A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA_2010 IOLANDA G. L. DA SILVA Blog em contexto Escolar BlogEduca Geração Digital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA_2010 IOLANDA G. L. DA SILVA Blog em contexto Escolar BlogEduca Geração Digital."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA_2010 IOLANDA G. L. DA SILVA Blog em contexto Escolar BlogEduca Geração Digital

2 Apresentação Um dos problemas associados à utilização de portfólios prende-se com a sua difícil portabilidade e com o espaço físico que o seu arquivo acarreta. Os problemas enumerados podem, em grande escala, ser resolvidos com recursos à tecnologia e à adaptação de suportes digitais multimídia. Alguns serviços de blogs, para além de textos, permitem incorporar imagens digitalizadas e estabelecer ligações para ficheiro de vídeo e áudio permitindo assim constituir verdadeiros portfólios digitais multimídia. Torna-se assim possível construir e aceder à consulta de portfólios que interagem documentos sob diferentes linguagens de natureza diversa ( texto, vídeo, imagem estática, som etc.)

3 A criação de um blog como base para a construção de um portfólio digital permite aos alunos terem seu espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as atividades e temáticas abordadas ao longo das aulas. Este tipo de abordagem pode ser adaptada às mais diversas situações e objetivos pedagógicos podendo, por exemplo, ser utilizada para documentar e divulgar no ciberespaço o trabalho e as reflexões desenvolvidas por uma turma.

4 Paulo Freire buscava fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, através de recursos áudio- visuais. Reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de construção do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.

5 Iolanda G. L. da Silva Orientadora Pedagógica Orientadora Pedagógica E.M.Epitácio Campos Caiçara_Piraí _RJ

6 BlogsEducativos

7 Página interativa que permite publicações em forma de diário, em ordem cronológica e permite comentários dos internautas. O blog é uma ferramenta de fácil utilização, que não exige maiores conhecimentos de programação, o que facilitou que milhares de pessoas publicassem suas idéias. Os blogs proliferaram-se rapidamente com diferentes finalidades como diário virtual, piadas, notícias, poesias, fotos, etc. O QUE É BLOG? O QUE É BLOG?

8 Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a leitura. BLOGS EDUCATIVOS

9 São inúmeras as vantagens da utilização do blog como ferramenta para a aprendizagem, desde que haja um projeto a ser desenvolvido. BLOG NA EDUCAÇÃO

10 Têm grande poder de comunicação: oferecem espaços de diálogo onde os alunos são escritores, leitores, pensadores.

11 Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. BLOG NA EDUCAÇÃO

12 O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog pode ser feito coletivamente. BLOG NA EDUCAÇÃO

13 Para construir um blog é preciso apenas cadastrar uma conta num provedor, preencher alguns dados e em poucos minutos já se pode publicar. Os provedores podem ser pagos ou gratuitos, havendo algumas vantagens a mais para os primeiros, principalmente quanto ao espaço oferecido. A grande maioria dos internautas utiliza os serviços gratuitos do blogger, uol, weblogger, blig e outros. Como fazer?

14 (...) O fato de que o o homem é capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele é capaz de realizar o infinitivamente improvável. E isso, por sua vez, só é possível porque cada homem é singular, de sorte, a cada nascimento, vem ao mundo algo singular novo (...) Hannah Arendt O princípio da ação está sempre em nós Aristóteles O que o agir e o fazer revelam sobre o ser Humano

15 Permitir aos alunos terem o seu espaço digital de acompanhamento e reflexão sobre as atividades e temáticas abordada ao longo das aulas. Objetivos: Documentar a produção textual dos alunos e divulgar no ciberespaço o trabalho e as reflexões desenvolvidas pela turma. Formação de alunos leitores, trazendo a literatura para o espaço da internet. Construir o conhecimento de forma colaborativa. Estimular a comunicação através da leitura e escrita. Desenvolver habilidades de interação, através da internet, estabelecendo relações entre diferentes realidades de espaços geográficos diversos. Valorizar a produção textual dos alunos através da publicações de seus textos na Internet. Instigar o debate, a reflexão, assumindo um posicionamento frente às questões geradoras estudadas na escola, dando à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania.

16 Com a mão no coração fechou os olhos e sentiu-se descoberta. Antes tímida, perdeu o medo. Aprendeu a colocar sentimentos Encontrou o seu valor; E aumentou a sua visão de mundo. Não tendo preconceitos, Aceitou as diferenças, Escutou, viu, percebeu o outro e descobriu que, Fazendo parte deste quebra cabeça, É uma peça importante que contribui, participa E caminha com o objetivo comum de transformar, E saber que para isto, É preciso sonhar. Vanda Farias

17 Citação de referências http://vidassecascolbachini.zip.net http://trocandoletras.zip.net http://palavraaberta.blogdrive.com http://www.poie.com.br http://br.geocities.com/marlifiore/caxias www.joraga.net cathy.spaceblog.com.br pt.fotolia.com sergio.pro.br

18 O educando deve ser autor e não mero receptor.O educador deve ser instigador da reflexão e mediador no processo de construção do conhecimento. Profª Marli Fiorentin Contatos: E-mail: iolandalibanio@yahoo.com.briolandalibanio@yahoo.com.br iolandag@ig.com.br http://iuliamoranguinha.blig.ig.com.br

19 Penso que cumprir a vida Seja simplesmente Compreender a marcha Ir tocando em frente Como velho boiadeiro Levando a boiada Eu vou tocando os bois pela longa, estrada, eu vou Estrada eu sou Trecho da música:Tocando em Frente Almir Sater Almir Sater Cada um de nós Compõe a sua história Cada ser em si Carrega o dom De ser capaz De ser feliz


Carregar ppt "INFORMÁTICA_2010 IOLANDA G. L. DA SILVA Blog em contexto Escolar BlogEduca Geração Digital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google