A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração financeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração financeira"— Transcrição da apresentação:

1 Administração financeira
PROFESSORA: Jozélia ribas Curso: engenharia da produção 1º Semestre – 2011 Aula 08

2 Conceitos Financeiros Fundamentais
1 – RISCO E RETORNO A combinação de risco e retorno exerce efeito sobre o preço da ação; PARA MAXIMIZAR O PREÇO DA AÇAO O ADM. DEVE SABER AVALIAR risco e retorno; Quase Todas as decisões financeiras são tomadas em condiçao de incerteza, o q significa que envolvem decisoes tomadas hj a respeito de eventos futuros; Sendo assim a noçao de risco é essencial e deve ser comparada com o retorno...ou seja pra avaliar, comparar e decidir o q é melhor p/ a empresa.

3 RISCO POSSIBILIDADE DE PERDA FINANCEIRA; SINÔNIMO DE INCERTEZA;
Exemplo: Poupança Risco sinônimo de incerteza: refere-se a variabilidade dos retornos associados a um ativo. Exemplo: Poupança = 0,5+TR (TR= taxa referencial) Risco Mercado: redução do juro que é calculado sobre a TR, se houver alterações no calculado da TR, haverá alterações da taxa de juro, o que é pouco provável. Crédito: a instituição não honrar o resgate do investimento. Ex: o banco quebrou (faliu), mas mesmo assim para esses casos existe o FGC, que garante créditos de até 60 mil por CPF/instituição. Operacional e legal: muito baixos. A poupança é o instrumento mais tradicional dos investimentos. TR: taxa calculada com base na taxa média mensal, ponderada de 30 instituições selecionadas, são eliminadas as 2 menores e as 2 maiores. Do valor obtido, é aplicado um redutor definido pelo conselho monetário nacional (CMN).

4 FONTES DE RISCO Específicos à empresas; Específicos à acionistas;
Específicos à empresas e aos acionistas; EMPRESAS = IMPORTANTES AOS ADM FINANCEIROS ACIONISTAS = IMPORTANTES AOS ACIONISTAS EMPRESAS E ACIONISTAS = SÃO OS RISCOS Q AFETAM DIRETAMENTE ADMINISTRADORES E INVESTIDORES POR ISSO SÃO IMPORTANTE P/ OS 2.

5 ESPECÍFICOS À EMPRESAS:
Risco Operacional e; Risco Financeiro; OPERACIONAL = A EMPRESA NÃO SEJA CAPAZ DE COBRIR OS CUSTOSDE OPERAÇAO; É DETERMINADO PELA ESTABILIDADE DAS RECEITAS E PELA ESTRUTURA DE CUSTO OPERACIONAL FINANCEIRO = A EMPRESA NÃO SEJA CAPAZ DE SALDAS SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS. É DETERMINADO PELO PREVISAO DE FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL DA EMPRESA E SUAS OBRIGAÇOES.

6 ESPECÍFICOS À ACIONISTAS:
Risco de Taxa de juro; Risco de Liquidez e; Risco de Mercado; TAXA JUROS = POSSIBILIDADE DE Q AS VARIACOES DAS TAXAS AFETEM NEGATIVAMENTE O VALOR DO INVESTIMENTO; TAXA SOBE INVESTIM. PERDE TAXA CAI INVESTIM. CAI LIQUIDEZ = A POSSIBILIDADE DE Q UM ATIVO NÃO POSSA SER LIQUIDADO COM FACILIDADE. MERCADO = A POSSIBILIDADE DE Q O VALOR DE UM ATIVO CAIA POR CAUSA DE FATORES DE MERCADO INDEPENDENTES DO ATIVO (EVENTOS ECONOMICOS E POLITICOS)

7 ESPECÍFICOS À EMPRESAS E AOS ACIONISTAS:
Risco de Evento; Risco de Câmbio; Risco de Poder aquisitivo e; Risco de Tributação; EVENTO = POSSIBLIDADE DE UM EVENTO INESPERADO Q TENHA ALGUM IMPACTO SOBRE O VALOR DA EMRPESA OU SOBRE O VALOR DO ATIVO CAMBIO = VARIAÇAO DA TAXA DE CAMBIO (DOLAR) PODER AQUISITIVO = VARIAÇAO DOS NIVEIS GERAIS DE PREÇO DEVIDO A INFLACAO OU DEFLAÇAO AFETE OS FLUXOS DE CAIXA, O VALOR DA EMPRESA OU DE UM ATIVO. O MELHOR É Q OS FLUXOS DE CAIXA VARIEM DE ACORDO COM NIVEIS DE PREÇO. TRIBUTAÇAO = MUDANÇAS ADVERSAS NA LEGISLAÇAO TRIBUTARIA OCORRA.

8 RETORNO “É O GANHO OU A PERDA TOTAL SOFRIDA POR UM INVESTIMENTO EM CERTO PERÍODO.” 1º. DINHEIRO (RENDIMENTO CORRENTE); 2º. O VALOR DO ATIVO QUE É VARIÁVEL (GANHO OU PERDA DE CAPITAL).

9 CÁLCULO DA TAXA DE RETORNO
Kt = Ct + Pt - Pt -1 Pt-1 Kt = taxa observada, esperada e exigida de retorno (considerando um mercado eficiente); Ct = fluxo de caixa recebido com o investimento do ativo no período de t-1 a t Pt = preço do ativo na data t Pt-1= preço do ativo na data t-1

10 EXERCÍCIO: Ana uma analista financeira, deseja estimar a taxa de retorno de 2 investimentos com riscos semelhantes, X e Y. A pesquisa de Ana indica que os retornos passados mais recentes, representam estimativos razoáveis dos retornos futuros. Um ano atrás, o valor do mercado do ativo X era de 20 mil e do ativo Y de 55 mil. Durante o ano o ativo X gerou fluxos de caixa de 1500,00 e os do ativo Y foram 6.800,00. Os valores correntes de mercado dos ativos X e Y são de 21 mil e 55 mil, respectivamente. a) Calcule a taxa esperada de retorno dos ativos X e Y. b) Supondo que os 2 tenham os mesmos riscos, qual deveria ser recomendado por Ana? Porque?

11 SOLUÇÃO: Kx = = 2500 = 0,125 = 12,5% Ky = = 6800 = 0,123 = 12,3%


Carregar ppt "Administração financeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google