A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009 1ºTen BM QOS/AsS/02 GLEICY

2 ASSISTENTE SOCIAL Profissional responsável pela garantia e ampliação da cidadania mediante o atendimento das demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que contemplem as necessidades sociais da população. Em outras palavras, no campo das políticas sociais, o Assistente Social é o profissional que zela pela viabilização e concretização dos direitos sociais.

3 A PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL Regulamentada pela Lei 3852/57; Requer formação universitária reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) de quatro anos; Cursos de Especialização Lato e Stricto Sensu; Dispõe de Conselhos Federal (CFESS) e Regionais (CRESS), Delegacias e Sindicatos que fiscalizam e orientam o exercício profissional; O exercício profissional é orientado pela legislação profissional (Código de Ética e da Lei de Regulamentação da Profissão); legislações sociais (ECA, LOS e LOAS), pelas Políticas dos Portadores de Deficiências e do Idoso, além das legislações complementares fundamentadas no capítulo Da Ordem Social da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

4 CAMPO DE ATUAÇÃO O Assistente Social atua nos mais variados setores: Saúde, Educação, Previdência Social, Habitação, Trabalho, Justiça, Nas Organizações Empresariais Privadas, nas Organizações Não-Governamentais, Forças Armadas e Auxiliares, entre outras.

5 SERVIÇO SOCIAL NA 3ª POLICLÍNICA-NITERÓI Na 3ª Policlínica-Niterói, a função do Serviço Social é viabilizar as diretrizes da política atual de saúde estabelecida pela Diretoria competente(DGS). A Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ é o órgão máximo do sistema interno de saúde da Corporação. É responsável por criar diretrizes e normas de funcionamento das suas unidades subordinadas e administrar a prestação de serviços por instituições credenciadas ao sistema, além de formular políticas de prevenção, assistência e treinamento de recursos humanos na área de saúde, coordenando a sua execução.

6 PRINCIPAIS AÇÕES Identificação das demandas sociais Levantamento e mobilização dos recursos da comunidade Estudo da realidade social dos bombeiros com vistas a propiciar medidas e benefícios que venham ao encontro de suas necessidades; Informação dos direitos sociais e previdenciários referentes à patologia especifica Emissão de parecer técnico nos casos de Licença para Acompanhar Tratamento de Saúde de Dependente (LATSD) e da Licença Especial em Caráter Excepcional (LECE) entre outros. Socialização e orientação aos bombeiros e seus dependentes sobre os programas sociais, serviços e recursos disponíveis na Corporação e na Comunidade de modo a efetivar o acesso aos mesmos.

7 PRINCIPAIS AÇÕES Contato e Acompanhamento com o paciente e/ou família Realização de grupos com pacientes e/ou familiares Realização de atividades educativas (palestra, oficinas, etc); Desenvolvimento de Parcerias com programas externos ao CBMERJ Inserção em comissões Multiprofissionais Participação de reuniões e eventos referentes aos assuntos específicos do Serviço Social; Participação no processo de Educação Continuada que visa ampliar o conhecimento, a integração da Equipe e a melhoria dos serviços oferecidos aos militares e seus dependentes.

8 ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS Agendamento Prévio ou Demanda Espontânea

9 ATENDIMENTOS EM GRUPO GASMU (GRUPO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER) Objetivo: Oferecer assistência à saúde da mulher às pacientes do CBMERJ/SEDEC numa perspectiva informativa, holística e multidisciplinar por meio de ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde feminina. CURSO DE GESTANTE Objetivos: Sensibilizar os pais quanto à importância da participação efetiva no atendimento ao recém-nascido; e Socializar as informações que permitam aos pais a efetivação de seus direitos sociais (licenças maternidade e paternidade, auxílio natalidade, etc).

10 ATENDIMENTOS EM GRUPO PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL Objetivo:: Contribuir para promoção de estilos de vida saudáveis a partir da mudança de hábitos e reeducação alimentar. PROGRAMA DE CONTROLE DE TABAGISMO Objetivo: Sensibilizar o público-alvo quanto aos benefícios ocasionados com a cessação do ato de fumar. PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR Objetivo: Promover a orientação em Planejamento Familiar com vistas a efetivar o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos.

11 SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br polniteroi@cbmerj.rj.gov.br ouvidoria_3pol@cbmerj.rj.gov.br Tel: 2715-7367 // 2715-7317


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google