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Trabalho 2 – Imagens Panorâmicas
Andrei Monteiro Fundamentos de Computação Gráfica Prof. Marcelo Gattass
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Objetivo Implementar um visualizador de imagens panorâmicas.
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Método Sphere Mapping Geração de doordenadas de textura automática do OpenGL Manipulação na matrix de textura; Setar coordenadas de textura por vértice da esfera. Manipulação da câmera no espaço do olho.
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Implementação - Esfera
x = r cos( theta ) cos( alpha ); y = r sin( theta ) z = r cos( theta ) sin( alpha ); alpha [0, 2π], theta [-π/2, π/2]
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Implementação - Textura
1, π/2 Segmentação: 12x12 0, -π/2 0, 0 1, 2π Inverter culling (front -> back)
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Implementação - Câmera
sphere y(c) r p(w) z(c) Rotacionar apenas a câmera!
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Implementação - Câmera
y(c) x(c) -z Não pode girar no eixo z da câmera! ERRADO!
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Implementação - Câmera
y-axis = ?? sphere y(c) z(c) r p
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Implementação - Câmera
y-axis em coordenadas do olho? Utilizar ModelView P(eye) = MV * P(world) y-axis(eye) = MV * (0,1,0) Girar em torno de y-axis(eye)!!!
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Implementação - Câmera
Restrição: ERRADO!!!
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Implementação - Câmera
Restrição up(w) = MV-1 * (0,1,0) <up(w) . (0,1,0)> = 0 <up(w) . (0,-1,0)> = 0 Obs: (0,1,0) e (0,-1,0) escolhidos como polos.
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Referências Fonte de Imagens
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