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ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
I. NATUREZA DA FONTE Livro didático do gr. didaktikós der. do v. gr. didáskó 'ensinar, instruir‘ ( Houaiss)

2 Conjunto de relações: Sujeitos: que ensina/ que aprende
Métodos e conteúdos: o que ensinar/ como ensinar Espaços sociais: o “locus” do ensino/ instituições RELAÇÕES PÓLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS SOCIEDADE/ TEMPO PRESENTE

3 Livro didático : produção cultural contemporânea
Livro didático : produção cultural contemporânea. Está sujeito à padrões e regras disciplinadoras da sociedade e do saber. Estas regras ( disciplina social e intelectual) constituem elementos fundamentais na análise: Qual a concepção que se tem sobre o professor e sobre o aluno? ( o que se espera de ambos) O que significa ensinar? E o que é importante ensinar? Como ensinar? ( o que se espera do conhecimento) O que é a escola? Qual o significado da escola na sociedade contemporânea? ( o que se espera da escola)

4 O sujeito na expressão: “o que se espera de...” é variado:
Órgãos oficiais: MEC, Secretarias de Educação, etc. Isto é, o que o Estado espera do professor, do aluno, do conhecimento e da escola? Políticas públicas de educação, documentos oficiais dão conta de responder à esta questão? Não. Estes documentos demandam também análise. Produtores culturais: Editoras, imprensa falada e escrita, etc. A análise das políticas editoriais, das perspectivas dos produtores culturais, etc, constituem um termômetro indicativo das espectativas de determinados agentes sociais acerca do papel de professores, de alunos, do conhecimento e da escola.

5 A escola e seu entorno: pais, alunos e professores, administradores escolares, tem também suas expectativas quanto às questões apontadas, sobre si e sobre os outros. Assim: o livro didático, é, em sua natureza, bem mais que um simples “facilitador”, ou “instrumento” de ensino. Ele é produto/produtor/reprodutor(?) de um conjunto de relações de poder que configuram a sociedade do presente. Neste sentido, é um “locus” de conflito de interesses distintos.

6 II. PERIODIZAÇÃO Problema aparentemente de fácil resposta, a idéia da periodização estabelecida pelo autor/ contida no livro demanda também análise que implica na compreensão de determinado constructo social. Nosso caso específico: o que é moderno? O que é contemporâneo? Quando nasceram estas idéias? Qual era o seu conteúdo? Estes mudaram? Permanecem? Quando mudaram e por que? O livro reproduz? Não reproduz? Questiona? Inova?

7 Exemplo: A partir do texto “ A construção do pensamento histórico em sala de aula no ensino fundamental tomamos conhecimento de que o desenvolvimento tecnológico é um elemento importante para definir a relação passado presente.

8 “Revolução Industrial – Revolução Francesa”
O próprio termo implica nesta concepção de progresso. Atualmente incorporado pela industria da propaganda: “faça uma revolução na sua vida, compre a lavalouças X” Esta idéia associa-se à outra: liberdade individual. Isto é a tecnologia proporciona liberdade, que é um conceito fundamentalmente político, que remete à “Revolução Francesa”. Assim, as relações entre tecnologia e política compõem um aspecto fundamental do que é moderno e contemporâneo. Normalmente, isto é visto pelo prisma do progresso.

9 O termo progresso tem inúmeros significados, mas, por assim dizer, em termos gerais é visto como MELHORIA, APERFEIÇOAMENTO: as vantagens da indústria sobre o artesanato, da luz elétrica sobre a vela, do automóvel sobre a carroça.

10 Este modo de pensar, condiciona, por assim dizer a definição da modernidade/contemporaneidade: Revolução Industrial / Revolução Francesa. O problema está nas dissociações promovidas pelos livros didáticos, isto é, já se viu algum livro didático abordando o “Nazi- fascimo” como modernidade?

11 Todos aqueles princípios da modernidade como a assepsia, a limpeza, a higienização, isto é, princípios da moderna medicina, como já demonstrou Foucault, engendraram determinadas disciplinas sociais, determinados gostos e hábitos. São estes princípios médicos, assim como os princípios da história metódica ( a história nacional – nacionalismos), como os do direito ( soberania), que estão na base do “Nazi- fascismo”. Daí temos:

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15 III. HIERARQUIA DE IDÉIAS
A hierarquia de idéias, representa de modo imediato aquilo que o autor/autores desejam transmitir enquanto conteúdo a ser apreendido. Assim, o fundamental é verificar, não apenas uma suposta contradição entre o enunciado das intenções com o texto, mas sim, AS RELAÇÕES entre ENUNCIADO – TEXTO – SOCIEDADE

16 E.g.

17 Aqui se configuram os problemas do estabelecimento de relações
Texto principal ( conteúdo/ o que se espera) Texto secundário ( conteúdo/ o que se espera) Imagens ( conteúdo; o que se espera) Atividades (Reforço/Reafirmação do conteúdo/ação que se espera)

18 IV. CONJUNTURA HISTÓRICA QUE SE PRODUZIU O DOCUMENTO
Análise das condições sócio-históricas da produção do livro Análise das condições historiográficas da produção do livro

19 V. UNIVESO IDEOLÓGICO Público a que se destina: alunos – ensino médio/ ensino fundamental – escola pública/escola privada Leitura do real que propõe.

20 BIBLIOGRAFIA JANOTTI, Maria de L. M. A falsa dialética: Justiniano José da Rocha. Revista Brasileira de História. São Paulo 2 (3), março, 1982, p FURET, François. O nascimento da história. In A oficina da história. Lisboa: Gradiva, s/d, p GRAFTON, Anthony. As origens trágicas da erudição. Campinas: Papirus, 1998. MOMIGILIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Bauru: EDUSC, 2004.


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