A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escola como espaço de desenvolvimento humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escola como espaço de desenvolvimento humano"— Transcrição da apresentação:

1 A escola como espaço de desenvolvimento humano
Henri Wallon Profa. Ivana de Oliveira Carvalho

2 Aspectos biográficos Nasceu em Paris em 1879 e morreu em 1962 (83 anos). Período marcado por intensa instabilidade social, turbulência política e duas Guerras Mundiais. Graduou-se em filosofia e medicina, interessando-se, também, pela Psicologia. Impactos em sua teoria: conflito, crise, oposição, dialética, crítica às posições dualistas, subestrato orgânico das funções psíquicas.

3 Engajamento político e educacional
Aderiu ao Partido Comunista lutando incansavelmente contra o Fascismo e o Nazismo. Pertenceu à Resistência Francesa. Participou ativamente do debate educacional de sua época vinculando-se ao movimento da Educação Nova. Elaborou um ambicioso projeto de Reforma do Ensino Francês denominado “Plano Langevin-Wallon”: pleno desenvolvimento da pessoa visando à construção de uma sociedade justa e democrática.

4 A psicogênese da pessoa completa
INTELIGÊNCIA SINCRÉTICA INTELIGÊNCIA CATEGORIAL AFETIVIDADE INTELIGÊNCIA EMOÇÃO AFETIVIDADE SIMBÓLICA AFETIVIDADE RACIONAL P MOVIMENTO IMPULSIVO EXPRESSIVO PRÁXICO IDEOMOVIMENTO

5 Desenvolvimento: movimento pendular
Corpo Afetividade Eu Outro Inteligência Realidade Objetos Enriquecimento mútuo Conflitos e contradições

6 Escola como espaço de desenvolvimento humano
Desafio: passar de uma escola centrada no desenvolvimento da inteligência para uma escola que priorize o desenvolvimento da pessoa completa: afeto, inteligência e corpo. Superar a dicotomia, que tudo separa, em prol da integração e da dialética, que tudo liga.

7 Concepção teórica de Wallon
EMOÇÕES CORPO Expressam-se Produz Antagonismo Expressa-se Nutre-se Sustenta/Desobstrui COGNIÇÃO

8 Professor: Emoções, Corpo e Cognição
A mímica facial e a postura do corpo comunicam estados afetivos. Perceber o contágio emocional para não ser envolvido por ele. Conscientizar-se das próprias emoções. Refletir sobre os fatores que deflagaram o conflito. Dialogar com ao alunos para que também se conscientizem.

9 Professor: Corpo e Emoções
Exigir, por longos períodos de tempo, a contenção do corpo (que as criança fiquem sentadas, paradas e com a atenção concentrada num único foco) produz agitação, dispersão e crises emocionais (brigas, discussões, risos compulsivos...).

10 Professor: Corpo e Cognição
A mímica facial e a postura do corpo refletem o curso do pensamento. A função postural sustenta a atividade de reflexão mental. O movimento desobstrui o fluxo mental.

11 Principais referências
DANTAS, Heloysa. A infância da razão: uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo, Manole, GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 23 ed. São Paulo: Summus, 1992

12 Principais referências
WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis, RJ: Vozes, WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, WALLON, Henri. As Origens do caráter na criança. Nova Alexandria, 1985.


Carregar ppt "A escola como espaço de desenvolvimento humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google