A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização

2 LIBERALISMO Conjunto de teorias políticas e econômicas, que tem como princípio a defesa da liberdade econômica. Teve origem nas idéias do Filósofo John Locke no Século XVII, mas ganhou forças no século XVIII através do pensamento do filósofo e economista Adam Smith.

3 LIBERALISMO PRINCÍPIOS: Defesa da propriedade privada. Livre mercado.
Igualdade perante a Lei.

4 NEOLIBERALISMO Retomada do Liberalismo.
Idealizado por Milton Friedman na década de 70, como alternativa à crise gerada pelo aumento do petróleo. Conjunto de idéias políticas e econômicas que defende a não intervenção do Estado na Economia.

5 NEOLIBERALISMO PRINCÌPIOS:
Não intervenção do Estado na economia e redução de sua interferência no mercado de trabalho. Estado Mínimo. Abertura da economia às multinacionais. Fim do protecionismo econômico. Desburocratização estatal. Defesa dos princípios econômicos capitalistas.

6 GLOBALIZAÇÃO Fenômeno social que ocorre em escala global.
Interligação mundial, favorecida pelo desenvolvimento das novas TICs e dos meios de transporte. Fase da expansão do capitalismo. Expansão dos mercados e, portanto, dos lucros, permitindo a concorrência entre produtos nacionais e estrangeiros. Principais agentes: grandes corporações mundiais. Permitiu a formação de blocos econômicos

7 GLOBALIZAÇÃO PONTOS POSITIVOS Permitiu a evolução das organizações.
Favoreceu a melhoria de produtos/serviços. Incentivou o desenvolvimento tecnológico. PONTOS NEGATIVOS Aumentou a diferença entre os países ricos e os pobres. Favoreceu o acúmulo de grandes riquezas. Aumentou a exploração sobre o trabalhador. Elevou o desemprego. Elevou a interdependência entre as nações.


Carregar ppt "Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google