A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65."— Transcrição da apresentação:

1 O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65

2 O processo de julgamento
Julgamento Eclesiástico: Interrogatório preliminar; Julgamento perante o Sinédrio; Comparecimento perante o mesmo grupo. Julgamento Civil: Comparecimento perante Pilatos; Comparecimento perante Herodes; Comparecimento perante Pilatos.

3 VERSO 53 O Sumo Sacerdote Caifás famoso por ser manipulador, malicioso e perverso. Uma assembléia do Sinédrio.

4 VERSO 54 Enquanto isso, no pátio… O que levou Pedro a seguir Jesus?

5 VERSOS 55 e 56 Voltando para o julgamento…
Os articuladores: Líderes religiosos. O povo também é culpado por participar. O julgamento foi humilhante. O julgamento foi uma farsa. O julgamento foi ilegal. Os líderes dos judeus já haviam decidido que Jesus deveria morrer.

6 VERSOS 57 a 59 Alusão a João 2:19; Jesus, um difamador do templo?
Uma “salada de frutas” das trevas.

7 VERSO 60 Jesus poderia ter denunciado a contradição das denúncias e explicado o equívoco. O silêncio de Jesus irrita Caifás. Se os líderes religiosos já tinham deliberado condenar e matar Jesus, pra que precisavam de testemunhas?

8 VERSO 61 Jesus cumpre as profecias de Isaías 42:1-4; 53:7.
Jesus sofre, não está indiferente. Caifás tinha uma “carta na manga”. Não foi a primeira vez que Jesus se revelou como Messias (Cristo). Chegou o momento para se declarar como o Messias às mais altas autoridades da nação judaica.

9 VERSO 62 Jesus diz: “SIM” e cita Daniel 7.13,14 para apresentar o Messias em sua glória e juízo futuro.

10 VERSOS 63 e 64 A hipocrisia de Caifás.
Jesus usa prerrogativas que só pertencem a Deus. Apenas duas opções: ou ele é Deus ou um blasfemador. Todos o julgam réu de morte. Esse veredito, porém, não era ainda uma sentença formal. Para o Sinédrio, Jesus era perigoso.

11 VERSO 65 O caráter perverso dos membros nobres do Sinédrio.
A maldade alcança seu clímax quando pedem para Jesus profetizar. Na história, é ressaltada a firmeza, calma e dignidade do caráter de Jesus; em contraste, o temor dos adversários.

12 ALGUMAS APLICAÇÕES

13 Há momentos na vida em que será preciso se calar como Jesus
Há momentos na vida em que será preciso se calar como Jesus. Esses momentos serão muitos: quando teus inimigos te interrogam apenas para te condenar; quando pessoas estão fora de si e buscam o teu mal; quando estão alteradas, de “cabeça quente”; quando a imoralidade chega; etc.

14 Há momentos na vida em que será preciso falar como Jesus
Há momentos na vida em que será preciso falar como Jesus. Esses momentos também serão muitos: quando o evangelho precisa ser pregado; quando os ímpios precisam ser reprovados; quando a nossa fé precisa se tornar pública.

15 Como Jesus, que seus filhos possam se portar nessa vida com calma, dignidade, confiança e firmeza em todas as circunstâncias.

16 Longe de nós, atitudes como as de Caifás e dos membros do Sinédrio que se alegraram com a injustiça, com a humilhação dos adversários, com a mentira e o falso testemunho, com o orgulho, com a busca pelo poder, com a hipocrisia, com as coisas ilegais, com o desejo de conseguir algo a qualquer custo.

17 Que não esqueçamos que aqueles que mais feriram Jesus foram os líderes religiosos. Quem sabe já não seja a hora de abandonarmos uma religiosidade inútil e começarmos a conhecer o amor de Cristo revelado na cruz.

18 Que não esqueçamos que todo o sofrimento e a humilhação que Jesus passou foi em nosso favor, quem sabe isso nos motive a uma vida de santidade.

19 Mas, se mesmo assim, não andarmos em santidade, que o temor do julgamento futuro que Jesus trará seja a motivação para nos sujeitarmos ao Senhor.


Carregar ppt "O EVANGELHO DE MARCOS MARCOS 14:53-65."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google