A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O insubstituível valor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O insubstituível valor"— Transcrição da apresentação:

1 O insubstituível valor
da ARTE na EDUCAÇÃO Por Rita Foelker

2 Conhecimento Embora não notemos, nossas emoções constantemente nos oferecem informações sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre nós mesmos, que podem determinar nossas atitudes e nosso modo de encarar a vida. Isto acontece porque o ser humano tem dois modos de conhecimento da realidade: o racional e o emocional.

3 Razão e emoção O modo racional é o mais consciente e preciso, aquele cujos dados estamos mais habituados a utilizar. Porém o modo emocional tem características interessantes, as quais podemos aplicar, quando as conhecemos.

4 Características do modo emocional
Sintético. Ou seja, reage ao panorama global, enquanto o racional é analítico, apreendendo parte a parte. Associativo. Razão pela qual símbolos, imagens e metáforas de uma realidade têm o mesmo efeito que a própria realidade. Uma música ou história triste pode nos entristecer, sem que os fatos narrados sejam reais. Impreciso. Nem sempre se sabe qual dos elementos de uma realidade causou determinada emoção. Instantâneo. A reação emocional é rápida, muito mais rápida que a compreensão racional de uma realidade. Ou você gosta, ou detesta, ou ri, ou chora, e depois, se desejar, procura saber o porquê. O medo vem antes de se saber o porquê do medo.

5 Arte como linguagem A Arte é uma linguagem que dialoga com a mente emocional. As obras de arte fazem menção a estados emocionais específicos e conduzem, por associação, a vivenciar emoções. Alegria, angústia, abandono, tristeza, revolta, poder, entusiasmo são mensagens emocionais que recolhemos das expressões artísticas nas suas mais diversas modalidades: música, literatura, poesia, dança, teatro, pintura, escultura, etc.

6 Fazendo Arte... O próprio ato de criação artística é um momento riquíssimo, ao colocar a criatura em contato com seus símbolos e significados muitas vezes inconscientes, para transmitir um estado interior. É auto-conhecimento e elaboração de conteúdos internos. Ao fazer o desenho ou pintar, nós experimentamos sentimentos e emoções que são transmitidos pela obra acabada, seja no tema escolhido, no material, na cor, até mesmo no estilo do traço ou da pincelada.

7 Autodescoberta O contato com estes símbolos já nos leva a descobrir muito sobre nós, além da possibilidade de autoeducação, nos permitindo-nos identificá-los, perceber se são suaves ou penosos, ajudando-nos a expressá-los e encontrar formas positivas de canalizá-los.

8 Conclusão Por tudo isto, entendemos que a Arte em Educação não têm um caráter meramente acessório, complementar, podendo constituir-se na atividade principal de uma aula, com aproveitamento para o progresso espiritual, tanto quanto ou até mais que um estudo teórico de qualquer espécie.

9 Aplicações A contemplação das grandes obras de arte, inspiradas pelos melhores ideais da Humanidade, seja ela uma peça musical de boa qualidade, um quadro, um filme, ou poema (levando em conta a idade e características socioculturais da turma, mas oferecendo sempre o melhor possível) despertam sentimentos de bondade, generosidade, gratidão, desejo de elevação.

10 Valorização do “sentir”
Sendo a Arte a linguagem dos sentimentos e das emoções, podemos empregá-la para conduzir o educando à experiência de sentimentos e emoções mais elevados. Afinal, a beleza e a harmonia são metas do ser espiritual, e as grandes criações artísticas do gênio humano nos permitem vislumbrá-las e desejá-las em caráter permanente.

11 Outras aplicações Na criação de músicas e ilustrações para aulas;

12 Outras aplicações na confecção da materiais e personagens;

13 Outras aplicações em inúmeras atividades com os educandos como a modelagem em argila, a pintura, o desenho, a expressão corporal, a dança;

14 Outras aplicações na criatividade com sucata,

15 Outras aplicações Na criação de máscaras, figurinos e cenários para peças e esquetes; teatro de bonecos.

16 IMPORTANTE Só não se esqueça de que o fazer é tão importante quanto o produto: é necessário que a criança tenha liberdade de experimentar o material escolhido e use o tempo que precisar.

17 Resultados Observe como as crianças vibram com a possibilidade de colocar para fora o que sentem e pensam. E o próprio educador, segundo nossa experiência, fica surpreso com sua própria criatividade e capacidade artística, muitas vezes, oculta.

18 Mais idéias: técnicas associadas

19 Mais idéias: Origami passo a passo

20 Mais idéias: Papapilhas com PET

21 Mais idéias: Embalagem

22 Créditos das imagens Amo Muito Meu Planeta! (blog) Centro de Saúde de Sernacelhe (Portugal) Dia a dia da Educação (Portal Educacional do Estado do Paraná) EB1 de Castelejo (Portugal) Gente Miúda (blog) Livros da Rita (blog) Prefeitura Municipal de Indaiatuba Arquivo pessoal


Carregar ppt "O insubstituível valor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google