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Fazendo Moda Janeiro de 2004.

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Apresentação em tema: "Fazendo Moda Janeiro de 2004."— Transcrição da apresentação:

1 Fazendo Moda Janeiro de 2004

2 Fazendo Moda Uma abordagem prática dos aspectos de planejamento e controle de tempo na elaboração de uma coleção de moda.

3 Objetivos Mostrar a influência do calendário da moda internacional/nacional nas atividades de uma confecção brasileira de pequeno/médio porte. Elaborar um cronograma desde a fase de criação até o lançamento da coleção no mercado.

4 A Mannya´s Confecções Confecção de roupas feminina Pret-à-Porter situada na cidade de Curitiba – PR. Atuante no mercado brasileiro há 20 anos, nas regiões sul e sudeste do país. Público-alvo: mulheres acima de 30 anos 70% Vendas Atacado vs. 30% Vendas Varejo

5 Cenário: A Moda Brasileira
Utiliza 83% da capacidade de produção. Cresceu de 204% nas exportações em relação a 2003. Síndrome do “prazo de validade” O desafio do timming É 1,5% do crescimento da industria nacional em 2003 Só o Paraná tem faturamento anual de aproximadamente R$ 2 bilhões Os tupiniquins influenciando o mundo Os tupiniquins tem influenciado grandes estilistas do mundo que ganham inspiração desta cultura quando se fala de despojamento, cor e criatividade. Em especial os estilistas mais jovens. BOM NEGÓCIO Com uma ótima cotação no mercado, a moda é hoje o segmento que mais emprega no País ,movimenta cifras na ordem de 22 bilhões de dólares e ajuda a construir uma imagem positiva do Brasil no exterior. Nos últimos anos, principalmente a partir da primeira edição do Morumbi Fashioin, a moda brasileira vem se modernizando, desenvolvendo novos produtos, consolidando o seu design, exportando talentos e alavancando grandes passos na industria têxtil. Colocada no seu devido lugar`, a moda é hoje levada a serio por quem faz e por quem acredita nela como manifestação artística cultural, como expressão de comportamento. movimenta cifras na ordem de 22 bilhões de dólares Mais de 5 mil postos de trabalho criados nos últimos 4 meses

6 Calendário da Moda Internacional
Fashion Week Prêt-á-Porter Spring 2004! Nova York Londres Milão O calendário internacional ainda é referência para ditar as tendências ainda que o Brasil já tenha conquistado espaço e vem contribuindo nas análises dos estudiosos do assunto. Paris 12/09 15/10 19/09 20/09 24/09 27/09 05/10 07/10

7 Calendário da Moda Brasileira
Coleções Primavera-Verão ! FASHION RIO Início de Julho de 2004 SÃO PAULO FASHION WEEK   30 de Jun a 3 de Jul 2004 Mannya´s Confecções   30 Jul 2004

8 Definição das Atividades WBS
Coleção Primavera-Verão 1.1 Análise de Tendências 1.2 Pré-Coleção 1.3 Coleção 1.2.1 Seleção de Tecidos para Pilotagem 1.2.2 Aquisição de Tecidos 1.2.3 Elaboração de Modelagem Piloto 1.2.4 Confecção de Peças Piloto 1.2.5 Desfile de Pré-Coleção 1.3.1 Incorporação de sugestões da Pré-Coleção 1.3.2 Elaboração de Ficha Técnica 1.3.3 Confecção de Mostruário 1.3.4 Produção de Catálogo 1.3.5 Lançamento 1.1.1 Acompanhamento de Desfiles 1.1.2 Pesquisa Internet/ Revistas/ Catálogos 1.1.3 Elaboração de Cartela de Cores/ Padrões/ Modelagens

9 Seqüenciamento das Atividades Diagrama de Rede
Desfiles Pesquisa I Início Elaboração de Cartela de Cores/ Padrões/ Modelagens Modelagem Peças Piloto Confecção Seleção de Tecidos Aquisição de F Fim Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Saída Representantes Lista de Preços Contratações Catálogo Confecção Mostruário Elaboração de Ficha Técnica Envio Mala Direta Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão

10 Estimativa de Duração das Atividades
Restrições O projeto deve obedecer o calendário da moda (timing). Premissas Fornecedores terão os produtos selecionados disponíveis nas datas previstas: Tecelagem, Aviamentos, etc. Um representante da equipe acompanhará os desfiles e as feiras de tecido. A saída dos representantes acontecerá até o dia 30 de julho de 2004. Histórico de coleções anteriores Estimativas de duração baseadas em coleções anteriores Conhecimento do nível de produtividade vs. complexidade da modelagem/confecção.

11 Estimativa de Duração das Atividades
Desfiles Pesquisa Elaboração Cartelas Seleção Tecido Aquisição Tecidos Modelagem de Peças Piloto Confecção de Peças Piloto Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Elaboração Ficha Técnica Confecção do Mostruário Contratações Catálogo Lista de Preços Entrega Representantes Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão Envio Mala Direta Recursos 2 Estilistas 1 Estilista 1 Comprador 2 Costureiras 1 Modelo/ 1 Passadeira/ 1 Assistente/ 1Estilista 1 Estilista/ 1 Costureira 1 Assistente 2 Cortadeiras/ 10 Costureiras 1 Orçamentista 2 Assistentes 1 Fotógrafo/ 2 Modelos/ 1 Passadeira/ 1 Assistente/ 1 Estilista 1 Designer Gráfica (Terceirizado)

12 Estimativa de Duração das Atividades Durações Estimadas
Início F Fim Modelagem Peças Piloto Confecção Elaboração de Cartela de Cores/ Padrões/ Modelagens Contratações Catálogo Mostruário Ficha Técnica Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Lista de Preços Desfiles Pesquisa Entrega Representantes Seleção de Tecidos Aquisição de Envio Mala Direta Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão 45 d 10 d 15 d 7 d 25 d 5 d 30 d 1 d 3 d 4 d Total = 193 dias Ferramentas utilizadas: Estimativas por Analogia – atividades anteriores semelhantes de fato Avaliação especializada Experiências anteriores de 20 anos.

13 Análise de Caminho Crítico Data Mais Cedo
Desfiles Pesquisa Elaboração Cartelas Seleção Tecido Aquisição Tecidos Modelagem Piloto Confecção Piloto Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Ficha Técnica Mostruário Contratações Catálogo Lista de Preços Entrega Representantes Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão Envio Mala Direta Desenvolvimento do Cronograma Análise de Caminho Crítico Data Mais Cedo A 10 C D E F G H 45 15 15 7 25 45 1 153 60 75 82 107 152 B I 45 7 M J N 160 3 3 7 193 190 167 K R 3 30 Q P O L 4 7 1 5 177 173 166 165

14 Análise de Caminho Crítico Data Mais Tarde
Desfiles Pesquisa Elaboração Cartelas Seleção Tecido Aquisição Tecidos Modelagem Piloto Confecção Piloto Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Ficha Técnica Mostruário Contratações Catálogo Lista de Preços Entrega Representantes Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão Envio Mala Direta Desenvolvimento do Cronograma Análise de Caminho Crítico Data Mais Tarde A = 35 10 C 60 D 75 E 82 F 107 G 152 H 153 45 15 15 7 25 45 1 = 0 B I 45 7 193 190 M 187 J 160 N = 180 3 3 7 K R = 160 3 30 190 Q 186 P 179 O 178 L = 173 4 7 1 5

15 Análise de Caminho Crítico
Desfiles Pesquisa Elaboração Cartelas Seleção Tecido Aquisição Tecidos Modelagem Piloto Confecção Piloto Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Ficha Técnica Mostruário Contratações Catálogo Lista de Preços Entrega Representantes Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão Envio Mala Direta Desenvolvimento do Cronograma Análise de Caminho Crítico A 35 10 C 60 D 75 E 82 F 107 G 152 H 153 45 45 15 15 7 25 45 1 153 60 75 82 107 152 B I 45 7 193 190 M 187 J N 160 3 160 3 7 193 190 167 20 K R 3 30 190 Q 186 P 179 O 178 L DMC 4 7 1 5 177 173 166 165 DMT 13 13 13 13 Folga de atividade Sem folga

16 Cronograma Coleção Primavera Verão 2004-2005

17 Controle do Cronograma Recomendações
Utilizar Ferramentas MS Project Documentar Lições Aprendidas Prazos previstos vs. Realizados Análise das alterações no escopo Análise das alterações no diagrama de rede Causas de atrasos no cronograma Padronização dos registros de controle

18 Conclusão Os benefícios da Gerência do Tempo
Aumento da Competitividade Time-to-market Mitigação de riscos e incertezas Maior precisão na estimativa de prazos futuros (dados históricos) Otimização na alocação de recursos Maior agilidade na tomada de decisões


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