acesso a redes e softwares de controle. Mídias de Comunicação: fio de par trançado, cabo coaxial, cabo de fibra ótica, sistemas microondas, satélites de comunicação. Suporte de Rede: recursos humanos, hardware, software, e dados que apóiam o uso da rede. Ex: modems, cabos, sistemas operacionais, browsers da Internet. As redes de comunicação são componentes fundamentais para funcionamento dos SI’s.
30
Atividades dos Sistemas de Informação
31
Atividades dos Sistemas de Informação
Entrada de Recursos de Dados: Atividades de registro de dados, como gravação e edição dos dados sobre transações de negócios. Exemplo: formulário de pedidos, leitor de varredura ótica. 2. Transformação dos Dados em Informações: Os dados são submetidos a atividades de processamento como: cálculo, comparação, separação, classificação e resumo. Há organização, análise e manipulação de dados, convertendo-os em informação de qualidade.
32
Atividades dos Sistemas de Informação
3. Saída dos Produtos de Informação: A informação é colocada à disposição dos usuários ao fim do seu processamento. A meta dos SI’s é a produção de informação apropriada para os usuários finais. Exemplo: mensagens, relatórios, formulários, imagens gráficas (comparativos), vídeo, áudio, papel ou multimídia.
33
História do Papel dos Sistemas de Informação
Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Eletrônico Processamento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Transações, manutenção de registros, dados contábeis. Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E-Commerce Relatórios administrativos de informações pré-estipuladas para tomada de decisão. Apoio iterativo para tomada de decisão gerencial. Info. críticas para alta administração. Base de conhecimento, produtos estratégicos para vantagem competitiva.
34
Outros Conceitos Importantes
Pesquise e traga a definição dos seguintes termos na próxima aula: a) Rede Internet; b) Rede Intranet; c) Rede Extranet. Esboce um diagrama da relação entre estas redes.
35
Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação
Administração de problemas e oportunidades Objetivos a atingir Estratégias Empresariais Processos Empresariais Estrutura e Cultura Valor do Cliente Valor da Empresa Sistemas de Informação Interconectados Infra-estrutura de TI Sucesso: não envolve só minimização de custos, tempo e uso de recursos de informação mas apoio às estratégias, ampliação de cultura e aumento de valor da empresa.
36
Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação
Estratégias Empresariais Processos Empresariais Necessidades Empresariais Relação com o cliente Parceiros da empresa Fornecedores Clientes da empresa Considerações Éticas Riscos Potenciais? Leis potenciais? Respostas possíveis? Recursos Humanos de SI Desenvolvimento de SI Infra-estrutura de TI Desempenho dos SI Cultura e Estrutura da Organização Aceitação do Usuário
37
Ética e TI Aplicações da TI Danos Potenciais Riscos Potenciais
* Melhorar o conhecimento do mercado; * Aumentar a capacidade de resposta; * Aperfeiçoar as comunicações Persuasivas; * Melhorar a seleção de Estratégias. Qual a probabilidade de clientes, funcionários, parceiros empresariais ou concorrentes serem afetados por: Invasão de privacidade; Informações imprecisas; Exclusão de facilidades essenciais. Qual é a probabilidade de ocorrência de ações legais, boicote de consumidores, paralisações no trabalho e outras ameaças? Respostas Possíveis Os riscos e custos podem ser Atenuados por: auto-regulação; Defesa; Educação; Código de ética; Incentivos; Certificação.
38
O Processo de Desenvolvimento dos Sistemas de Informação
Desenvolvimento de SI’s: desafios para administrador, que será responsável pela proposta ou desenvolvimento de novas tecnologias para empresa.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.