A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Sistema de Informação Gerencial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Sistema de Informação Gerencial"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Sistema de Informação Gerencial
Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc Tel

2 Os sistemas de informação fornecem a comunicação e o poder analítico de que as empresas necessitam para administrar sua empresa e conduzi-la a negócios em escala global

3 1. Contextualização Globalização Competitivo Ambiente Empresarial
Revolução Informacional Administração Contemporânea

4 1.1. Globalização Concorrência em mercados mundiais e Sistemas de entregas. Empresas amapaenses X Empresas pontocom

5 1.2. Revolução Informacional
“ Atualmente a maioria das pessoas não trabalham mais em fazendas ou em fábricas, em vez disso elas são encontradas trabalhando em vendas, educação, saúde, bancos, seguradoras [...] com a finalidade de distribuir e criar novos conhecimentos” (Laudon & Laudon; 1999, p. 3) Economia do conhecimento e da informação Eficiência na Produtividade Ambiente Instável Novos produtos e serviços

6 Cont. A mudança da força de trabalho (produto com uso intensivo de conhecimento – jogos) “intensificação da utilização de conhecimento na produção de produtos tradicionais também tem crescido” (Laudon & Laudon; 1999, p.3) A importância da Tecnologia de Informação – TI na geração de valor: Cartão de crédito, entrega expressa de encomenda, sistemas de reservas em todo o mundo

7 1.3. Administração contemporânea
Downsizing (leia o artigo ) Empowerment Flexibilidade: horários, Forças-tarefas, independência de localização, trabalhadores temporários entre outros. Baixo custo de transação e de coordenação.

8 Cont. “ a tecnologia de informação está provocando mudanças na organização que tornam a empresa ainda mais dependente do conhecimento, da aprendizagem e da tomada de decisão individual dos empregados do que no passado”

9 O que o profissional deve conhecer
Conceitos básicos (fundamentos ) de SI. Tecnologias de Informação. Aplicativos Empresariais. Processos de Desenvolvimento. Desafios Gerenciais.

10 1.4. Sistema de informação “Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”. (Gedres & Magalhães; 2008)

11 Quadro 1. Resumo de SI Controle do Desempenho do Sistema
Entrada de Recursos de Dados Processamento Saída de Produtos de Informação Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados

12 Exemplo 1. SI de uma fábrica
Processos de Fabricação Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema

13 SI “ Um sistema de informação utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados, e redes para realizar atividades de entrada, processamento, produção de resultados, armazenamento e controle.” (O´BRIEN)

14 Componentes de um Sistema de Informação

15 Exemplos Quadro pg 11 Qudro pg 14

16 Dados x Informação Oeste Charles Mann 79154 Sapatos

17 Cont. Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Vendedor: Charles Mann
Emp No Item Quant. Preço Sapatos

18 Atributos da Qualidade da Informação

19 Dimensão do Conteúdo Precisão Relevância Integridade Concisão
Amplitude Desempenho Estar isenta de erros Atender as necessidades do receptor Toda informação necessária deve ser fornecida Apenas a informação necessária deve ser fornecida Alcance amplo, estreito, interno ou externo. Revelar o desempenho, progresso ou recursos acumulados

20 Cont. Dimensão do Tempo Prontidão Aceitação Frequência Período
Fornecida quando necessária Estar atualizada quando for fornecida Fornecida quantas vezes forem necessárias Fornecidas sobre períodos passados, presentes e futuros.

21 Dimensão da forma Clareza Detalhe Ordem Apresentação Mídia
Fácil compreensão Em detalhes ou resumidas Organizada (sequenciada) Narrativa, Numérica, gráfica. Documentos impressos, monitores de vídeo, etc.

22 Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas
Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas. Eles apóiam: Os processos e operações empresariais, a tomada de decisão empresarial; e a vantagem competitiva estratégica

23 Apoio às Operações e aos Processos
Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos

24 A Empresa de e-Business
A Internet Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Fronteira da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Extranets Engenharia & Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa

25 As principais categorias de aplicação dos sistemas de informação incluem:
Sistemas de Apoio às Operações; e Sistemas de Apoio Gerencial

26 Sistemas de Informação
Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Sistemas de Apoio às Apoio Operações Gerencial Sistemas de Sistemas Sistemas Sistemas de Sistemas de Sistemas de Processa- mento de Transações de Controle Colaborativos Informação Apoio à Informação Gerencial Decisão Executiva de Processos


Carregar ppt "Administração de Sistema de Informação Gerencial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google