A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARA PARTICIPAR DO PROUNI (DVD 1, 02min.53seg.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARA PARTICIPAR DO PROUNI (DVD 1, 02min.53seg.)"— Transcrição da apresentação:

1 PARA PARTICIPAR DO PROUNI (DVD 1, 02min.53seg.)
Nota mínima: 400 pontos na média Cálculo: somar notas das cinco* provas e dividir por cinco (* Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

2 PARA PARTICIPAR DO SISU/MEC
Sistema de Seleção Unificada (Sisu): desenvolvido pelo MEC para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. A inscrição é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas. Portal Sisu/MEC:

3 PARA RECEBER CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PELO ENEM
Para obter essa certificação os candidatos devem: ter 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem; ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas (áreas) do Enem; ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação. O candidato deve, no ato da inscrição, indicar a Secretaria Estadual de Educação em que irá pleitear a certificação.

4 INFORMAÇÕES NOVAS SOBRE O ENEM
Aplicado em 2 dias, com total de 180 questões. Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aplicada no mesmo dia da prova de Matemática e suas Tecnologias. A duração do Exame neste dia é de 5 horas e 30 minutos (1 hora a mais, por causa da Redação). 45 questões objetivas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, sendo: 5 questões de Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) 40 questões relacionadas a arte, literatura, coesão textual, funções da linguagem, argumentação, gêneros textuais, conhecimentos línguísticos, TICs e linguagem corporal. Redação: dissertação argumentativa

5 CONTEÚDOS NOVOS EM LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Língua Estrangeira Moderna * Linguagem Corporal Gêneros digitais Associação de palavras e expressões de um texto em Inglês ao seu tema. Utilização dos conhecimentos de Inglês para ampliar o acesso a informações, tecnologias e outras culturas. Relação entre a estrutura, a função e o uso social de um texto de Inglês. A importância da produção cultural em língua inglesa para a diversidade cultural e linguística. Manifestações corporais de movimento como produto de necessidades cotidianas de um grupo social. Hábitos corporais e necessidades cinestésicas*. Linguagem corporal como meio de interação social, considerando limites de desempenho e alternativas de adaptação. *Cinestesia, s.f., (Houaiss, 2010): sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos do próprio organismo.) Diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Função e o impacto social das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Relação entre as TICs, o desenvolvimento das sociedades e o conhecimento que elas produzem. * Na EJA da FB, opta-se por Inglês, pois é a língua estrangeira oferecida nos cursos.

6 Critérios para resolver as questões:
Quando o(s) texto(s) vier(em) antes da questão, ler primeiramente a questão e sublinhar o que está sendo solicitado, para posteriormente ler o(s) texto(s). No enunciado também é importante grifar as palavras-chave, e posteriormente, destacar a pergunta da questão. Na leitura do texto, sublinhar os pontos importantes, procurando as palavras-chave. Análise das alternativas: procurar as palavras-chave que se relacionem (ou não se relacionem) com o enunciado e com o texto da questão. Conforme a leitura das alternativas e a análise proposta acima, eliminar as alternativas que não se relacionem ao que foi solicitado ou que estejam em desacordo com a temática do texto lido.

7 Temas de Redação do Enem - de 1998 a 2010
Viver e aprender 1999 Cidadania e participação social 2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? 2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? 2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? 2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? 2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação? 2005 O trabalho infantil na realidade brasileira 2006 O poder de transformação da leitura 2007 O desafio de se conviver com a diferença 2008 Ações para a manutenção da “máquina de chuva da Amazônia” 2009 Valorização do idoso (prova cancelada) O indivíduo frente à ética nacional 2010 O trabalho na construção da dignidade humana

8 Como construir argumentação na redação?
Tema da proposta de redação do Enem (prova cancelada): “Valorização do idoso” Para esse tema, você poderia reunir argumentos das seguintes áreas: Biologia o envelhecimento é um processo progressivo de declínio das capacidades física e mental dos idosos, que se tornam mais suscetíveis a doenças; a inteligência e a capacidade cognitiva são fatores importantes para a esperança de vida saudável e contra os fatores biológicos negativos do envelhecimento; Geografia em 2003 as pessoas com mais de 60 anos representavam 8,6% da população brasileira. Até 2025, esta proporção chegará a 14% (35 milhões de idosos); História o Estatuto do Idoso contribuiu para melhorar as condições de vida dos idosos brasileiros; é dever do Estado “garantir à pessoa idosa a proteção à saúde “ (Estatuto do Idoso); Sociologia o cuidado com os idosos é uma questão relevante de direitos humanos, uma vez que são grandes as violações dos direitos dessa faixa etária da população; para preservar a sua autoestima, o idoso precisa continuar a se sentir útil, por meio de programas comunitários de valorização pessoal.


Carregar ppt "PARA PARTICIPAR DO PROUNI (DVD 1, 02min.53seg.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google