Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SÉRIE DA FAMÍLIA
3
O desenvolvimento da moralidade é resultado da:
personalidade, das atitudes e da cultura.
4
Os valores morais são desenvolvidos ao mesmo tempo que o
desenvolvimento cognitivo da criança. Fonte: Desarrollo Moral del Niño
5
As crianças captam muitas idéias acerca do que é bom, através da
televisão e outros médios massivos melhor ainda do que vêem e escutam acerca delas. Frazier, 1980 p.3-4
6
todos os aspectos de nossa vida...
Nossa necessidade básica é um reavivamento moral e espiritual que alcançará todos os aspectos de nossa vida...
7
...o desconforto, a injustiça econômica e social, a ameaça de um
holocausto nuclear, a condição de pobreza extrema...
8
...nunca se solucionarão sem uma mudança no coração, na qual a
cobiça e a indiferença sejam substituídas pela compaixão e o sacrifício. Graham, 1985 p.138
9
a tarefa da educação moral se tem convertido num verdadeiro desafio.
Em uma época de crescente estresse; pressões econômicas e pais muito ocupados, e famílias desestruturadas a tarefa da educação moral se tem convertido num verdadeiro desafio. Shelton
10
Influências no desenvolvimento espiritual da criança
Natureza do indivíduo; O tempo; O meio; A agência.
11
Por causa do pecado, a natureza humana se corrompeu.
Natureza do indivíduo Por causa do pecado, a natureza humana se corrompeu.
12
A criança não nasce com uma bagagem espiritual. A espiritualidade
deve ser ensinada e desenvolvida.
13
Jean Piaget e Lawrence Kolhlberg afirmam:
As crianças não tem a capacidade de emitir juízos morais até que consigam um alto nível de maturidade cognitiva.
14
Que não há nenhuma moralidade antes dos 3 anos
Que não há nenhuma moralidade antes dos 3 anos. A criança atua sem o entendimento das questões morais. Piaget
15
A criança não é capaz de pensar o que está
implicado, ela só fará aquilo que tenha sido ensinada.
16
O desenvolvimento moral É o desempenho de papéis
17
Pelo desempenho de papel se entende a capacidade de assumir o
ponto de vista de outra pessoa.
18
No desenvolvimento moral se notará uma progressão desde o pensamento egocêntrico da criança até o pensamento moral.
19
Portanto, consciência moral significa ter consideração pelo bem-estar dos demais.
20
O juízo moral é imaginar como a outra pessoa pensa e sente.
21
4 etapas de desenvolvimento moral de Selman
22
A criança pensa que seu ponto de vista é o único.
Etapa 0 (4-6anos) São egocêntricos A criança pensa que seu ponto de vista é o único. Seu comportamento vai estar determinado por esta crença.
23
Etapa 0 (4-6anos) Nesta idade, muitas desobediências não são desobediências. É falta de desenvolvimento moral.
24
Etapa 0 (4-6anos) Em lugar de rotulá-lo ou repreendê-lo por desobediência devemos ensiná-lo a pensar e atuar de outra forma.
25
O assim chamado egoísmo, não é porque sejam mau ou insensíveis.
Etapa 0 (4-6anos) O assim chamado egoísmo, não é porque sejam mau ou insensíveis.
26
Etapa 0 (4-6anos) O que acontece é que nesta idade lhes custa imaginar como as outras crianças se sentem.
27
Por isso é que a moralidade deve desenvolver-se.
Etapa 0 (4-6anos) Por isso é que a moralidade deve desenvolver-se.
28
Etapa 1 (de 6 a 8 anos) A criança começa a se dar conta de que outras pessoas podem interpretar uma situação de uma forma diferente de como ela vê.
29
Não só a conduta conta, mas também a intenção.
Etapa 1 (de 6 a 8 anos) Não só a conduta conta, mas também a intenção.
30
Etapa 2 (de 8 a 10 anos) A criança tem consciência recíproca. Se dá conta de que nem todos pensam como ela.
31
Etapa 2 (de 8 a 10 anos) Porém também sabe que as pessoas se dão conta de que ela tem um ponto de vista. Conceito de RESPEITO.
32
Etapa 2 (de 8 a 10 anos) Agora tem a capacidade de captar o ponto de vista de uma terceira pessoa.
33
Tem a habilidade de considerar diferentes pontos de vista.
Etapa 2 (de 8 a 10 anos) Tem a habilidade de considerar diferentes pontos de vista. CONSCIÊNCIA, RESPEITO E FLEXIBILIDADE.
34
Etapa 4 (Adolescêcia) Considera que a comunicação e o desempenho de papéis muitas vezes não resolvem disputas sobre valores.
35
O TEMPO É na infância quando são colocadas as bases para seu desenvolvimento espiritual através da relação com os adultos.
36
A família Na obra de Deus a família constitui o melhor plano para o crescimento moral e religioso da criança. A influência da família é indiscutível.
37
“Se as mães cristãs apresentarem a sociedade filhos que tenham integridade de caráter, com princípios...
38
Orientação da Criança p.163
...firmes e moral sã, terão realizado o mais importante de todos os trabalhos missionários devidamente educados para assumir seu lugar na sociedade, seus filhos são a maior evidência do cristianismo que possa ser dada ao mundo. Orientação da Criança p.163
39
“Deve ser o objetivo de cada pai alcançar
para seu filho um caráter bem equilibrado, simétrico... Deve-se pôr um fundamento correto,...
40
...erigir uma armação forte e firme, prosseguindo então, dia, após dia
na obra de edificar, polir, aperfeiçoar”. Conselhos aos Professore, Pais e estudantes p.95
41
A Bíblia é o meio para o desenvolvimento espiritual da criança.
42
O meio “As crianças devem ser instruídas de maneira que estejam familiarizados com a Palavra de Deus”. E.V. 591
43
O meio “A habilidade de discernir entre o bem e o mal somente se pode obter mediante a dependência individual de Deus...
44
O meio ...cada um deve aprender por si, com auxílio dEle, mediante a Palavra”. ED. 231
45
“O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o
A Ordem Salmo 78:3-8 “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos contaremos a vindoura geração os louvores do Senhor e o seu poder e as maravilhas que fez...
46
A Ordem Salmo 78:3-8 ...Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos a fim de que a nova geração os conhecesse filhos que ainda hão de nascer, se levantassem e por sua vez os referissem aos seus...
47
(La Biblia edição revista e atualizada)
A Ordem Salmo 78:3-8 ...descendentes para que pusessem em Deus a sua confiança, e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos”. (La Biblia edição revista e atualizada)
48
A Ordem Salmo 78:3-8 “Instrui a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho Não se apartará dele”. Prov. 22:6
49
A Ordem Salmo 78:3-8 “Estas palavras... Tu as inculcarás, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”. Deuteronômio 6:6-7
50
Necessita de homens cuja habilidade é dirigida por princípios
“O mundo não necessita tanto de homens de grande intelecto, como de nobre caráter. Necessita de homens cuja habilidade é dirigida por princípios firmes”. ED. 225
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.