A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades Básicas dos Fluidos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades Básicas dos Fluidos"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades Básicas dos Fluidos
Mecânica dos Fluidos Propriedades Básicas dos Fluidos

2 Hipótese do Contínuo Todos os materiais são constituidos de moléculas
O estudo das propriedades de um fluido a partir do comportamento de suas moléculas consiste no enfoque molecular O estudo de um fluido a partir deste enfoque molecular é de difícil solução matemática Por esta razão é coveniente tratar o fluido como um meio contínuo

3 Hipótese do Contínuo A hipótese do contínuo consiste em abstrair-se da composição molecular e sua conseqüente descontinuidade; Ou seja, por menor que seja uma divisão de um fluido (dm, dx, dv, etc.) esta parte isolada deverá apresentar as mesmas propriedades que a matéria como um todo; A hipótese do contínuo permite estudar as propriedades dos fluidos através do cálculo diferencial e(ou) integral, uma vez que continuidade é fundamental na teoria do cálculo.

4 Hipótese do Contínuo De acordo com esta hipótese:
Os fluidos são meio contínuos; A cada ponto do espaço corresponde um ponto do fluido; Não existem vazios no interior do fluido; Despreza-se a mobilidade das moléculas e os espaços intermoleculares; As grandezas: massa específica, volume específico, pressão, velocidade e aceleração, variam continuamentes dentro do fluido (ou são constantes).

5 Propriedades dos fluidos
Calor específico – C É definido como a quantidade de calor necessária para elevar de 1o (um grau) a temperatura de um corpo; O calor específico é a capacidade térmica de um corpo por unidade de massa. O calor específico é uma propriedade característica da substância que independe do sistema de unidades utilizado mas depende da temperatura da substância e da água (referência).

6 Propriedades dos fluidos
Calor específico – C Em geral, a água a 15oC é tomada como referência. A unidade no SI é J/kg.K (Joule por Quilograma Kelvin) Uma outra unidade mais usual para calor específico é cal/g.°C (Caloria por Grama Grau Celsius).


Carregar ppt "Propriedades Básicas dos Fluidos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google