A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados de séculos de evolução.

3

4  Globalização é o processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.  Pessoas, empresas e governos realizam transações comerciais pelo planeta.

5  Comércio exterior é representado pelas vendas (exportações) e as compras (importações) de um país.  No Brasil, surgiu a partir de 1808, data que a corte portuguesa se instalou no Brasil. Com a promulgação da Carta Régia de Abertura dos Portos brasileiros às Nações Amigas (Inglaterra).

6 Séc XIX – marco por déficit comercial 1851 a 1860 – Superávit, contribuições do café e aldodão; 1900 – crescimento do Com.Internacional (inclusão de outras áreas de extrativismo rural) 1906- Acordo de Taubaté- garantiu preço do Café Brasileiro. 1915- Crise no Mercado mundial em função da I Guerra. 1929- Quabra de Bolsa de NY. Brasil tem boa produção de café. Com a redução da demanda internacional, o governo queima os estoques.

7 A partir de 1940 – governo incentiva indústrias de agropecuária moderniza a agricultura; 1941 a 1950- EUA é o principal parceiro comercial e Brasil vende sobretudo o café; 1967- com JK o Brasil aumenta a pauta de exportações. Década de 1970- início das relações com Orienta Médio e Africa.

8 Década de 1980- conhecida como a “década perdida”. Sem evoluções. Década de 1990 – Desregulamentações de mercados, privatizações, aumento da internacionalização das empresas.Início do Mercosul e da OMC. Brasil reduz tarifas de importação. 2000 em diante- aumento do comércio exterior brasileiro, aumento de preços de produtos básicos, diversificação de mercados, maior produtividade de empresas nacionais (ainda em desvantagem com a maioria das estrangeiras)

9  Soja  Carne bovina  Cobre  Milho  Açúcar

10  Que os produtos são comercializados;  Empresas que comercializam;  Quais as quantidades e preços;  Benefícios e os custos do comércio.  Instituições envolvidas no comércio internacional e sua forma operacional.  Políticas dos governos para definir um padrão de comércio.

11  Recursos de Produção  Recursos Naturais  Mão de Obra  Tecnológicos  Infra-estrutura (portos, estradas,etc.). Ponto fraco no Brasil

12  Exportação: vendas para outro país de bens ou serviços produzidos internamente.  Importação: compras de bens ou serviços produzido por outro país. Balanço Comercial = Exportação – Importação  Países que exportam mais apresentam balanço positivo => superávit comercial  Países que importam mais apresentam balanço negativo => déficit comercial

13  Com as relações produção e comercialização mais complexas, a avaliação das relações bilaterais torna-se menos adequada para identificar a real situação comercial de um país.  O Valor adicionado ao produto é acumulado em mais de um país, há maior complexidade de transportes múltiplos. Isso dificulta a quantificação do balanço comercial a partir de relações bilaterais.

14

15

16 A Apple não iria produzir cada iPod no país em que é vendido, devido a:  Explorar ganhos de escala – “distribuindo os custos fixos por um maior número de unidades”.  Necessidade do Mercado Internacional.  Vários países participam de sua produção. O país que detém a marca (EUA) não é onde se geram todas as idéias inovadoras.

17 Obrigado Até a próxima aula


Carregar ppt "Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google