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5º Congresso Paranaense do Ambiente Construído

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Apresentação em tema: "5º Congresso Paranaense do Ambiente Construído"— Transcrição da apresentação:

1 5º Congresso Paranaense do Ambiente Construído
Perspectivas Político-Econômicas Maurílio Leopoldo Schmitt Federação das Indústrias do Estado do Paraná

2 Dados sócio-econômicos (1/3)
PIB do Brasil cresceu: 4,5%de 60 a 80; 0% de 80 a 95; 2,3%de Contabilidade do crescimento econômico: aumento do insumo CAPITAL; aumento do insumo TRABALHO; aumento da produtividade total dos fatores (influência residual). Características do período 80 a 95: inflação alta; baixa relação (X+M)/PIB; alto grau de intervenção na economia; sistema fiscal encorajador da informalidade políticas não visam aumentos de poupança e educação.

3 Dados sócio-econômicos (2/3)
Reforma dos anos 90. Plano Real. Déficit fiscal. Reformas estruturais. Menor intervenção do Estado na economia. Privatizações. Diminuição de barreiras ao comércio e investimentos estrangeiros. Comparações internacionais. Custo de bens de investimentos: EUA 100; BR 180 em 1990; 145 em 1997; 140 em 2004.

4 Dados sócio-econômicos (3/3)
Taxa média de investimento (Brasil) 1960: 19% 1972: 25% 1995: 21% 2005: 20%

5 Taxa de Juro Real SELIC IPCA Taxa de Juros Real 1995 53,2 22,4 25,1
% média anual SELIC IPCA Taxa de Juros Real 1995 53,2 22,4 25,1 Taxa de Câmbio Semi-Fixa 1996 26,9 9,6 15,8 21,5 1997 24,6 5,2 18,4 1998 28,6 1,7 26,5 1999 25,1 8,9 14,9 2000 17,3 6,0 10,7 Taxa de Câmbio Flutuante 2001 17,2 7,7 8,8 2002 19,2 12,5 5,9 10,5 2003 23,2 9,3 12,8 2004 16,2 7,6 8,0 2005 19,1 5,7 12,7 Fonte: Banco Central do Brasil.

6 Despesas correntes como % do PIB tendem a crescer elasticamente
Despesas Correntes da União (% do PIB) 15,03 14,44 14,64 15,30 15,78 15,96 16,75 17,24 16,88 17,21 17,60* 14,0 14,5 15,0 15,5 16,0 16,5 17,0 17,5 18,0 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 * Estimativa.

7 Os Benefícios Previdenciários vêm crescendo como % do PIB
8,0 7,6 7,5 7,1 7,0 6,9 6,5 6,5 6,3 6,0 6,0 6,0 5,8 5,5 5,4 5,3 5,0 5,0 4,5 4,0 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

8 Nível de investimentos

9 DESPESA DO GOVERNO CENTRAL

10 O peso dos tributos - Brasil
Fonte: SRF e INSS.

11 Gastos da União Proposta orçamentária 2007
Aumento de 9,53% (sobre 2006) das despesas obrigatórias. Aumento de 10,35% (sobre 2006) das despesas discricionárias.

12 Divisão Federativa da Receita Tributária
Arrecadação Direta – 2005 União Estados Municípios 68,5% = 26,7% do PIB 25,9% = 10,1% do PIB 5,5% = 2,2% do PIB Receita Disponível – 2005 União Estados Municípios 57,8% = 22,5% do PIB 25,2% = 9,8% do PIB 17,1% = 6,7% do PIB 25,9% 17,1% 5,5% 25,2% 57,8% 68,5% FONTE: Fórum Fiscal dos Estados - FGV, Brasília, abril de 2006

13 Constatações Internacionais
Idade de ouro, a partir da queda do Muro de Berlim: incorporação da Euroásia à economia internacional, na era da informática sob a hegemonia Americana. Analogia com a incorporação das Américas, na revolução industrial, sob a hegemonia Britânica ( ). Risco maior a curto prazo: aquecimento excessivo impulsionado por juros longos e baixos e prêmios de risco reduzidos. Incógnitas: Irã, Coréia do Norte, terrorismo, petróleo.

14 Cenário da Economia Mundial
2006 2007 Crescimento Estados Unidos Zona do Euro China Mundo Comércio Mundial Brasil 3,5% 2,0% 9,5% 4,9% 9,0% 2,9% 2,5% 1,7% 5,1% 6,0% 3,0% Preços (alta das commodities) Petróleo Bruto Agrícolas Metálicas 65US$/ba +8% +40% 58US$/ba -5% -15%

15 Constatações nacionais
Dinamismo industrial competitivo é fator-chave para alto desempenho em matéria de crescimento do PIB e de participação no comércio mundial As condições macroeconômicas são determinantes: taxa de câmbio efetiva, taxa de juros e condições de financiamento afetam decisivamente o fluxo de investimentos No Brasil condições adversas fizeram a indústria encolher e perder posição global O perfil da nossa indústria é frágil em alta tecnologia e as atividades de inovação são, em geral, rarefeitas

16 O verdadeiro problema da economia nacional
A manutenção da atual dinâmica de aumento dos gastos públicos é incompatível com a elevação do crescimento econômico. Despesas crescendo em velocidade superior às receitas travam o desenvolvimento do País.

17 Perspectivas para a indústria
Dificuldades para todos os setores: Carga Tributária: não há perspectivas de redução. Juros: ainda longe dos patamares internacionais. Custos: ainda em ascensão.

18 Perspectivas para a indústria
Dificuldades para os setores exportadores: Câmbio: não há perspectivas de alteração significativa. Demanda internacional: leve declínio do crescimento mundial (± 4,9% em 2007; ± 5,1% em 2006). Barreiras não-tarifárias: países desenvolvidos estão aumentando a proteção (suco de laranja – EUA, p. ex.).

19 Perspectivas para a indústria
Dificuldades no setor agro-industrial: Agricultura: terceira safra consecutiva prejudicada pelo clima e redução da demanda por grãos utilizados na criação de frangos. Frangos: gripe aviária (Pode elevar o consumo de carne suína). Carne Bovina: aftosa.

20 Perspectivas para a indústria
Vantagens: Agro-indústria: alguns setores com preços internacionais competitivos e em ascensão: café, suco de laranja, açúcar (este último pode provocar aumento de demanda de xarope de milho). Exportações: gêneros com insumos de alto valor agregado importados têm relativa vantagem na exportação (setor automotivo).

21 Perspectivas para a indústria
Vantagens Demanda interna Ainda aquecida pela elevação do emprego (3% em 2005 e 5,9% em 2006 – até agosto), massa salarial real (4,79% em 2005 e 3,5% em 2006 – até agosto) e principalmente pelo crédito ao consumidor em abundância (49,93% de aumento em 2005 e 34,62% em – até agosto). Aumento do salário mínimo, c.m. da tabela do Imposto de Renda, pacote da construção civil, expansão de gastos públicos em programas sociais (bolsa-família), etc.

22 Perspectivas para a indústria
Fatores estimulantes do consumo no Brasil em 2006 R$ bilhões Aumento do salário-mínimo 16,0 Aumento do salário-mínimo do funcionalismo estadual e municipal 2,0 Bolsa-família 2,3 Pacote da construção civil 4,8 Imposto de renda 2,5 Crédito consignado 8 Total(*) 35,6 (*)Exceto o crédito consignado, todos os demais fatores são de política fiscal.


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