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HDRI e Mapeamento de tons

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Apresentação em tema: "HDRI e Mapeamento de tons"— Transcrição da apresentação:

1 HDRI e Mapeamento de tons
Asla Sá Setembro 2005

2 Limitação das imagens LDR
Apesar de uma imagem 24-bits sRGB ser razoável para se trabalhar com monitores CRT, isso é muito limitado comparado ao que é alcançado pelo olho humano. Imagens 24-bits foram uma revolução tecnológica no momento em que passaram a ser viáveis computacionalmente, agora estamos diante de uma nova mudança tecnológica de grandes proporções. Corte bidimensional dos espaços 3D – sRGB color gamut comparado ao CIE Luv

3 Frentes de pesquisa Aquisição de imagens HDR Formatos de imagens HDR
Novos Hardwares: cameras HDR. Hardwares já no mercado: aquisição de um conjunto de imagens com variação de exposição e combinação dessas imagens por software. Formatos de imagens HDR Conveniência dos formatos para armazenamento, compressão, desenvolvimento e edição das imagens. Visualização das imagens HDR Em midias com gamute limitado conhecido como mapeamneto de tons. Novos Hardwares: display HDR.

4 Aquisição de HDRI Para fotografia Para vídeo
Bracketing (conceito de exposição) HDRShop Hardware: novos sensores Para vídeo Video HDR Hardware: novos sensores para vídeo Obs.: Softwares de renderização baseados no conceito de propagação de radiância (como o RADIANCE) geram grandezas naturalmente HDR. Por esse motivo o problema de mapeamento de tons vem sendo estudado Desde que o conceito do RADIANCE foi proposto, no entanto a formalização do conceito de HDR é posterior.

5 Fotografia Básica Exposição Tempo de exposição (shutter).
Abertura do diafragma. Sensibilidade do filme/sensor (ISO/ASA).

6 Objetivo: + + = Combinar imagens LDR para gerar uma imagem HDR.
Luminâncias ↔ Radiance Maps

7 Input image from Nikon D100 (Exposure time: 1/10 sec
Input image from Nikon D100 (Exposure time: 1/10 sec., Aperture: f/8, ISO: 100) – Image is © 2005 Harlan Hambright, St. Simons Island, GA, USA

8 Input image from Nikon D100 (Exposure time: 1/30 sec
Input image from Nikon D100 (Exposure time: 1/30 sec., Aperture: f/8, ISO: 100) – Image is © 2005 Harlan Hambright, St. Simons Island, GA, USA

9 Input image from Nikon D100 (Exposure time: 1/100 sec
Input image from Nikon D100 (Exposure time: 1/100 sec., Aperture: f/8, ISO: 100) – Image is © 2005 Harlan Hambright, St. Simons Island, GA, USA

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11 HDR Shop Conceito de software para HDRI.
[mostrar o software] Obs.: O Photoshop CS2 já é capaz de ler formatos HDR, acredito que na próxima versão do Photoshop esses recursos já estejam bem avançados!

12 Formatos HDRI Formatos de Imagem HDR Formatos de Vídeo
Extensões de formatos de imagem clássicos podem ser propostos, assim como novos formatos. Formatos de Vídeo Em vídeo a questão de compressão se torna mais grave.

13 Radiance Format (.pic, .hdr)
(145, 215, 87, 149) = (145, 215, 87) * 2^( ) = ( , , ) (145, 215, 87, 103) = (145, 215, 87) * 2^( ) = ( , , ) 8 bits por canal: 3 mantissas + 1 expoente Formato simples com código fonte livre Não cobre todo o gamut...

14 Portable FloatMap (.pfm)
É a representação com maior precisão! 12 bytes por pixel, 4 por canal Similar ao floating point TIFF Os arquivos ficam enormes...

15 TIFF LogLuv 32 bit format Os dois formatos apresentados anteriormente são extensões de RGB, agora apresentamos um formato baseado no Luv (sistema de cor que decompõe crominância e luminância).

16 Codificação baseada em Luv
Variantes da codificação logaritmica 10-bit log luminance value + 14-bit CIE (u´,v´) lookup to squeeze everything into a standard-length 24-bit pixel. following a perceptual model allows you to make much better use of the same number of bits. extend to the full visible gamut and 4.8 orders of magnitude of luminance in imperceptible steps. 16 bits for a pure luminance encoding, allowing negative values and covering a dynamic range of 38 orders of magnitude in 0.3% steps, which are comfortably below the perceptible level. 16 bits for signed luminance, then adds 8 bits each for CIE u´ and v´ coordinates to encompass all the visible colors in 32 bits/pixel.

17 Comparação dos Formatos

18 Visualização de HDRI: Mapeamento de tons
TMO linear TMO Larson

19 Principais diferenças
Operadores Locais X Globais Espaço de cor utilizado De onde vem a inspiração: Simulação da visão, fotografia clássica, conveniências matemáticas, conveniências de implementação. O que importa: Qualidade perceptual, velocidade de aplicação, iteratividade com o usuário.

20 Alguns operadores...

21 Bibliografia http://www.debevec.org/ http://www.hdrshop.com/


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