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METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
SLIDE 4

2 métodos Os métodos de engenharia de software proporcionam os detalhes de “como fazer” para construir o software. Os métodos envolvem um amplo conjunto de tarefas que incluem: planejamento e estimativa de projeto, análise de requisitos de software e de sistemas, projeto da estrutura de dados, arquitetura de programa e algoritmo de processamento, codificação, teste e manutenção.

3 MÉTODO Método é uma abordagem técnica passo a passo para se realizar tarefas. Os métodos da engenharia de software muitas vezes introduzem uma notação gráfica ou orientada à linguagem especial e introduzem um conjunto de critérios para a qualidade do software.

4 METODOLOGIA Consiste em avaliar, analisar e estudar os vários métodos disponíveis pela emissão e aprovação das técnicas, as quais serão aplicadas futuramente, oferecendo algumas formas de divulgação que orientem outras aplicabilidades

5 metodologia Uma metodologia de sistemas comumente identifica as principais atividades (análise, projeto, codificação, testes) a serem executadas e indica quais pessoas (usuários, gerentes, técnicos) devem estar envolvidas em cada atividade e que papel deverão desempenhar.

6 metodologia Alguns dos principais objetivos da Metodologia são :
Criar uma ferramenta que possibilite o desenvolvimento de projetos na empresa em harmonia com os princípios elementares da administração, tais como: planejamento, previsão, organização, decisão, comando, coordenação e controle;

7 MEODOLOGIA Promover o cumprimento de prazos, eficiência e qualidade do serviço, visando uma maior produtividade por meio da padronização das atividades de desenvolvimento e da racionalização dos controles e dos itens de documentação;

8 METODOLOGIA Servir de apoio ao desenvolvimento de projetos em suas etapas, orientando a execução das atividades requeridas em todos os níveis de setores envolvidos, de uma forma padronizada e integrada;

9 METODOLOGIA Estabelecer uma estrutura de documentação padronizada e compatível com a organização das fases e necessidades operacionais.

10 metodologia

11 METODOLOGIA A utilização de metodologia para o desenvolvimento de projeto de sistemas proporciona: Aumento da qualidade dos sistemas: solução do problema = método + padrão. Independência de indivíduos: sistemas bem estruturados e documentados = não possuem “donos”. Facilidade de Manutenção: menor tempo com manutenção = maior tempo para novos desenvolvimentos Aumento da produtividade: sistemas bem construídos = menor tempo em testes e emendas, mais partes reutilizáveis.

12 METODOLOGIA estruturada
As principais técnicas estruturadas são: Análise Estruturada Projeto e Implementação top-down: divisão de um sistema em funções principais e suas subdivisões; Projeto Estruturado: grupo de normas e técnicas; Programação Estruturada: método de programação.

13 METODOLOGIA estruturada
O principal objetivo da Análise Estruturada é a aproximação com o usuário. Para isto, foram desenvolvidas as seguintes técnicas: Fluxo de Dados: símbolos Processos: procedimentos predeterminados; Agentes Externos: dados externos; Armazenamento: depósito de dados; Dicionário de Dados: explicações que implementem a informação gráfica do DFD (Diagrama de Fluxos de Dados);

14 METODOLOGIA estruturada
Diagrama de Contexto: exibe as comunicações entre o sistema; Diagrama de Entidades Relacionadas: detalha as associações; Diagrama de Transição de Estado: representação gráfica dos estados de um sistema; • Especificações de Processo: descrição da forma comercial representada por cada um dos processos

15 METODOLOGIA estruturada
METODOLOGIA ESSENCIAL (ESTRUTURADA MODERNA) A Análise Essencial de Sistemas, que visa principalmente à implantação do Sistema, incorpora os seguintes aspectos:

16 METODOLOGIA estruturada
Estudo de Viabilidade; Modelo Essencial: descreve o que o sistema deverá fazer para cumprir sua finalidade; Modelo Ambiental: definição das interfaces sis tema/meio externo; Modelo Comportamental: envolve o desenho de um DFD; Modelo de Implementação: distingue o automatizado do manual; Testes.

17 METODOLOGIA estruturada
Todo e qualquer sistema necessita de uma Engenharia de Informação uma vez que esta é uma metodologia que predetermina o meio (dados, processos) pelo qual o sistema será implantado. E descrita em quatro partes:

18 METODOLOGIA estruturada
Planejamento Estratégico: que define a missão e os objetivos da empresa; Análise das Áreas de Negócios: fluxo de dados, conteúdo e política de negócios; Projeto de Sistemas: como será implementado o que foi definido; Construção: implementação do sistema. Manutenção: só devemos utilizar esta fase quando não tivermos nenhuma alternativa resguardada dentro do sistema, tal como, a alimentação dos dados mutáveis em estruturas específicas.

19 METODOLOGIA orientada a objetos
Enquanto as linguagens procedurais estão voltadas para procedimentos e dados, as linguagens orientadas a objeto estão voltadas para objetos e mensagens. Análise Orientada a Objeto; • Projeto Orientado a Objeto: aumento da produtividade pelo aumento da manutenção e ênfase na responsabilidade, além do aumento da qualidade.

20 FERRAMENTA As ferramentas de engenharia de software proporcionam apoio automatizado ou semi- automatizado aos métodos Quando as ferramentas são integradas de forma que a informação criada por uma ferramenta possa ser usada por outra, é estabelecido um sistema de suporte ao desenvolvimento de software chamado engenharia de software auxiliada por computador (CASE – Comput er-Aided Software Engineering).

21 Ferramena case Ferramentas CASE é uma combinação de ferramentas de software com a metodologia A METODOLOGIA é a base e CASE é a automação da metodologia


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