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LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia.

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1 LÍNGUA PORTUGUESA SUBSTANTIVO 1º. ANO/ EM Maj Lilavati Profa. Gláucia

2 OBJETIVOS Revisar o que são relações morfossintáticas.
Reconhecer o substantivo como núcleo do sintagma nominal. Caracterizar o substantivo quanto às suas funções sintáticas. Caracterizar o artigo quanto à sua função sintática (adj. adnominal). Identificar os efeitos de sentido associados ao uso dos artigos definido e indefinido. Caracterizar o adjetivo/locução adjetiva quanto às suas funções sintáticas.

3 QUADRO DE TRABALHO LEITURA DE ESTUDO: Gramática ( p a 169/172 a 191/192 a 207). EXERCÍCIO: Gramática (p. 167 a 169, 176 a 177, 186 a 190).

4 Núcleo do sintagma nominal
Substantivo Núcleo do sintagma nominal Sujeitos: A criança é a esperança do país. Objeto direto: Chamei a criança. Objeto indireto: Dei o presente à criança. Predicativo do sujeito: Você parece criança. Predicativo do objeto: Considero você uma criança.

5 Substantivo Complemento nominal: O medo da criança é justificável.
Adjunto adnominal: Isto é brincadeira de criança. Adjunto adverbial: Saí com a criança. Agente da passiva: Meu coração foi conquistado por aquela criança.

6 Substantivo Aposto: Meu coração, uma criança, continua a ter esperanças. Vocativo: Criança, não verás nenhum país como este! Obs.: Sintagmas são unidades mínimas entre as quais se estabelece uma relação de determinação. Em uma relação sintagmática, um dos elementos modifica ou determina o outro, especificando-o de alguma maneira.

7 Classificação do substantivo
Simples e compostos: pé - pé de moleque. Primitivos e derivados: casa – casebre. Próprios e comuns: menino – Willian. Coletivos: manada – rebanho. Concretos e abstratos: homem – fé. Obs.: Os substantivos constituem a base do texto. Por meio deles, diferentes imagens vão sendo apresentadas simultaneamente ao leitor.

8 Flexões do substantivo
Gênero: masculino – feminino: (artigos e pronomes adjetivos) . o/meu aluno – a/minha aluna . o cabeça (líder) – a cabeça (corpo) . Bode – cabra / boi – vaca . Epicenos: a águia, a barata . Comum de dois – o agente, a colega . Sobrecomum – a criança, a criatura

9 Flexões do substantivo
Número: singular e plural. . Bola – bolas . Rim – rins . Balão – balões / . Alemão – alemães . Cidadão – cidadãos / aldeão – aldeões(ães/ãos) Obs.: Plural de compostos e mudança de timbre

10 Variação de grau do substantivo
Normal, aumentativo ou diminutivo: . Sintético: acréscimo do inho (a), zinho(a), ito(a), ico(a), ão (ona), aço(a), arra. . Analítico: acréscimo de um adjetivo. Obs.: O uso das formas sintéticas tem geralmente sentido conotativo (manifestação de subjetividade) – conotação afetiva ou pejorativa e depreciativa.

11 Bibliografia ABAURRE, Maria Luiza M. Gramática: texto: análise e construção de sentido. Volume único. São Paulo Moderna, 2006.


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