A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009
GERENCIAMENTO DE RESIDUOS QUÍMICOS: PROPOSTA DE CONTROLE E TRATAMENTO PARA O TERCEIRO ANO DE QUÍMICA DO CUFSA Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009

2 Introdução Descarte de produtos químicos sem tratamento.
Acidentes ambientais são causados por produtos químicos. As instituições de ensino são responsáveis por uma parcela dos resíduos químicos descartados sem tratamento. Há a necessidade de implantar um gerenciamento de resíduos.

3 Objetivo Propor um gerenciamento dos resíduos gerados nas aulas da disciplina de Química Analítica Qualitativa do 3º ano de Química do CUFSA, a partir de: substituição do reagentário considerado tóxico; tratamento do resíduo antes do descarte; recuperação e reutilização dos resíduos.

4 Metodologia Levantamento das aulas e dos respectivos resíduos gerados.
Consulta às FISPQ para determinar os riscos toxicológicos do reagentário. Levantamento bibliográfico das recomendações de tratamento dos resíduos gerados.

5 Metodologia Propor substituição do reagentário considerado tóxico.
Propor tratamento ou reutilização dos resíduos gerados. Testes para a confirmação da eficiência dos métodos. Elaboração de uma cartilha com as instruções de tratamento, para que o mesmo seja executado pelos alunos.

6 Resultados preliminares
Substituição do clorofórmio por solução de amido na identificação de I2. Neutralização de soluções de caráter ácido ou básico para descarte no esgoto em bastante água. Destruição do oxalato com a adição de H2SO4 concentrado. (necessita de teste)

7 Resultados preliminares
Recuperação do Fe4[Fe(CN)6]3 para reutilização. (necessita de teste) Reduzir o Cr 6+ para Cr 3+ com adição de Na2S2O3. (necessita de teste) Tratamento do (MoO4)2- com solução de H2SO4 e NaHSO3. (necessita de teste)

8 considerações finais Resultados importantes já foram obtidos, o trabalho vem confirmando sua importância para a minimização do impacto ambiental por produtos químicos gerados no laboratório de Instituições de Ensino. O trabalho está em fase de testes no laboratório da instituição para que se confirme a viabilidade dos métodos propostos. Se confirmado, será iniciada a elaboração da cartilha.

9 Referências BENN, F.R.; MCAULIFFE, C.A. Química e Poluição. Tradução de PITOMBO, Luiz Roberto Moraes; MASSARO, Sergio. São Paulo: USP, 1981. CETESB (São Paulo). Relatório de Emergências Químicas do Estado de São Paulo 2007/CETESB. São Paulo, 2008. VIDO, Eric Gama. Caracterização e Estimativa dos Reagentes e Produtos Reacionais no Curso de Química: Proposta para Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais. Trabalho de conclusão de curso apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Química do Centro Universitário Fundação Santo André, sob a orientação da Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi. 2007, 62 p. VALLE, Ciro Eyer do. Qualidade Ambiental: O Desafio de Ser Competitivo Protegendo o Meio Ambiente. São Paulo: Pioneira, 1995.

10 Referências JARDIM, Wilson de Figueiredo. Cartilha para a implementação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ). Disponível em: Acessado em: 15 jul VOGEL, Arthur I. Análise Química Qualitativa. 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, p. Fichas individuais dos produtos químicos. Disponível em: < Acessado em: 18 jul Lista completa de todos os produtos químicos. Disponível em: < Acessado em: 18 jul Tratamento Químico. Disponível em: < Acessado em: 11 set


Carregar ppt "Diego Alves Jacinto Orientadora Profª. Dra. Simone Jaconetti Ydi 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google