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Refletindo a Avaliação do ENADE

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Apresentação em tema: "Refletindo a Avaliação do ENADE"— Transcrição da apresentação:

1 Refletindo a Avaliação do ENADE
Ensino de Administração Refletindo a Avaliação do ENADE Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes

2 ENADE EM ADMINISTRAÇÃO
ASPECTOS RELEVANTES ENADE EM ADMINISTRAÇÃO

3 UNIVERSIDADES (5:5): FACULDADES (5:5):
UEG – Anápolis; Univ. Estadual Centro Oeste – Guarapuava e Irati; Univ. Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel; UDESC - Esag; UFMG-BH; UFC-Fortaleza; UFES;UF Rio Grande; (8públicas = 4 estaduais e 4 federais). FACULDADES (5:5): EBAP/FGV-RJ; EAESP/FGV-SP; Fac. de Adm. de Empresas de Campinas; Fac. de Adm. Milton Campos; Faculdades IBMEC-RJ. (5 privadas).

4 ESTADOS BRASILEIROS(5:5):
Ceará (1); Espírito Santo (1)Goiás (1); Minas Gerais (2); Paraná (3); Rio de Janeiro (2); Rio Grande do Sul (1); Santa Catarina (1); São Paulo (2).

5 UNIVERSIDADES (5:4): PUCRJ; UEBH – Sto. Antônio de Jesus; UE Feira de Santana; UEM; UE Montes Claros; UERJ; UE Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista; UE Paulista Júlio de Mesquita - Araraquara; UF Itajubá; UFJF; UFMS - Campo Grande; UFPE; UFPR; UFRJ; UFRN; UFRS; UFSC; UF Uberlândia e UnB.

6 CENTROS UNIVERSITÁRIOS (5:4):
Centro Universitário Franciscano do Paraná; FACULDADES (5:4): ESAG Santo André; ESPM-RJ; IBMEC-BH; IBMEC-SP e Faculdades Integradas de Vitória.

7 UNIVERSIDADES (4:5): UCAM – Campos de Goytacazes; UCS – Caxias do Sul;
UCS – São Sebastião do Cai; Universidade do Vale do Paraíba – São José dos Campos; UEMS; Universidade Estadual do Centro Oeste – Laranjeiras do Sul; UFMS; FURB; Universidade Salgado de Oliveira – Campos de Goytacazes.

8 CENTROS UNIVERSITÁRIOS (4:5):;
Centro Universitário Augusto Mota (RJ) e Centro Universitário de Patos de Minas (MG). FACULDADES (4:5): Escola Sup. de Gestão e Marketing de Curitiba; ESPM Porto Alegre; Faculdade Arthur Earp Neto; Fac.de Adm. de Itabirito; Fac.de Adm. do Planalto (Passo Fundo); Fac.de Adm. e Informática de Sta. Rita do Sapucaí; Fac.de Ciências Soc. Aplic. de Atibaia; Fac. de Paulina; Fac. do Descobrimento de Sta. Cruz de Cabrália; Fac. do Sertão (Irece).

9 UNIVERSIDADES (4:4): 27 instituições.
Universidades Federais – 7 (sete); Universidades Estaduais – 6 (seis); Universidades Confessionais – 6 (seis) Católicas e 1 (uma) Luterana; Universidades privadas – 7 (sete).

10 CENTROS UNIVERSITÁRIOS (4:4):
Nenhum. FACULDADES (4:4): 20 (vinte) Instituições.

11 71 (setenta e uma) instituições.
UNIVERSIDADES (3:3): 71 (setenta e uma) instituições. CENTROS UNIVERSITÁRIOS (3:3): 38 (trinta e oito) instituições. FACULDADES (3:3): 125 (cento e vinte e cinco) instituições.

12 UNIVERSIDADES (inferior a 3:3): 74 (setenta e quatro) instituições.
CENTROS UNIVERSITÁRIOS (inferior a 3:3): 32 (trinta e duas) instituições. FACULDADES (inferior a 3:3): 268 (duzentos e sessenta e oito) instituições.

13 UNIVERSIDADES (com um dos conceitos = 1): 8 (oito) instituições.
CENTROS UNIVERSITÁRIOS (com um dos conceitos = 1): Nenhum. FACULDADES (com um dos conceitos = 1): 31 (trinta e uma) instituições.

14 QUADRO DE DESEMPENHO DO ENADE
IES INSCRITAS IES QUE NÃO PARTICIPARAM……………………… (± 23%) IES PARTICIPANTES AVALIAÇÃO 5: (± 1%) AVALIAÇÃO de 5:4 a 4: (± 7%) AVALIAÇÃO 3: (± 22%) AVALIAÇÃO COM APENAS 1 CONCEITO (± 6%) AVALIAÇÃO 3: (± 64%)

15 SINAES

16 INSTRUMENTOS DO SINAES:
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - AI; Auto-avaliação; Avaliação institucional extena; AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO –ACG; ENADE.

17 REVISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

18 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
f (liberdade, Criatividade, Inovação e Flexibilidade); Regime seriado anual; Regime seriado semestral; Sistema de créditos com matrículas por disciplina ou por módulo acadêmico; Adoção de pré requisitos.

19 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA
1. Conteúdos 1.1. Básicos? Profissionalizantes? Quantitativos? Complementares? 1.2. Tópicos Especiais/Avançados ? 1.3. Eletivas e/ou Optativas? 2. Atividades Complementares? Até 300 h Subtotal Mínimo = h 3. Estágio Supervisionado Mínimo h CARGA HORÁRIA TOTAL MÍNIMA = h

20 MUITO OBRIGADO!

21 Referências/Glossário
Decreto n Brasília: MEC, 13/05/2006. – Org. do Ensino Sup. Decreto n Brasília: MCC/PR, 18/08/1982. – Regulamenta Lei n Lei n Brasília: MEC, 09/09/ Regulamenta profissão Administrador. Lei n Brasília: MCC/PR, 07/12/1977. – Regulamenta o Estágio Supervisionado. Lei n Brasília: MEC, Avaliação periódica de IES e cursos. Lei n Brasília: MEC, 20/12/ LDB. Lei n Brasília: MEC, Plano Nacional de Educação. Lei n Brasília: MEC, 14/04/ Institui o SINAES. Parecer n Brasília: CNE/CES, 04/06/2003. – Aprova DCN e as homologa. Portaria n Brasília: MEC, 18/01/2001. – CH de Ens. não Presenc (20%). Portaria Normativa n.1.Brasília: MEC, 10/01/ Prazos Avaliação Ciclos SINAES. Portaria Normativa n.2.Brasília: MEC, 10/01/2007. – Critérios de Avaliação do EaD. Resolução n. 4.Brasília: CNE/CES, 13/07/2005. – DCN de Adm. Resolução n. 1.Brasília: CNE/CES, 08/06/2007. – Normas pós “lato sensu”. Resolução n. 2.Brasília: CNE/CES, 18/06/2007. – CH mínima dos cursos de grad.

22 Quando observamos a quantidade e a variedade dos estabelecimentos de ensino e de aprendizado, assim como o grande número de alunos e professores, é possível acreditar que a espécie humana dá muita importância à instrução e à verdade. Entretanto, nesse caso, as aparências também enganam. Os professores ensinam para ganhar dinheiro e não se esforçam pela sabedoria, mas pelo crédito que ganham dando a impressão de possuí-la. E os alunos não aprendem para ganhar conhecimento e se instruir, mas para poder tagarelar e para ganhar ares de importantes. ...tal geração freqüenta a universidade e se aferra aos livros, sempre aos mais recentes, ... Em geral, estudantes e estudiosos de todos os tipos e de qualquer idade têm em mira apenas a informação, não a instrução. SCHOPENHAUER


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