Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMurilo Silvia Alterado mais de 10 anos atrás
1
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Prof. Clebson Wilson Espíndola do Nascimento, M.Sc Tel
2
Os sistemas de informação fornecem a comunicação e o poder analítico de que as empresas necessitam para administrar sua empresa e conduzi-la a negócios em escala global
3
1. Contextualização Globalização Competitivo Ambiente Empresarial
Revolução Informacional Administração Contemporânea
4
1.1. Globalização Concorrência em mercados mundiais e Sistemas de entregas. Empresas amapaenses X Empresas pontocom
5
1.2. Revolução Informacional
“ Atualmente a maioria das pessoas não trabalham mais em fazendas ou em fábricas, em vez disso elas são encontradas trabalhando em vendas, educação, saúde, bancos, seguradoras [...] com a finalidade de distribuir e criar novos conhecimentos” (Laudon & Laudon; 1999, p. 3) Economia do conhecimento e da informação Eficiência na Produtividade Ambiente Instável Novos produtos e serviços
6
Cont. A mudança da força de trabalho (produto com uso intensivo de conhecimento – jogos) “intensificação da utilização de conhecimento na produção de produtos tradicionais também tem crescido” (Laudon & Laudon; 1999, p.3) A importância da Tecnologia de Informação – TI na geração de valor: Cartão de crédito, entrega expressa de encomenda, sistemas de reservas em todo o mundo
7
1.3. Administração contemporânea
Downsizing (leia o artigo ) Empowerment Flexibilidade: horários, Forças-tarefas, independência de localização, trabalhadores temporários entre outros. Baixo custo de transação e de coordenação.
8
Cont. “ a tecnologia de informação está provocando mudanças na organização que tornam a empresa ainda mais dependente do conhecimento, da aprendizagem e da tomada de decisão individual dos empregados do que no passado”
9
O que o profissional deve conhecer
Conceitos básicos (fundamentos ) de SI. Tecnologias de Informação. Aplicativos Empresariais. Processos de Desenvolvimento. Desafios Gerenciais.
10
1.4. Sistema de informação “Os sistemas de informação têm por objetivo gerar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação. Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”. (Gedres & Magalhães; 2008)
11
Quadro 1. Resumo de SI Controle do Desempenho do Sistema
Entrada de Recursos de Dados Processamento Saída de Produtos de Informação Controle do Desempenho do Sistema Armazenamento de Recursos de Dados
12
Exemplo 1. SI de uma fábrica
Processos de Fabricação Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema
13
SI “ Um sistema de informação utiliza os recursos de pessoas, hardware, software, dados, e redes para realizar atividades de entrada, processamento, produção de resultados, armazenamento e controle.” (O´BRIEN)
14
Componentes de um Sistema de Informação
15
Exemplos Quadro pg 11 Qudro pg 14
16
Dados x Informação Oeste Charles Mann 79154 Sapatos
17
Cont. Relatório Mensal Vendas - Região Oeste Vendedor: Charles Mann
Emp No Item Quant. Preço Sapatos
18
Atributos da Qualidade da Informação
19
Dimensão do Conteúdo Precisão Relevância Integridade Concisão
Amplitude Desempenho Estar isenta de erros Atender as necessidades do receptor Toda informação necessária deve ser fornecida Apenas a informação necessária deve ser fornecida Alcance amplo, estreito, interno ou externo. Revelar o desempenho, progresso ou recursos acumulados
20
Cont. Dimensão do Tempo Prontidão Aceitação Frequência Período
Fornecida quando necessária Estar atualizada quando for fornecida Fornecida quantas vezes forem necessárias Fornecidas sobre períodos passados, presentes e futuros.
21
Dimensão da forma Clareza Detalhe Ordem Apresentação Mídia
Fácil compreensão Em detalhes ou resumidas Organizada (sequenciada) Narrativa, Numérica, gráfica. Documentos impressos, monitores de vídeo, etc.
22
Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas
Os sistemas de Informação desempenham três papéis vitais nas empresas. Eles apóiam: Os processos e operações empresariais, a tomada de decisão empresarial; e a vantagem competitiva estratégica
23
Apoio às Operações e aos Processos
Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos
24
A Empresa de e-Business
A Internet Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Fronteira da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Extranets Engenharia & Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa
25
As principais categorias de aplicação dos sistemas de informação incluem:
Sistemas de Apoio às Operações; e Sistemas de Apoio Gerencial
26
Sistemas de Informação
Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas de Sistemas de Apoio às Apoio Operações Gerencial Sistemas de Sistemas Sistemas Sistemas de Sistemas de Sistemas de Processa- mento de Transações de Controle Colaborativos Informação Apoio à Informação Gerencial Decisão Executiva de Processos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.