A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto Dissertativo Argumentativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto Dissertativo Argumentativo"— Transcrição da apresentação:

1 Texto Dissertativo Argumentativo
Redação Texto Dissertativo Argumentativo Professor: Ulisses Coelho

2 Teu Desafio!!!

3 O que é a redação do ENEM? Geralmente, o tipo textual mais requisitado é o DISSERTATIVO – ARGUMENTATIVO, no qual você irá se posicionar frente a um tema de ordem social, científica, cultural ou política, no intuito de convencer o leitor acerca da concretude de seus argumentos.

4 O que é Texto Argumentativo Dissertativo?
Um texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos tendo como objetivo formar a opinião do leitor ou ouvinte e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta. Para isso, é preciso expor e explicar ideias. É dessa mistura que vem a sua natureza: o texto é argumentativo porque defende uma tese e é dissertativo porque é necessário o uso de uma série de explicações que a justifiquem.

5 O que é Texto Argumentativo Dissertativo?
O objetivo de quem produz esse tipo de texto, no caso você, é, em última análise, convencer o leitor – ou pelo menos tentar -, mediante a apresentação de razões, por meio da evidência de provas e contando com um raciocínio coerente e consistente. Para alcançar essa coerência o estudante deve se preocupar, basicamente, em oferecer argumentos que se relacionem entre si e, principalmente, pensar naquilo que vai escrever.

6 Estrutura da redação Introdução A introdução apresenta o tema e traz o recorte que será feito dele. Como a introdução faz o primeiro contato com o leitor, é recomendável que ela exponha a tese, o que tornará a leitura direcionada e facilitará a compreensão dos argumentos.

7 Estrutura da redação Desenvolvimento
O desenvolvimento é o que sustentará o texto. Nele confirmamos a tese, defendendo as ideias de forma consistente, se possível, provando-as. Uma ideia estratégica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando cada aspecto.

8 Estrutura da redação Conclusão
Na conclusão, você deve retomar as ideias que expôs na introdução e ligar os argumentos que as justificam, para confirmar a tese e encerrar o debate. Não convém que a conclusão traga novos argumentos ou deixe a tese em aberto.

9 Competências do ENEM Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; (NORMA PADRÃO) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. (ARGUMENTAÇÃO)

10 Competências do ENEM Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; (COERÊNCIA) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; (COESÃO)

11 Competências do ENEM Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. (SOLUÇÃO)

12 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Ausência de marcas de oralidade e de registro informal (como “aí”, “opa”, “supimpa”…) Precisão vocabular (use palavras dicionarizadas, nada de querer falar bonito e inventar palavras que nem existem, ok?)

13 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Obediência às regras gramaticais: Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Pontuação, Flexão de nomes e verbos, Colocação de pronomes átonos, Grafia das palavras, Acentuação gráfica, Emprego de letras maiúsculas e minúsculas, Divisão silábica na mudança de linha.

14 ARGUMENTAÇÃO leia com atenção a proposta da Redação Enem e os textos motivadores para Compreender bem o que está sendo solicitado; evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores; não copie trechos dos textos motivadores; reflita sobre o tema  da Redação Enem proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e quais os  argumentos que vai utilizar para defendê-lo;

15 ARGUMENTAÇÃO Apresentar uma tese (ideia) e as justificativas (argumentos) que defendam o seu ponto de vista;  Utilizar estratégias argumentativas – são recursos que você pode utilizar para desenvolver os argumentos que comprovem a sua tese, tais como: exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto, alusões históricas, e comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

16 Coerência, Coerência, Coerência!!!

17 Coesão substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos; substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, expressões resumitivas ou expressões metafóricas;

18 coesão substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito; elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.

19 solução

20 solução


Carregar ppt "Texto Dissertativo Argumentativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google