A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas de Ciências 2010 - Química - Ligações Mariluce Doria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas de Ciências 2010 - Química - Ligações Mariluce Doria."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas de Ciências 2010 - Química - Ligações Mariluce Doria

2 Uma Abordagem Microscópica
Reações Químicas: Uma Abordagem Microscópica

3 Reações Químicas A queima de uma vela, a obtenção de álcool etílico a partir de açúcar e o aparecimento de ferrugem em um pedaço de ferro são exemplos de transformações onde são formadas substâncias com propriedades diferentes das substâncias que interagem. Tais transformações são chamadas reações químicas. As substâncias que interagem são chamadas reagentes e as formadas, produtos. Em todas as reações Químicas há transformação de energia.

4 Reações Químicas As reações que absorvem Energia são chamadas de endotérmicas. As reações que liberam Energia são chamadas de exotérmicas.

5 Reações de Combustão

6 Reações de Combustão TEORIA DA COMBUSTÃO
Combustão é um processo de oxidação rápida auto sustentada, acompanhada da liberação de luz e calor, de intensidade variáveis. Os principais produtos da combustão e seus efeitos à vida humana são: GASES (CO, HCN, CO2, HCl, SO2, NOx, etc., todos tóxicos); CALOR (pode provocar queimaduras, desidratação, exaustão, etc.); CHAMAS (se tiverem contato direto com a pele, podem provocar queimaduras); e FUMAÇA (a maior causa de morte nos incêndios, pois prejudica a visibilidade, dificultando a fuga).

7 Para que ocorra a combustão são necessários:
Reações de Combustão Para que ocorra a combustão são necessários: Material oxidável (combustível) Material oxidante (comburente) Fonte de ignição (energia) e Reação em cadeia

8 Reações de Combustão Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente (em geral o oxigênio) numa reação de combustão. Comburente é o material gasoso que pode reagir com um combustível, produzindo a combustão. Ignição é o agente que dá o início do processo de combustão, introduzindo na mistura combustível/comburente, a energia mínima inicial necessária. Reação em cadeia é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres, que são formados durante o processo de queima do combustível.

9 Reações de Combustão Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.

10 Reações de Síntese Estas reações são também conhecidas como reações de composição ou de adição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos. Vamos ver uma ilustração deste tipo de reação! Exemplos:

11 Reações de decomposição

12 Reações de decomposição
Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de análise. Que tal dar uma olhadinha em uma ilustração e em alguns exemplos?

13 Reações de decomposição
Exemplos:

14 Reações de Simples Troca
Estas reações ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição. Como será que isto ocorre? Vamos ver alguns exemplos para entender melhor estas reações.

15 Reações de Dupla Troca Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. Vamos aos exemplos?

16 Propriedades dos minerais dependem de:
química (composição) b. estrutura (dependendo de T e P) Grafite (C) Diamante (C)


Carregar ppt "Aulas de Ciências 2010 - Química - Ligações Mariluce Doria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google