A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro"— Transcrição da apresentação:

1 ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro
Sun file system ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro

2 O que é ZFS? ZFS é um sistema de arquivos livre, desenvolvido pela Sun Microsystems para seu sistema operacional Solaris. O significado original era Zettabyte File System, porém agora é um pseudoacrônimo.

3 Inicio ZFS Anuncio oficial ZFS
ZFS destaca-se pôr sua grande capacidade, de integração dos conceitos anteriormente separados de sistema de arquivos e administrador de volumes em um só produto

4 Um Pouco sobre a tabela de conteúdo do ZFS:
Capacidades 128 bits (1,6 × 1019 vezes a capacidade de um sistema de arquivos de 64 bits). Os limites de ZFS estão desenhados para ser tão grandes que não se encontram nunca na pratica.

5 Plataformas ZFS é parte do Solaris para SPARC e Solaris para x86. Os Pools e seus sistemas de arquivos ZFS associados / zvols podem mover-se entre sistemas que utilizem SPARC e x86. O complexo formato de ponteiros de bloco também proporciona que os metadados do sistema de arquivos se armazenem de maneira adaptada ao Endianness da máquina.

6 Modelo transacional (Copy-on-write)
Todos os ponteiros com blocos de um sistema de arquivos contém um checksum de 256 bits sobre o bloco apontado, que se comprova ao ler o bloco. Os blocos que contém dados ativos não se sobrescrevem nunca; em seu lugar, se reserva um novo bloco, e os dados modificados se escrevem nele, então qualquer bloco de metadados que o referencie é, de modo similar, recuperado e escrito.

7 Instantâneos (Snapshots)
Como ZFS não sobrescreve dados, tomar um instantâneo simplesmente significa não liberar os blocos utilizados por versões antigas de dados. A vantagem é que os instantâneos se tomam rapidamente e também são eficientes desde o ponto de vista do espaço, pois compartilham os dados sem modificar com o sistema de arquivos.

8 Dynamic striping A medida que se anexem dispositivos ao spool, a largura das bandas se expande de forma automática para inclui-los, de maneira que se utilizam todos os discos no pool para balancear a carga de escritas entre todos os dispositivos.

9 Tamanhos de bloco variável
ZFS utiliza blocos de tamanho variável até 128K. O código disponível atualmente permite ao administrador ajustar o tamanho máximo de blocos utilizados, pois certas cargas não rendem bem com blocos grandes. Também está contemplado um ajuste automático para adequar-se as características da carga de trabalho.

10 Espaços de armazenamento (Storage pools)
A diferença dos sistemas de arquivos tradicionais que residem sobre um só dispositivo subjacente e portanto requerem um gestor de volumes separado quando se precisa um sistema de arquivos maior que o dispositivo, ZFS se apóia em espaços de armazenamento virtuais (virtual storage pools).

11 Criação de sistemas de arquivos de rápido acesso
A criação de um novo sistema de arquivos no interior de um espaço de armazenamento ZFS e extremamente rápida e fácil, muito mais parecida em tempo e esforço a criar um novo diretório em sistema de arquivos tradicional que ao tempo e esforço necessário para criar um novo sistema de arquivos em qualquer outro SO tradicional.

12 Conclusão ZFS é um sistema de arquivos de alta disponibilidade de aplicações e suporte de hardware. Live CD disponível em:


Carregar ppt "ZFS Equipe: Alexsandro Luiz João Manual Bruno Eduardo Givaldo Castro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google