A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
Prof. Dr. Clézio Santos Colegiado de Geografia FAFIL/FSA

2 Introdução A Vila de Paranapiacaba no município de Santo André (SP) na Região Metropolitana de São de Paulo por suas características históricas e ambientais constitui-se como um espaço privilegiado para visitas, propiciando inúmeras vivências e trabalhos de campo de campo de cunho pedagógico.

3 Vila de Paranapiacaba

4 Para a Geografia é um lugar privilegiado para trabalhos de campo e visitas técnicas, aulas passeio, além de ser um objeto e estudo sobre os mais diferentes aspectos que vai deste a paisagem cultural e ambiental, até questões do cotidiano dos moradores deste lugar. A paisagem ambiental emerge em meio a paisagem natural podendo articular o patrimônio histórico ao patrimônio ambiental e tecer novos contextos de entendimento da relação sociedade-natureza.

5 Justificativa A especificidade do lugar atrelado a proximidade com o Centro Universidade Fundação Santo André (CUFSA) e a existência do Núcleo de Estudos Socioambientais da na vila de Paranapiacaba facilitou os trabalhos de pesquisas desenvolvidos por docentes e discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André. Paranapiacaba passou a ser objeto de pesquisa do Colegiado de Geografia e especial do grupo de pesquisa em cartografia (GECART) da linha de pesquisa em cartografia ambiental.

6 Objetivos Levantar e sistematizar os trabalhos de pesquisa realizados pelo Colegiado desde 2002 até 2009 sobre a Vila de Paranapiacaba no Município de Santo André (SP); Fazer uma retrospectiva crítica

7 Metodologia Análise dos trabalhos produzidos pelo GECART do Colegiado de Geografia destacando as principais temáticas discutidas pela Geografia sobre Paranapiacaba ao longo dos últimos oito anos.

8 Os trabalhos produzidos pelo GECART do Colegiado de Geografia FSA
Neste período foram gerados 31trabalhos apresentados em encontros científicos, como comunicações livres e painéis; além de serem publicados no formato de resumos, artigos científicos e monografias. Sendo 18 trabalhos apresentados no formato de resumos em eventos científicos, 05 artigos em periódicos científicos, 03 monografias, 03 apostilas, 01 vídeo, e 01 atlas.

9 Análise dos trabalhos As temáticas predominantes estão presas as questões ambientais destacando a leitura da paisagem pelo viés cultural calcado nas discussões da relação sociedade-natureza pelo viés materialista e pela percepção ambiental. O ensino de Geografia também é contemplado em um número razoável de trabalhos destacando Paranapiacaba como um lugar interessante para se efetivar o processo de ensino-aprendizagem de questões espaciais sejam elas culturais ou ambientais.

10 Considerações finais A pesquisa faz um recorte da produção da Geografia da Fundação Santo André sobre Paranapiacaba, porém não engloba a totalidade de trabalhos nas demais áreas de pesquisa da mesma instituição. As pesquisas podem ser consultadas no Laboratório de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). A pesquisa atual auxilia a orientar novas linhas de pesquisa, bem como solidificar temáticas já trabalhadas pela Geografia em Paranapiacaba.


Carregar ppt "Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google