A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 6º Ano Mesopotâmia

2 MESOPOTÂMIA "terra entre rios"
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia MESOPOTÂMIA "terra entre rios" Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas.

3 É uma região de interesse histórico e geográfico mundial.
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia É uma região de interesse histórico e geográfico mundial. Imagem:Karl Musser/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic

4 MESOPOTÂMIA EUFRATES TIGRE TERRA ENTRE RIOS
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia MESOPOTÂMIA TERRA ENTRE RIOS EUFRATES TIGRE

5 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia CRESCENTE FÉRTIL Região do Oriente Médio excelente para a agricultura. Tinha o formato de uma lua crescente e seu território possuía um solo fértil. Imagem: NormanEinstein/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

6 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas localidades. A terra fértil fazia com que alguns desses povos se estabelecessem naquele território, surgindo assim as sociedades mesopotâmicas.

7 POVOS SUMÉRIOS AMORITAS ACÁDIOS HITITAS ELAMITAS CASSITAS ARAMEUS
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia SUMÉRIOS POVOS AMORITAS ACÁDIOS HITITAS ELAMITAS CASSITAS ARAMEUS 7

8 Assur Lagash Kish Babilônia Dur Isin Ágade Sharrukin Mari Ur Uruk
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia Assur Lagash Kish Babilônia Dur Isin Ágade CIDADES IMPORTANTES Sharrukin Mari Ur Uruk Nippur Eridu

9 Personalidades históricas da Mesopotâmia
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia Personalidades históricas da Mesopotâmia Assurbanipal Hamurabi Sargão Nabucodonosor Marduk Tiglat-Piléser

10 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia SUMÉRIOS Os sumérios foram provavelmente os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia. A região foi ocupada em 5000 a.C. pelo povo sumério, que ali construiu as primeiras cidades de que a humanidade tem conhecimento, como Ur, Uruk e Lagash. Sua organização política era semelhante a uma confederação de cidades-estado, governadas por um chefe religioso e militar que era denominado patesi.

11 ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA MESOPOTÂMIA
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia SACERDOTES ARISTOCRÁTICOS MILITARES COMERCIANTES ARTESÃOS CAMPONESES ESCRAVOS ORGANIZAÇÃO SOCIAL NA MESOPOTÂMIA

12 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Os Sumérios são conhecidos pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme. Esta consistia em registros feitos em placas de argila com auxílio de estilete, que imprimia traços com forma de cunha. Possuíam um complexo e completo sistema de controle da água dos rios.

13 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Escrita Cuneiforme A linguagem escrita é resultado da necessidade humana de garantir a comunicação e o desenvolvimento da técnica.  Imagem: Kirkor Minassian/ Public Domain

14 SUMÉRIOS Eram politeístas.
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia SUMÉRIOS Realizavam obras de irrigação, barragens e diques. Utilizavam técnicas de metalurgia do bronze. Eram politeístas.

15 Cidades sumerianas Venerador HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Cidades sumerianas Venerador Imagem: Rosemaniakos/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic Imagem: Crates/ Public Domain

16 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia AMORITAS Com o declínio do império fundado por Sargão, destacou-se na Mesopotâmia um grande e unificado império que tinha como centro administrativo a cidade da Babilônia, situada nas margens do rio Eufrates. Os amoritas, povos semitas provenientes da Arábia, edificaram então o Primeiro Império Babilônico.

17 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Este povo é conhecido também como "antigos babilônicos", o que os diferencia dos caldeus, fundadores do Segundo Império Babilônico, denominados neobabilônicos. O soberano que mais se destacou foi Hamurabi (1728 a 1686), que elaborou um código de leis: O “ Código de Hamurabi". O caratér das leis que constituíam o Código de Hamurabi era bastante severo - a pena era equivalente à falta cometida.

18 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Assírios De origem semita, os assírios viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre. A partir do final do segundo milênio a.C., passaram a se organizar como sociedade altamente militar e expansionista.

19 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Suas conquistas foram além da Mesopotâmia, chegando ao Egito. O centro administrativo do Império Assírio era Nínive, onde foi feita a biblioteca real de Assurbanípal, com mais de 22 mil placas de argila. 19

20 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia MURALHA ASSÍRIA O exército assírio era notável e muito cruel com os povos dominados. O alistamento para o exército era obrigatório. Imagem: Marie-Lan Nguyen/ Public Domain

21 Nabucodonosor foi o soberano mais conhecido dos caldeus.
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia Caldeus (612 a. C. – 539 a. C.) Povo de origem semita que se estabeleceu na Baixa Mesopotâmia no início do primeiro milênio a.C., os caldeus foram os principais responsáveis pela derrota dos assírios. Nabucodonosor foi o soberano mais conhecido dos caldeus. O Império dos caldeus durou apenas 73 anos, pois foi incorporado ao Império Persa.

22 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia Famoso pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel, governou por quase sessenta anos e após sua morte os persas dominaram o novo império babilônico. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim (sésamo, de onde extraíam o azeite para alimentação e iluminação), árvores frutíferas, raízes e legumes. A Agricultura. Era base da Economia. A economia da Baixa Mesopotâmia, em meados do terceiro milênio a.C., baseava-se na agricultura de irrigação.

23 BABILÔNICOS A ASTRONOMIA foi a principal ciência da Babilônia.
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia BABILÔNICOS A ASTRONOMIA foi a principal ciência da Babilônia. Os Babilônicos dividiram o ano em meses, os meses em semanas, as semanas em sete dias, os dias em vinte e quatro horas, as horas em sessenta minutos e os minutos em sessenta segundos.

24 HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia A MATEMÁTICA - Entre os caldeus, alcançou grande progresso. As necessidades do dia-a dia levaram a um certo desenvolvimento da matemática. Os mesopotâmicos usavam um sistema matemático sexagesimal (baseado no número 60). A MEDICINA - Os progressos da medicina foram grandes. Assim como o direito e a matemática, a medicina estava ligada a adivinhação.

25 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia A ESCRITA CUNEIFORME, grande realização sumeriana, usada pelos sírios, hebreus e persas, surgiu ligada às necessidades de contabilização dos templos. Era uma escrita ideográfica, na qual o objeto representado expressava uma ideia. LITERATURA - Destacam-se o Mito da Criação e a Epopeia de Gilgamesh - aventura de amor e coragem desse herói deus, cujo objetivo era obter a imortalidade.

26 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia O CÓDIGO DE HAMURABI foi até pouco tempo o primeiro código de leis de que se tinha notícia, é uma compilação de leis sumerianas mescladas com tradições semitas. Contém 282 leis, abrangendo praticamente todos os aspectos da vida babilônica, passando pelo comércio, propriedade, herança, direitos da mulher, família, adultério, falsas acusações e escravidão.

27 CÓDIGO DE HAMURABI Art. 25 § 227 –
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia CÓDIGO DE HAMURABI Art. 25 § 227 – "Se um construtor edificou uma casa para um Awilum, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor será morto". Imagem: Mschlindwein/ Public Domain

28 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia A ARQUITETURA Foi a mais desenvolvida das artes. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus. Na Mesopotâmia, os deuses representavam o bem e o mal. O centro da civilização sumeriana era o templo, a casa dos deuses que governavam a cidade. Ao redor do templo desenvolvia-se a atividade comercial. O patesi representava o deus e combinava poderes políticos e religiosos.

29 Principais deuses da religião mesopotâmica:
HISTÓRIA , 6º Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia Principais deuses da religião mesopotâmica: Anu - deus do Céu Shamach - deus do Sol Enlil - deus do vento e das chuvas Marduque - deus protetor da cidade da Babilônia Ishtar – deusa da chuva, da primavera e da fertilidade

30 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia REVISÃO 1. (UM-SP) O mais antigo código de leis escrito, cuja característica é a “pena de talião”, isto é, “olho por olho, dente por dente”, é chamado: (A) Código do Deuteronômio; (B) Código de Hamurábi; (C) Código Sumério; (D) Leis Draconianas; (E) Lei das Doze Tábuas

31 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia 2. Foram os povos que habitavam a Mesopotâmia que desenvolveram uma das mais antigas formas de escrita, usada para registrar seus bens e as transações comerciais. Sobre a escrita desenvolvida por esses povos, é correto afirmar que: (A) os escribas usavam um estilete para desenhar as letras nas tábuas de argila; (B) a escrita foi desenvolvida na região pelos medos, sendo utilizada também por outros povos; (C) a escrita mesopotâmica foi chamada de cuneiforme, porque era feita de sinais que tinham a forma de cunha; (D) a escrita cuneiforme, inicialmente, representava sons, como na nossa, e eram gravados em tabuletas de argila.

32 3. (Osec-SP) Os assírios destacaram-se:
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia 3. (Osec-SP) Os assírios destacaram-se: (A) pelas suas realizações científicas no campo da Astronomia; (B) pelo notável intercâmbio comercial realizado com os fenícios; (C) pelo militarismo organizado e cruel; (D) pela codificação do antigo direito consuetudinário; (E) pela construção de tumbas monumentais para seus reis.

33 (A) “ame o próximo como a ti mesmo”.
HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental Mesopotâmia 4. Com base nos códigos de leis mais antigos da História da humanidade, o princípio de Talião determinava: (A) “ame o próximo como a ti mesmo”. (B) “olho por olho e dente por dente”. (C) “Alá é o único Deus e Maomé o seu profeta”. (D) “todo poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido”. (E) “ame a Deus acima de todas as coisas”.

34 HISTÓRIA , 6° Ano do Ensino Fundamental
Mesopotâmia 5. A Extensa área produtiva que abrange as terras desde o Golfo Pérsico, passando pelo Mediterrâneo e atingindo o Egito, região que foi o berço das mais antigas civilizações, denomina-se: Fenícia; Crescente Fértil; (C) Vale do Nilo; (D) Mesopotâmia; (E) Vale Fértil.

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3  Karl Musser/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic 30/08/2012 5 NormanEinstein/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 13  Kirkor Minassian/ Public Domain 15a Crates/ Public Domain 15b Rosemaniakos/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic 20 Marie-Lan Nguyen/ Public Domain 27 Mschlindwein/ Public Domain


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google