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TCC III Artigo Científico Profª MSc. Rita Lírio de Oliveira.

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1 TCC III Artigo Científico Profª MSc. Rita Lírio de Oliveira

2 O que é um artigo? Um artigo é um texto escrito, que visa, principalmente, à publicação em periódicos especializados. De acordo com Gonçalves (2004, p. 21), o objetivo do artigo Consiste em permitir a divulgação dos resultados de trabalhos de pesquisa, para conhecimento público, não só no sentido do patenteamento da autoria, como também da manifestação de atitudes críticas, que venham contribuir para o aprofundamento e a compreensão inovadora de estudo realizado sobre determinado tema.

3 Tipologia: original ou divulgação – apresenta tema ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias; de revisão – os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

4 Artigo de Revisão Bibliográfica:
O objetivo central da revisão bibliográfica é discutir as ideias de vários autores acerca de um mesmo tema/problema, tendo em vista que “sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto” (MARCONI; LAKATOS, 1992, p. 44) e “visa, por meio de uma compilação crítica e retrospectiva de várias obras, demonstrar o estágio atual da pesquisa em torno de determinado objeto”, acrescenta Azevedo (2001, p. 35).

5 Fontes bibliográficas:

6 Formato e tipos de artigo:
Quanto ao formato, os artigos têm tema, nome dos autores e identificação, resumo/abstract, palavras-chave, introdução, desenvolvimento com metodologia e análise dos dados, conclusão/considerações finais e referências bibliográficas.

7 Formato e tipos de artigo
Quanto aos tipos/abordagens de artigo que há, segundo Lakatos e Marconi citadas por Gonçalves (2004), dividem-se em: argumento teórico: é a abordagem do artigo que apresenta os argumentos favoráveis ou contrários (dissensos e consensos) a uma determinada opinião a fim de comprová-la, reafirmá-la ou ainda, para negá-la, refutá-la;

8 Formato e tipos de artigo
classificatório: é a abordagem do artigo que classifica os aspectos de um determinado assunto e explica suas partes; analítico ou de análise: é a abordagem que prioriza o estudo de cada elemento constitutivo do assunto/tema e sua relação com o todo.

9 Artigo de Revisão Bibliográfica estrutura

10 Artigo de Revisão Bibliográfica estrutura

11 Artigo de Revisão Bibliográfica estrutura

12 Como elaborar a introdução de um artigo?
Na escrita a introdução deve conter, de forma discursiva, as etapas iniciais do trabalho, identificando-o. Boaventura (2004,p. 134) informa que É um ponto de partida onde são definidos tema e problema desdobrados nas questões orientadoras da pesquisa, ou hipóteses, se houver, definição de objetivos a serem alcançados, justificativa da escolha do tema, fundamentação teórica, indicação da metodologia empregada em função da natureza de estudo.

13 Sugestão de Estrutura da Introdução:
1º parágrafo da introdução Apresente informações sobre o tema, aproveitando para justificar a escolha e importância dele, bem como o que te motivou a estudá-lo. Não se esqueça de que o problema detectado é um dos fatores motivadores. 2º parágrafo da introdução Explique quais são seus objetivos, gerais e específicos, quanto à realização do trabalho.

14 3º parágrafo da introdução
De forma sucinta e sequencial, mostre ao leitor os conteúdos que serão apresentados. Por exemplo: “O presente trabalho iniciará com um resgate histórico da ____________, bem como abordará discussões acerca de ____________”. Por fim, faça um breve fechamento da introdução, incitando o leitor a adentrar no texto.

15 Desenvolvimento (o corpo) do artigo científico:
No item desenvolvimento, você, primeiramente, apresentará todos os dados/informações alcançados com o estudo e discutirá coesamente sobre eles. De acordo com Gonçalves (2004, p. 34), o desenvolvimento. É a parte principal do artigo e divide-se em seções e subseções, contendo a exposição ordenada do assunto. [...] o autor descreve, explica, argumenta sobre a abordagem do tema e ao que deseja demonstrar e defender.

16 Você utilizará a pesquisa qualitativa, já que fará análise de autores e de conteúdos, pois seu artigo é de revisão bibliográfica e não de pesquisa de campo. A diferença de uma pesquisa bibliográfica é que ela não utilizará outras fontes de coleta de informações a não serem os conteúdos teóricos disponíveis em livros, artigos, revistas, periódicos, jornais entre outros. Azevedo (2001, p. 35) orienta que o pesquisador “reescreva, resumindo, as principais contribuições deixadas pelos autores. Para tanto, organize o material temática e cronologicamente”.

17 Considerações finais:
É a última etapa a ser redigida porque é o momento em que virão as considerações finais que o pesquisador traz para o leitor, em que “sintetiza toda a dissertação e enfatiza os resultados obtidos com a investigação; é responder à pergunta formulada no problema da pesquisa”, explica Boaventura (2004, p.135). É dentro das considerações finais do trabalho que você indicará recomendações para trabalhos futuros.

18 O autor indica se o problema de estudo foi contemplado ou não e se as hipóteses foram confirmadas ou não. Apresenta as conclusões achadas e as descobertas do texto, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. São relacionadas as diversas ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, em um processo de síntese dos principais resultados.

19 Referências: Por referências, entendemos o conjunto de elementos que permite a identificação das publicações utilizadas no texto que compõem o artigo, seja no todo ou em parte. Esta lista deve ser elaborada de acordo com a norma NBR 6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

20 Cuidados com a escrita do Artigo Científico:
Prestes e Souza (2010) recomendam ao acadêmico observar as regras básicas de: impessoalidade: evite referências como nosso trabalho, nosso estudo, nossa pesquisa, utilize expressões como o presente trabalho, a presente pesquisa. Evite situações como: somos da opinião que, julgamos que, chegamos à conclusão que, deduzimos que etc.;

21 objetividade: o caráter objetivo do texto diminui a possibilidade de que comentários, frases ou opiniões pessoais sejam nele inseridos, bem como evita que o texto fique longo demais. modéstia e cortesia: os resultados de estudos ou pesquisas anteriores não devem ser apontados de forma a insultar ou desfazer dos resultados alcançados. simplicidade: essa característica deve estar presente em qualquer explicação ou afirmação redigida textualmente de modo a ser facilmente assimilada pelo leitor;

22 coerência: refere-se ao uso de nomes, de números, à grafia de palavras, ao emprego de termos.
ordem lógica: a apresentação das ideias deve ser organizada dentro de uma sequência lógica; direitos autorais: a Lei n , de 19 de fevereiro de 1998, garante ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Ela traz em seu bojo o que é permitido e proibido a título de reprodução e quais as sanções civis a serem aplicadas aos infratores.

23 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citação em documentos. Rio de Janeiro, 2002. BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa. Monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2004. GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999. PRESTES, C.; SOUZA, R. C. Orientações para a elaboração do TCC. In: UNITINS. Apostila 7º período. Palmas/Curitiba: Unitins/EADCON, 2010.


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