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Observatório do CDCC - USP/SC

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Apresentação em tema: "Observatório do CDCC - USP/SC"— Transcrição da apresentação:

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2 Observatório do CDCC - USP/SC
Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 São Carlos-SP Tel: 0-xx (Observatório) Tel: 0-xx (CDCC) Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Imagem: O Inicio do Observatório

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4 Sessão Astronomia As Sessões Astronomia são palestras proferidas pela equipe do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimídia contido aqui consiste numa opção audiovisual complementar que o professor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio às suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia pode ser acessado no seguinte endereço: Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva Observação: Padrão e resolução da apresentação: 800 x 600 pixel com imagens a 96 dpi ou 38 pixel por centímetro com dimensão de 8,35 polegadas x 6,26 polegadas ou 21,2 cm x 15,9 cm respectivamente. Editado normamente em Office 97, podendo haver incompatibilidade de execução no Office XP e vice-versa.

5 Conhecendo os relógios solares
Nesta palestra iremos conhecer melhor o principio de funcionamento dos relógios solares, conheceremos também métodos de correção das horas obtidas além de alguns modelos e por ultimo temos um tutorial de montagem de um relógio solar. John Herbert Maia de Sales

6 O gnômon O principal item de um relógio solar é o seu gnómon, que consiste na maioria das vezes de um simples bastão ou de um triangulo com um ângulo de inclinação igual a latitude do local da montagem do relógio solar. A forma de obter as horas em um relógio solar é basicamente olhando a sombra produzida pelo gnómon quando este se encontra ao Sol.

7 Os primeiros gnômons A utilização do gnômons como relógio surgem da necessidade de organização das atividades diárias. Dividir o dia em horas foi um trabalho que exigiu do homem alguma engenhosidade e poder de observação. A primeira noção temporal do ser humano foi sem dúvida de origem astronômica. Certamente as pessoas notavam a variação de luminosidade que determinava a hora de dormir e acordar, estar em atividade e estar quieto. A partir desta percepção sensorial básica a noção evoluiu. Ao notar que o Sol faz diariamente praticamente o mesmo percurso de um lado a outro do céu a base da divisão do dia estava lançada. Pela posição do Sol em relação ao horizonte pode-se ter uma idéia de que parte do dia já decorreu. A observação atenta das mudanças do céu despertou para algumas mudanças na terra. As sombras das coisas (árvores, rochas, pessoas e animais) esticavam e encolhiam ao longo do dia. Provavelmente com esta idéia na cabeça nosso “ancestral inventor” colocou uma haste vertical, talvez uma varinha de madeira, num chão liso e viu a sombra mudar de posição durante o dia. Notou que no outro dia a sombra passou pelo mesmo caminho. Fez marcas no chão correspondentes às diversas divisões do dia e assim estava inventando o primeiro relógio.

8 Movimento diário do Sol
Neste slide temos a simulação do movimento diário do Sol. Ele nasce no horizonte leste faz um percurso que dura aproximadamente doze horas e em cada hora temos uma sobra diferente tanto no tamanho quanto no ângulo para o gnómon. 8 16 14 10 12

9 Movimento anual do Sol L S N O
No movimento anual do Sol temos uma oscilação ao longo da linha do horizonte que tem período de um ano, assim para diferentes épocas do ano a projeção da sombra do gnómon no chão ao meio dia por exemplo apresenta tamanhos diferentes para um mesmo horário. O

10 Movimento anual + Movimento diário do Sol =
Solstício de verão 17 16 13 14 15 A soma das diversas sombras obtidas durantes todos os dia de um ano nos dá curvas muito belas como mostrado na figura á esquerda acima. E a direita temos as sombras paras os dias de solstícios e equinócios que podem sem marcadas de forma especial em um relógio solar. 11 7 10 9 8 Equinócio de primavera ou outono Solstício de inverno

11 Relógios Aqui temos alguns modelos de relógios solares, inclusive os que serão montados no observatório.

12 Analema Marca diferentes posições do sol no ano em um mesmo horário.
Quando marcamos diversas posições do Sol em um mesmo horário ao longo do ano obtemos uma analema que trata se de uma figura em formato de um simbolo do infinito.

13 Equação do tempo A equação do tempo é a forma de determinação da evolução anual da diferença entre a posição real em cada momento do Sol no firmamento e a posição que ele ocuparia nesse momento se o eixo da Terra fosse perpendicular à eclíptica e a órbita terrestre circular.

14 Fuso Horário O fuso horário surgiu para estabelecer um padrão na hora mundial

15 Para os relógios solares se adequarem a hora normal ou a hora que obtemos de um relógio de pulso e necessário alguns ajustes. Esses ajustes são realizados com o gráfico da equação do tempo e com o

16 Alguns tipos Horizontais Verticais Equatoriais Armilares Analemático
Portáteis

17 Relógios horizontais São os mais populares pois mostram as horas durante o ano inteiro enquanto o Sol estiver no visível no Céu; Tem uma montagem simples

18 Relógios verticais Possuem também uma montagem simples;
São comuns em prédios antigos. Dependendo da localidade alguns modelos não recebem luz solar

19 Equatoriais E o mais fácil de ser construído;

20 Armilares

21 Construindo um relógio solar
β=longitude do fuso-longitude do local b 15 14 13 12 11 10 16 9 15 15 15 β 15 15 Latitude local α 17 8 18 7 α e e 6

22 Construindo um relógio solar

23 Fim

24 Construindo um relógio solar
Material; Desenhe um retângulo com duas linhas; Trace a uma linha com ângulo igual a latitude do local partindo do ponto de cruzamento; Trace uma linha que, passando pelo ponto "b" atinja a linha vermelha com um angulo reto; Com o compasso no ponto "b", trace um arco de circulo até encontrar a linha vertical no ponto "d“; Apague tudo feito depois do segundo passo!!!; Trace duas linhas partindo do ponto "d" passando pelos vértices superiores do retângulo até encontrar as linhas horizontais gerando os pontos e e e‘; Apague as retas e deixe os pontos;

25 Segunda parte Calcule a diferença entre a "longitude do fuso horário" e a "longitude do local" onde o relógio solar será instalado; Trace uma reta com o ângulo encontrado partindo de " d “ para o lado de sinal correspondente; A partir daquela linha traçada com o angulo beta, traça-se várias linhas espaçadas de 15 graus entre elas até que todo lado superior do retângulo seja preenchido; Gire a folha para a esquerda e trace nova linha a partir do ponto "e" com o mesmo angulo beta; Mesmo procedimento que o anterior e depois inverta e aplique o mesmo procedimento; Trace retas e marque as horas conforme mostra a figura; Por ultimo construa um gnómon com uma inclinação, em relação a base, igual a latitude do local e cole no ponto de crusamento apontado para o ponto “d”. (+) (-)


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