A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade Pré-colombiana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade Pré-colombiana"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Pré-colombiana
5ª série-História MCC

2 Incas, Maias e Astecas:

3 Os incas, maias e astecas formavam uma complexa organização social, econômica e política.
A população encontrada pelos espanhóis na América Central e na América do Sul - 12 e 25 milhões de pessoas. A população pré-colombiana era bem diferente dos índios brasileiros, eles possuíam uma organização social bem mais complexa.

4

5 As três civilizações tinham como base as características do Modo de Produção Asiático
A economia era essencialmente agrária, sendo a terra considerada como propriedade do Estado. Outras atividades econômicas : *criação de animais; *comércio; *mineração (Astecas no México e os Incas no Altiplano Andino).

6

7 Maias Localização: Península de Yucatán- América Central
Os maias organizavam-se em Cidades-Estado. A administração da sociedade era de responsabilidade do Imperador e dos sacerdotes. O Estado era Teocrático - o Imperador era representante dos deuses na Terra. Eram politeístas Os Maias acreditavam que os deuses comandavam a vida de todos.

8 Criaram o símbolo para o zero e inventaram as casas decimais
A religiosidade influenciava: as artes, a política, no cotidiano das pessoas, na contagem de tempo... * os sacerdotes - classe social mais poderosa: controlavam as práticas religiosas, a escrita e os conhecimentos astronômicos. * O livro sagrado – Popol Vuh Criaram o símbolo para o zero e inventaram as casas decimais

9 Sociedade: sacerdotes, nobres, militares, altos funcionários públicos, camponeses, artesãos e escravos. Economia: agrária – as terras pertenciam ao Estado. Mão-de-obra: servidão coletiva. Os camponeses tinham o direito de cultivar as terras, em troca entregavam o excedente para o Estado.

10 Astecas Localização: atual México.
As guerras eram frequentes pois tinham um caráter sagrado. Os prisioneiros de guerras eram sacrificados com o objetivo de harmonizar o universo

11 Economia: agrária Os Astecas desenvolveram um sistema de plantio baseado nos "jardins flutuantes", em região pantanosa que passou então a produzir. O comércio era bem desenvolvido.

12 * Os Astecas eram governados por um soberano: tinha o poder político e o poder espiritual Governo Teocrático * Eram politeístas – a religião influenciava o cotidiano das pessoas. A escrita era pictográfica (escrita composta por desenhos e símbolos). Possuíam um calendário baseado em observações astrológicas.

13 Localização: parte do Peru, do Equador, da Bolívia e norte do Chile.
A capital Cuzco- 20 milhões de habitantes. O Imperador era considerado o Filho do Sol Chefes militares, sacerdotes e funcionários ajudavam o imperador a governar o território inca. Incas

14 As terras pertenciam ao Estado
* As terras pertenciam ao Estado. * Os trabalhadores rurais trabalhavam nas terras do deus Sol, chamado de Inca Agricultura era feita geralmente nas encostas das montanhas (terraços). Desenvolveram um sistema de irrigação eficiente.

15 O trabalho obrigatório dos incas era denominado de mita.
Os incas não desenvolveram uma forma de escrita. Criaram um sistema de numeração denominado de quipu . O quipu servia para “registrar” os acontecimentos sociais, políticos,militares e econômicos mais importantes.

16 Representação do TENOCHTITLAN – capital dos astecas.

17 A religiosidade dos incas , maias e astecas caracterizavam se pela crença em vários deuses, normalmente vinculados a elementos da natureza, como sol, chuva ou fertilidade, influenciando suas manifestações artísticas, principalmente na construção de grandes templos.

18 Fique sabendo: Os povos da Mesoamérica realizaram obras arquitetônicas colossais, representadas por templos e palácios em terraços com forma piramidal. Produziram objetos para decoração. Obras de ourivesaria de prata, ouro e de pedras preciosas eram utilizadas para decorar os palácios e os templos.

19

20 Calendário e escrita pictográfica:


Carregar ppt "Sociedade Pré-colombiana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google