A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nu na história da arte A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há 20.000 anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nu na história da arte A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há 20.000 anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto."— Transcrição da apresentação:

1 O nu na história da arte A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto de evocação à fertilidade.

2

3 Kouros (escultura grega do período arcaico)

4 Escultura Clássica BACO É o equivalente deus grego Dioniso.

5 Período helenístico Afrodite de Melos

6 Vitória de Samotrácia É considerada uma das grandes sobreviventes do período helenístico. Realizada em pedra calcária e fina realização dos drapeados. Mostra maestria na forma e no movimento

7 Idade Média e a censura

8 O nu na esfera artística
O nu artístico é a designação dada à exposição de uma imagem física ou do corpo de uma pessoa nua para fins artísticos.

9 Renascimento

10

11 Vênus ao espelho Representação da deusa Vênus numa pose erótica. Ao lado encontra-se o cupido, filho do deus do amor. O espelho simboliza a vaidade humana, para tanto,Velázquez oferece a cena, uma atmosfera mundana e divinizada . É importante ressaltar que o divino e o mundano se equilibram para dar referências precisas ao universo feminino.

12 A grande Odalisca (palavra Turca para uma escrava de harém)
O pintor INGRES retrata uma concubina em pose lânguida como vista de trás, com proporções distorcidas, a cabeça pequena, os membros alongados, e esquema de cores frescas todos revelam influências maneiristas. Obs!!! É perceptível em toda a composição o ordenamento neoclássico numa temática romântica.

13 Manet X Courbet O almoço sobre a relva 1887 Manet
Les Baigneuses courbet

14 Sobre o almoço na relva... O que esta tela declarava era a profunda e escandalosa liberdade do pintor, que várias vezes, ao longo da sua trajetória pela arte, escandalizou os espectadores com suas obras. Por trás de um título aparentemente inocente, esconde-se uma pintura com uma força incrível, capaz de chocar o mais distraído espectador. A modelo e o homem sentado ao seu lado olham diretamente para o espectador, e a modelo, com o rosto seguro pela mão direita, não se inibe de sorrir ligeiramente, exibindo uma aparência segura e plena de sensualidade. A nudez da modelo Victorine Meurent, contrasta com a elegância dos dois homens.

15 R RODIN

16 O BEIJO RODIN Figurativismo (1901 – 1904). BRANCUSI crença absoluta no valor expressivo das formas simples -(1908).

17 Waldemar Cordeiro (1925 - 73) O BEIJO
É uma obra singular por trazer questões inéditas em seu caráter de objeto cinético eletromecânico. Direcionado para o espectador, nunca atinge aquele a quem se destina, pois o movimento da máquina estilhaça a imagem dos lábios.

18 O cubismo foi inspirado na arte africana
A independência da tradição européia foi o que atraiu Pablo Picasso (1905), quando tomou conhecimento da arte africana, que inspirou o movimento cubista; descreveu: ”Senti que eram muito importantes... As máscaras não eram apenas peças esculpidas...Eram magias”; inspirado pelas distorções do entalhe africano, destinadas a mostrar simultaneamente aspectos múltiplos de um objeto, Picasso pintava as figuras em planos irregulares.

19 Fauvista Longo Alcance da Arte Tribal
Matisse – colecionador das esculturas e máscaras africanas.

20 O nu masculino Entre o final do século XIX e o começo do século XX, os alemães barão de von Gloden e seu primo Wilhelm von Plüschow fotografaram jovens rapazes trajando apenas sandálias e turbantes simulando cenas da Grécia Antiga.

21

22 Como não tinham o objetivo de servir de base para pinturas, essas fotografias são consideradas os primeiros nus masculinos com objetivo artístico puro e simples. Mas, numa sociedade hedonista, foi inevitável que elas passassem a ser consumidas como material erótico. E assim aconteceu: as fotografias do barão venderam muito, mas não para as mulheres. Desde aquela época, eram os homens, homossexuais, quem consumiam material visual erótico de nu masculino.

23

24

25 Os Rituais de Schwarkogler
“Era o van Gogh da Body Art”; procedeu centímetro por centímetro, à amputação de seu pênis, enquanto um fotógrafo registrava o ato como evento artístico.

26 O nu chega na performance e toma um caráter conceitual.
Marina Abramovic Performance - Ritmo. O nu chega na performance e toma um caráter conceitual.


Carregar ppt "O nu na história da arte A nudez nasceu feminina, com a Vênus de Willendorf datada mais ou menos há 20.000 anos atrás. Nesta obra, a mulher é um amuleto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google