Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVinícius Sousa Alterado mais de 10 anos atrás
1
Relembrando o uso de outros sinais de pontuação
Aula 5 Nome
2
DICAS PARA USAR ESTE CADERNO
Neste Caderno de Exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ). 2 – Salvar.
3
Neste Caderno, você vai exercitar o uso correto de outros sinais de pontuação além da vírgula.
4
1. Em uma das frases a vírgula é inadequada. Identifique-a e dê a razão.
d) Para lá da via férrea, meninos empinavam papagaios. Colhiam café bandos de moças alegres, cantadoras, muito bonitas. b) Menino pobre, Zezinho não tinha roupa nova para ir à festa. e) Mugidos tristes de reses famintas, cortavam o silêncio da noite. c) A tartaruga, conhecido réptil aquático, vem à terra para a desova.
5
2. Recoloque, em cada período, o ponto e vírgula omitido.
Clique na figura para saber mais sobre a Revolução de 1932 Clique na figura para saber mais sobre a Dengue
6
3. Empregue corretamente o ponto e vírgula.
7
4. Assinale com “X” a opção em que está correto o emprego do ponto e vírgula.
a) Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se um macambúzio. b) Solteiro; foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo; tornara-se um macambúzio. c) Solteiro, foi um menino; turbulento, casado; era um moço alegre viúvo, tornara-se um macambúzio. e) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo; tornara-se um macambúzio. d) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; era um moço alegre, viúvo; tornara-se um macambúzio.
8
5. Empregue, convenientemente, vírgula, ponto e vírgula e dois-pontos.
9
6. Preencha os parênteses com os sinais de pontuação adequados.
Assinale a única alternativa correta: os espaços foram preenchidos, na sequência, com a) ponto e vírgula / vírgula / vírgula / vírgula b) vírgula / dois-pontos / dois-pontos / vírgula c) ponto e vírgula / ponto e vírgula / ponto e vírgula / ponto e vírgula d) vírgula / dois-pontos / ponto e vírgula / ponto e vírgula e) dois-pontos / ponto e vírgula / vírgula / vírgula
10
7. Justifique o emprego dos sinais de pontuação nos trechos abaixo.
1) A aliança PT-PMDB não se reproduz em 13 estados. 2) O endereço eletrônico do blog do Ensino Propulsor é 3) O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) quer concluir a BR-448, Rodovia do Parque, antes do prazo previsto, que é na metade de (Jornal NH, , p. 28)
11
8. Nos trechos que seguem só há pontos finais. Pontue-os adequadamente.
12
Clique no livro para baixar o conto completo
Continuação... Clique no livro para baixar o conto completo
13
9. Demonstre os conhecimentos que você possui sobre pontuação.
Manifeste sua opinião, respondendo a UMA das perguntas em uma CARTA a ser enviada a um jornal de circulação nacional. Sua carta será publicada na seção “ Interagindo com o leitor!” Use argumentos convincentes. Que pena deveria ser aplicada a quem maltrata animais? O que você acha da conversão de penas em trabalhos comunitários? Como diminuir a violência contra os menores?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.