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Certificação Ambiental Seminário apresentado por alunos do Curso de Ciências do Ambiente da UFCG – 2007 e 2008.

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1 Certificação Ambiental Seminário apresentado por alunos do Curso de Ciências do Ambiente da UFCG – 2007 e 2008

2 CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS - SISTEMA BRASILEIRO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
ISO 2

3 Certificação Ambiental: Comprovação de que determinado órgão empreendedor que se utiliza do meio ambiente para produzir está em conformidade com a Lei do Meio Ambiente n°6938/81, deixando-o na melhor condição possível a fim de obter um desenvolvimento sustentável.

4 Vantagens da Certificação Ambiental
Melhor imagem junto a clientes e consumidores; Maior qualidade do produto; Adotada como estratégia de marketing, como uma oportunidade de mercado para diferenciar-se dos concorrentes; Contribui para inserção da marca em novos nichos de mercado com alta exigência ambiental;

5 CERTIFICAÇÃO ISO 14001: MUNDO
1 JAPÃO: 2 UK: 3 ALEMANHA: 2.400 4 SUÉCIA: 5 EUA: 6 ESPANHA: 10 TAIWAN: 14 CHINA: 16 CORÉIA: 18 TAILÂNDIA: 19 ÍNDIA: 20 BRASIL 29 ARGENTINA: FONTE: ISO (10TH cycle); ISO WORLD

6 ISO 14001: BRASIL - CERTIFICADORAS
FONTE: INMETRO

7

8

9

10 ISO A ISO (International Organization for Standartization) é um organismo não governamental, cuja sede está na cidade de Genebra na Suíça. No Brasil, a única representante da ISO e um dos seus fundadores é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). As normas da ISO são uma família de normas que buscam estabelecer ferramentas e sistemas para a administração ambiental de uma organização, estabelecendo normas para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

11 NORMAS ISO 14000 SC.1: SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
SC.3: SELOS AMBIENTAIS WG 1: ESPECIFICAÇÕES (14001) WG 2: DIRETRIZES GERAIS (14004) WG 1: PRINCÍPIOS, PRÁTICAS E CRITÉRIOS ORIENTATIVOS PARA PROGRAMAS BASEADOS EM CRITÉRIO MÚLTIPLO (14024) WG 1: SELO TIPO III (14025) WG 2: AUTO DECLARAÇÃO - TERMOS E DEFINIÇÕES...(14021) WG 2: SELOS ECOLÓGICOS - SÍMBOLOS (14022) WG 2: METODOLOGIAS DE ENSAIO E VERIFICAÇÃO ....(14023) WG 3: OBJETIVOS E PRINCÍPIOS (14020) SC.2: AUDITORIAS AMBIENTAIS E INVESTIGAÇÕES AMBIENTAIS RELACIONADAS WG 1: PRINCÍPIOS GERAIS DE AUDITORIA (14010) WG 2: PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA (14011/1) WG 3: CRITÉRIO DE QUALIFICAÇÃO DE AUD (14012) WG 4: AVALIAÇÕES AMBIENTAIS DE SÍTIOS (14015) SC.5: ANÁLISE DE CICLO DE VIDA (LCA) SC.4: AVAL. DE DESEMPENHO AMBIENTAL WG 1: PRINCÍPIOS E ESTRUTURA DO LCA (14040) WG 2 E 3: ANÁL DE INVENTÁRIO DE CICLO DE VIDA...(14041) WG4: AVAL DE IMPACTOS DO CICLO DE VIDA (14042) WG 5: INTERPRETAÇÃO DO LCA (14043) WG 1 E 2: AVAL DESEMPENHO AMBIENTAL (14031) SC.6: TERMOS E DEFINIÇÕES WG 1: TERMOS E DEFINIÇÕES (14050) WG 1: GUIA PARA A INCLUSÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS EM NORMAS DE PRODUTOS - (GUIA 64)

12 POR QUE A SÉRIE ISO 14.000 FOI CRIADA ?
Crescentes pressões das comunidades de diferentes países Preocupação com a proteção ao meio ambiente Surgiram várias padronizações regionais e nacionais com respeito à Gestão e Rotulagem Ambiental (Globalização): Inglaterra Norma BS-7750 sobre Gestão Ambiental. Canadá, a Canadian Standards Association, normalizou um modelo próprio de Gestão Ambiental. C.E.E. - Comunidade Econômica Européia, formulou normas para rotulagem, gestão e auditoria ambiental. Países como EUA, Alemanha e Japão criaram programas nacionais de rotulagem ambiental. 12

13 O ORGANISMO DE NORMALIZAÇÃO (ISO)
ISO significa “Internacional Organization for Standardization” Organização Internacional de Normalização Setor privado, com sede em Genebra, Suíça Fundada em 1947 Sua atribuição é promover a harmonização e o desenvolvimento de normas para produtos, processos, sistemas de gestão etc. 13

14 Objetivos da ISO Através da ISO cria-se a certificação por meio de rótulos ecológicos, possibilitando identificar aquelas empresas que atendem à legislação ambiental e cumprem os princípios de desenvolvimento sustentável.

15 O QUE A NORMA ISO 14001 REQUER? COMPROMISSO À MELHORIA CONTÍNUA
COMPROMISSO À PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO COMPROMISSO AO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO E OUTROS REQUISITOS NÃO EXIGE A ADOÇÃO DA MELHOR TECNOLOGIA DISPONÍVEL

16 Benefícios da ISO Existe um comprometimento da administração para atender às disposições de sua política, objetivos e metas; É dada maior ênfase à prevenção do que às ações corretivas; Podem ser oferecidas evidências de atuação cuidadosa e de atendimento aos requisitos legais; A concepção de sistemas incorpora o processo de melhoria contínua.

17 EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001
REFERÊNCIAS BUREAU VERITAS EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001 FARMACÊUTICA BRISTOL - MYERS SQÜIB FLORESTAL BAHIA SUL CELULOSE DURATEX RIOCELL CENIBRA PAPELES BIO-BIO (CHILE) SANTA FÉ (CHILE) MINERAÇÃO E METALURGIA CVRD (CARAJÁS - PA) CVRD (SUTEC) CBMM (ARAXÁ - MG)

18 EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001
REFERÊNCIAS BUREAU VERITAS EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001 QUÍMICA E PETROQUÍMICA OPP COPESUL PETROQUÍMICA CUYO (ARGENTINA) HENKEL SIDERURGIA USIMINAS BELGO-MINEIRA PNEUS FIRESTONE PIRELLI TRATAMENTO DE EFLUENTES CETREL VIDROS CEBRACE BLINDEX

19 EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001
REFERÊNCIAS BUREAU VERITAS EMPRESAS CERTIFICADAS ISO 14001 AUTOMOBILÍSTICO SCANIA LATIN AMERICA FIAT AUTOMÓVEIS ELETRO-ELETRÔNICA NEC DO BRASIL ABB (CRAVINHOS-SP) ABB (GUARULHOS-SP) ABB (CAHOEIRINHA-RS) BEBIDAS SPAL (COCA-COLA) BRAHMA (MG) PETRÓLEO PETROBRAS E&P - AM PETROBRAS E&P - RN/CE PETROBRAS SEGEN-CONOR PETROBRAS FRONAPE IPIRANGA MÁQUINAS XEROX

20 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA (SÉRIE ISO 14.000)

21 Gestão Ambiental: Consiste em conjunto de medidas e procedimentos definidos e adequadamente aplicados que visam a reduzir e controlar os impactos introduzidos por empreendimento sobre o meio ambiente.

22 ISO Gestão Ambiental A série ISO pode ser resumida, para gestão ambiental, em seis grupos de normas divididos em dois grandes blocos,um direcionado para o produto, outro para a organização. Avaliação da Organização: Sistema de Gestão Ambiental;Auditoria Ambiental;Avaliação do Desempenho Ambiental. Avaliação do produto : Rotulagem Ambiental; Análise do ciclo de vida; Aspectos Ambientais de Normas de Produtos.

23 Sistema de Gestão Ambiental
O Sistema da Gestão Ambiental é o conjunto de responsabilidades organizacionais, procedimentos, processos e meios que adotam para a implantação da uma política ambiental em determinada empresa ou unidade produtiva. Um SGA é a sistematização da gestão ambiental por uma organização determinada. É o método empregado para levar uma organização a atingir e manter-se em funcionamento de acordo com as normas,estabelecidas, bem como para alcançar os objetivos definidos pela em sua política ambiental

24 Vantagens da Gestão Ambiental
Melhora no desempenho ambiental; Redução do consumo de recursos energéticos; Redução nos custos em geral; Otimização do processo produtivo; Melhora as relações indústria/governo; Entre outras;

25 Implantação do Sistema de gestão Ambiental
A família de normas ambientais tem como eixo central a norma ISO , que estabelece os requisitos necessários para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). E tem como objetivo conduzir a organização dentro de um SGA certificável, estruturando e integrando à atividade geral de gestão, especificando os requisitos que deve apresentar e que sejam aplicáveis a qualquer tipo e tamanho de organização.

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27 De um modo bastante simplificado, o SGA deve cumprir requisitos quanto a:
Política ambiental Planejamento Implementação e operação Verificação e ação corretiva Revisão pela gerência

28 a) Seja apropriada a natureza, escala e impactos ambientais da suas atividades, produtos ou serviços; b)Inclua o comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção da poluição; c)Inclua o comprometimento com o atendimento à legislação e às normas ambientais aplicáveis e aos demais requisitos subscritos pela organização; d)Forneça a estrutura para o estabelecimento e a revisão dos objetivos e das metas ambientais; e)Seja documentada, implantada, mantida e comunicada a todos os empregados; f)Esteja disponível para o público.

29 a)Estabelecer e manter procedimento(s) para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços que tenham impactos significativos no meio ambiente; b)Identificar e ter acesso à legislação e a outros requisitos, aplicáveis aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços; c)Estabelecer e manter objetivos e metas ambientais documentados; d)Manter programa de gestão ambiental para atingir os objetivos;

30 a)As funções,responsabilidades e autoridades devem ser definidas para facilitar a gestão.
b)Treinamento, conscientização e competência para todo o pessoal envolvido. c)Comunicação:com relação aos seus aspectos ambientais e sistema de Gestão Ambiental,a organização deve estabelecer e manter procedimentos para a comunicação interna entre vários níveis e funções da organização; d)Controle operacional:identificação daquelas operações e atividades associadas aos aspectos ambientais significativos identificados com sua política,objetivos e metas. e)Preparação e atendimento a emergências:através de procedimento para identificar e atender a acidentes e situações de emergência.

31 a)Monitoramento e medição: manter procedimentos documentados para monitorar e medir suas operações e atividades de significação ambiental. b)Não-conformidade e ações corretivas e preventivas para mitigar quaisquer impactos imprevistos; c)Registros de treinamentos e resultados de auditorias e análises críticas; d)Auditorias periódicas do Sistema de Gestão Ambiental.

32 Quanto à revisão pela gerência, a alta administração da organização, em intervalos por ela determinados, deve analisar criticamente o sistema de gestão ambiental, para assegurar sua conveniência, adequação e eficácia contínuas. A análise crítica deve abordar a eventual necessidade de alterações na política, objetivos e outros elementos do sistema de gestão ambiental, da mudança das circunstâncias e do comprometimento com a melhoria contínua.

33 AUDITORIAS AMBIENTAIS
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34 Auditoria Ambiental Conceito: De acordo com a NBR ISO 14010(ABNT), auditoria ambiental é o processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar,de forma objetiva,evidências de auditoria para determinar se as atividades,eventos,sistema de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria,e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.

35 É NECESSÁRIO AUDITAR / AVALIAR ?
MELHORAR A IMAGEM PÚBLICA POR QUE AUDITAR ? AUMENTAR A CONSCIENTIZAÇÃO E O ENTENDIMENTO DO RISCO REDUZIR CUSTOS ATRAVÉS DE UMA OPERAÇÃO EFICIENTE E SEGURA REDUZIR A EXPOSIÇÃO DOS EMPREGADOS E DA COMUNIDADE AOS IMPACTOS AMBIENTAIS MELHORAR A CONDIÇÃO DE CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO REDUZIR A OCORRÊNCIA DE PENALIZAÇÕES 35

36 Objetivos da Auditoria Ambiental
Avaliação de impacto ambiental após implantação de um empreendimento; Verificação do cumprimento da legislação aplicável existente; Determinação das causas de um acidente; Analisar riscos de provável acidente e conseqüentemente,os riscos jurídicos,econômicos e financeiros; Entre outras.

37 Normas de Auditoria Ambiental da ABNT
NBR ISO Diretrizes gerais NBR ISO Procedimentos para auditoria NBR ISO Critérios de qualificação

38 Avaliação de Desempenho Ambiental
Uma Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA) é um processo de gestão interna à empresa, constituindo-se em ferramenta destinada em prover a gestão da empresa com informações reais e mensuráveis em relação a uma base e/ou critérios estabelecidos, que mostrarão se, ao longo do tempo, o desempenho ambiental da empresa está indo ao encontro desses parâmetros.

39 Áreas de avaliação/Indicadores
Sistemas de gestão: implantação de políticas e de programas,conformidades,desempenho financeiro,relações com a comunidade. Sistema operacional: quantidade de materiais utilizados no processo; quantidade de energia utilizada nos processos; serviços de suporte às operações da empresa; infra-estrutura e equipamentos utilizados pela empresa; fornecedores e clientes; produtos; serviços executados pela empresa; resíduos da produção; emissões. Meio ambiente: ar; água; solo; fauna; flora; seres humanos; comunidade; estética; etc.

40 AS DUAS GRANDES MENTIRAS DA AUDITORIA
Bom dia, vim para ajudar ! Seja bem -vindo ! AUDITADO AUDITOR 40

41 Rotulagem Ambiental O que é: Objetivo:
A rotulagem ambiental da série ISO é a certificação de produtos adequados ao uso, que apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a produtos comparáveis disponíveis no mercado. Objetivo: Promover a melhoria da Qualidade Ambiental de produtos e processos mediante a mobilização das forças de mercado pela conscientização de consumidores e produtores .

42 Pontos básicos a ressaltar sobre rotulagem:
difere da Certificação convencional de produtos que adotam Normas (requisitos mínimos de qualidade ) família de produtos comparáveis é efetuada em relação a critérios bem definidos difere das Etiquetas de Advertência (Ex.. cigarros) ou Etiquetas Informativas (Ex.. Simbologia de Reciclável) é um mecanismo de informação ao consumidor é um instrumento de Marketing para as Empresas

43 Rótulos Ambientais Primeiras Iniciativas: Características:
Alemanha (1977) - Blue Angel. Certificou mais de 3000 produtos Canadá (1988) - Environmental Choice. Certificou detergentes, fraldas, material de construção, embalagens comerciais... Japão (1989) - Eco-Mark. Certificou detergente, tintas, baterias, pesticidas, artigos eletrônicos, óleos lubrificantes... Características: abordagem inicial "Simples". grande número de Famílias de Produtos. dirigidos para produtos de consumo.

44 A Agência Americana de Proteção Ambiental ( USEPA )
Identifica a rotulagem ambiental dos produtos, dividida em categorias baseadas em três atributos-chaves: Todos os programas de rotulagem que são independentes dos fabricantes e vendedores podem ser considerados como da terceira parte; A participação pode ser voluntária ou obrigatória; Os programas de rotulagem podem ser positivos, negativos ou neutros.

45 Tipos de programas de rotulagem ambiental pela USEPA
Selos de aprovação – identifica os produtos que são menos prejudiciais ao meio ambiente Certificado simples atributo – indica que uma terceira parte independente validou um aspecto particular do produto, permitindo que seja usado como único aspecto com apelo ambiental Relatório – fornece ao consumidor informações do produto e da empresa Divulgação de informação - apresenta fatos sobre um produto que não seria divulgado pela empresa Avisos de perigo - são uma exigência legal, contendo avisos obrigatórios, relacionado com o efeito do produto.

46 Tipos de programas de rotulagem ambiental
Tipo de rótulo Positivo Neutro Negativo Voluntário Obrigatório Selo de aprovação x Certificação de simples atributo Relatórios Divulgação de informação Avisos de perigo

47 ROTULAGEM AMBIENTAL NO BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
(Selo Verde) ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS FÓRUM NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO

48 O que é a ABNT ENTIDADE PRIVADA, SEM FINS LUCRATIVOS FUNDADA EM 1940
RECONHECIDA PELO GOVERNO COMO FÓRUM NACIONAL DE NORMALIZAÇÃO (órgão responsável pela normalização técnica voluntária no Brasil) ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO CREDENCIADO

49 Princípios do Rótulo ABNT- Qualidade Ambiental
Natureza voluntária Consideração da legislação Seletividade Critérios ambientais do produto - Consideração do ciclo de vida - Revisão periódica dos critérios Característica funcional do produto Consulta aberta e ampla Avaliação da conformidade Transparência Aspectos comerciais internacionais Acessibilidade Objetividade, imparcialidade e base científica Não existência de conflitos de interesses Custos Confidencialidade Reconhecimento mútuo

50 ABNT representa o Brasil na
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION - ISO INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION - IEC COMISSÃO PANAMERICANA DE NORMAS TÉCNICAS - COPANT ASSOCIAÇÃO MERCOSUL DE NORMALIZAÇÃO - AMN

51 ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO CREDENCIADO
pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial, membro do IAF-International Accreditation Forum. Acordos Internacionais: ALEMANHA (Tüv Bayern) ARGENTINA (iram) COLÔMBIA (icontec) ESPANHA (aenor/iqnet) FRANÇA (afnor) PORTUGAL (ipq) URUGUAI (unit) USA (Factory Mutual)

52 Rótulos e Declarações Ambientais
Marketing “Ético” “Informativo” “Relacionado à Causa” Matéria prima “Natural” “Isento de petróleo” “baseado na fábrica” Manufatura/produção “Não poluente” “Não branqueado” “Isento de pesticida” Embalagem “Reciclado” “Não aerossol Uso posterior “Reciclável” “Com refil” “Reutilizável” Em uso “pouca fumaça” “Não tóxico” “Não corrosivo” Distribuição “Uso eficiente de energia” “Uso eficiente de recursos” Fabricante “Socialmente responsável”

53 Comitês Técnicos de Certificação
ABNT - Qualidade Ambiental Comitês Técnicos de Certificação ABNT/CTC-01 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO ABNT/CTC-02 - SISTEMAS DE GESTÃO (QUALIDADE / AMBIENTAL) ABNT/CTC-03 - AMBIENTAL/COURO E CALÇADO ABNT/CTC-04 - AÇOS LONGOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL ABNT/CTC-05 - AMBIENTAL/FLORESTAS (ABNT/CERFLOR) ABNT/CTC-06 - AÇOS PLANOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL ABNT/CTC-07 - PLÁSTICOS REFORÇADOS ABNT/CTC-08 - GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO ABNT/CTC-09 - MEIOS DE HOSPEDAGEM DE TURISMO ABNT/CTC-10 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AUTOMAÇÃO ABNT/CTC-11 - PRODUTOS DE FIBROCIMENTO ABNT/CTC-12 - MOBILIÁRIO

54 Obtenção e manutenção da Certificação
ABNT - Qualidade Ambiental Obtenção e manutenção da Certificação Examina e avalia processo Produtores Encaminha processo com parecer Solicitam a certificação ABNT/DTC ABNT/CTC Avalia baseando-se nos critérios: - Análise da documentação -Inspeção -Auditorias -testes Propõe aprovação Aprova Certificação ABNT/CC Contrato Licença de uso da Marca Acompanhamento: Testes e auditorias periódicas ABNT/DTC ABNT/DTC - Gerência de Certificação ABNT/CC - Comissão de Certificação ABNT/CTC - Comitê técnico de Certificação

55 ABNT - Qualidade Ambiental

56 Rótulo: Características Principais: multicriteriosos;
consideração do Ciclo de Vida; certificados por entidades independentes

57 (Lyfe Cycle Assessment)
Análise do Ciclo de Vida de um produto ou Serviço (Lyfe Cycle Assessment) Compatibiliza os impactos ambientais decorrentes de todas as etapas envolvidas,’Do Berço ao Túmulo’, quer dizer, desde a sua concepção mercadológica, planejamento, extração e uso de matérias-primas, gasto de energia, transformação industrial, transporte, consumo, até seu destino final (no caso de embalagens), pela disposição em aterro sanitário ou a sua reciclagem O monitoramento de aspectos indiretos envolvidos com estas etapas do processo são relevantes, como : identificação e quantificação das emissões gasosas, o tratamento de efluentes e resíduos sólidos finais

58 CICLO DE VIDA DO PRODUTO

59 O Ciclo de Vida do Alumínio
Reabilitação de Áreas Mineradas Mineração de Bauxita Clientes Transportes Resíduos (emissões) Recursos Naturais e Matérias Primas Embalagens Aluminio Primário Refinaria Redução Transfor-mação Constr. Civil Description of Model The business case is is reflected in the Alcoa sustainability model It has Alcoa’s values at the center – these values reflect the key elements of sustainability Sustainability is the interface between Alcoa’s internal values and society – The left side of the model show how we use ABS to drive sustainability performance The right side shows our interaction with external stakeholders, Industrial Reciclagem Eletricidade Energia Hidrelétrica 59

60 Reciclagem O aluminio é o metal mais “facil” de ser reciclado,
É infinitamente reciclado, sem perder suas caracteristicas fisico-quimicas, Importante fator na análise do ciclo de vida de produto, Apêlo social muito forte 60

61 Reciclagem de latas – liderança do Brasil
.11. 61

62 Conservação de energia e emissões
A reciclagem de alumínio requer até 95% menos energia do que a necessária para produção do alumínio primário. As emissões de gás estufa praticamente eliminadas Aluminium recycling benefits present and future generations by conserving energy and other natural resources. It saves up to 95% of the energy required for primary aluminium production, thereby avoiding corresponding emissions, including greenhouse gases. Aluminium can be recycled over and over again without loss of properties. The high value of aluminium scrap is a key incentive and major economic impetus for recycling. The growing markets for aluminium are supplied by both primary and recycled metal sources. Increasing demand for aluminium and the long lifetime of many products mean that, for the foreseeable future, the overall volume of primary metal produced from bauxite will continue to be substantially greater than the volume of available recycled metal. 62

63 Veículos mais leves… É possível economizar de 6 a 8% de combustível para cada 10% de redução do peso do veículo, sem comprometer o seu rendimento e segurança. The high strength-to-weight ratio of aluminium plays a crucial role in producing lighter vehicles and other forms of transport, reducing fuel consumption without compromising performance and safety. The use of lightweight aluminium components in a vehicle can save six to twelve times the energy taken to produce the primary aluminium used in its construction. A study commissioned by the aluminium industry showed that 100 kg of aluminium introduced in a truck allows saving 2 tonnes of CO2 over its use-phase, thanks to a combination of increased payload and reduced fuel consumption. 63

64 Veículos mais leves… Tem o potêncial de reduzir
1 kg de alumínio utilizado para substituir materiais convencionais mais pesados nos veículos, Tem o potêncial de reduzir The high strength-to-weight ratio of aluminium plays a crucial role in producing lighter vehicles and other forms of transport, reducing fuel consumption without compromising performance and safety. The use of lightweight aluminium components in a vehicle can save six to twelve times the energy taken to produce the primary aluminium used in its construction. A study commissioned by the aluminium industry showed that 100 kg of aluminium introduced in a truck allows saving 2 tonnes of CO2 over its use-phase, thanks to a combination of increased payload and reduced fuel consumption. 20 kg de CO2 durante a vida média dos veículos. 64

65 Vantagens da utilização da Análise do Ciclo de Vida
a visão sistêmica do setor em relação ao impacto ambiental propiciar a identificação das partes críticas da produção e do uso, orientando as ações voltadas à melhoria do sistema c) sensibilizar todos os componentes do sistema para os problemas ambientais envolvidos d) oferecer elementos para a orientação de discussões no âmbito sistêmico do processo, em detrimento a pontos específicos e) proporcionar informações básicas para a discussão e avaliação de assuntos ambientais

66 ECOPRODUTOS Características:
Reduzido consumo de matérias-primas e elevado índice de conteúdo reciclável; Produção não poluidora e matérias não tóxicas; Não realiza testes desnecessários com animais e cobaias; Não produz impacto negativo; Baixo consumo de energia durante seu ciclo de vida; Embalagem mínima ou nula; Possibilita o reuso; Tem período longo de uso; Permite coleta; Possibilita reutilização.

67 MARKETING ECOLÓGICO PESQUISAS REALIZADAS NO MERCADO NORTE AMERICANO SOBRE MERCADO VERDE 13.4 % 11.4 % PARTICIPAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS VERDES: MARKET SHARE DE PRODUTOS VERDES EM RELAÇÃO A TODOS OS NOVOS LANÇAMENTOS 4.5 % 2.8 % 2.0 % 1.1 % - 5 % 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 CRESCIMENTO DA PROPAGANDA VERDE: MÍDIA MUDANÇA IMPRESSA % TV %

68 CONSUMIDOR VERDE CARACTERÍSTICAS:
Busca a qualidade evitando produtos com impactos ambientais negativos Recusa produtos derivados de espécies em extinção; Observa os selos verdes; Leva em conta a biodegradabilidade do produto; Escolhe produtos isentos de alvejantes e corantes; Admite sobrepreço relativo à qualidade ambiental; Não compra produtos com embalagens excessivas; Prefere produtos com embalagens recicláveis;

69 O conceito de eco-eficiência
Apelo para assegurar que seus sistemas de produção, produtos e serviços estão comprometidos com uma performance econômica e ambiental corretas Condutas que a empresa adota na busca pela eco-eficiência minimização do consumo de matérias-primas virgens e sua substituição por materiais reciclados concentração de esforços para diminuir a toxicidade de seus produtos, aumentando-lhes sua vida útil redução de gasto de energia em seus processos


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