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SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

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Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
GOVERNO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTEND ÊNCIA DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA COORDENAÇÃO DE CICLO DE VIDA GERENCIA DE NÚCLEO DE HIPERTENSÃO E DIABETES

2 Plano de Reorganização Estadual da Atenção à Hipertensão e Diabetes
Contexto Histórico: No ano de 2002 foi implantado o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus no Brasil, pelo Ministério da Saúde, em parceria com as sociedades brasileiras de Cardiologia, Nefrologia, Hipertensão e Diabetes, secretarias estaduais e municipais de Saúde, conselhos nacionais de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Federação Nacional de Portadores de Hipertensão e de Diabetes, em uma ação conjunta da União, estados e municípios.

3 Plano de Reorganização Estadual da Atenção à Hipertensão e Diabetes
O que é Plano de Reorganização? O Plano é uma estratégia que visa aumentar a prevenção , diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus através da reorganização da Rede de Atenção Básica dos Serviços de Saúde/SUS, dando-lhes resolutividade e qualidade no atendimento.

4 INDICADORES 2006 2007 2008 PACTUADO ALCANÇADO Taxa de internação por AVC 45 40,26 43,00 37,35 37 34,57 Taxa de internação por complicação de diabetes 0,78 1,21 18,27 16,6 20,10 Obs: Até 2006 o Indicador de Diabetes Mellitus era pactuado por Proporção de Internação por complicações de Diabetes.

5 Plano de Reorganização Estadual da Atenção à Hipertensão e Diabetes
Objetivos: Capacitar e atualizar técnicos sobre a prevenção, o controle e o autocuidado para um atendimento sistematizado e humanizado com base nos protocolos/ Cadernos de Atenção Básica; Realizar oficinas para implantação de protocolos para os profissionais de saúde da rede básica enfatizando a importância da adoção de hábitos saudáveis; Fortalecer o Sistema de Informação - HIPERDIA através de rastreamento e diagnóstico de novos casos, cadastro e acompanhamento; Potencializar o processo de trabalho das equipes de saúde; Reduzir os índices de internações por complicações destes agravos no Tocantins.

6 Etapas do Plano Etapa 1 - Capacitação de multiplicadores para atualização de profissionais da rede básica de saúde para a atenção integral aos portadores de HA e ao DM. Etapa 2 – Rastreamento e identificação dos casos suspeitos de HA e DM. Etapa 3 - Confirmação diagnóstica e inicio da terapêutica. Etapa 4 - Cadastramento e vinculação dos pacientes portadores de HA e DM às unidades básicas de saúde. Etapa 5 - Avaliação do impacto do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Etapa 6 - Monitoramento, avaliação e retro alimentação dos indicadores de HA e DM.

7 Implantação dos Protocolos
Objetivos: Orientar e sistematizar medidas de detecção, controle e vinculação dos hipertensos e diabéticos às UBS; Reconhecer, instrumentalizar e estimular os profissionais envolvidos na atenção básica para um atendimento integral; Reconhecer as situações que requerem atendimento de referência e contra-referência nas redes secundária e/ou terciária; Reconhecer as complicações da HAS e do DM, possibilitando a reabilitação psicológica, física e social dos portadores destes agravos;

8 Municípios Prioritários
Palmas; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Tocantinópolis; Araguatins; Colinas; Formoso do Araguaia; Guaraí; Miracema

9 GERÊNCIA DE HIPERTENSÃO E DIABETES: Cleyson A. Barbosa
Kelly Cristina Nicolau dos S. Amaral Veranilce Rodrigues da Silva Fone: Fax:


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