A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de 2002. CEDEM – FMUSP Centro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de 2002. CEDEM – FMUSP Centro."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de 2002. CEDEM – FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica

2 Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de 2002. Objetivos: Identificar razões para oferecimento das disciplinas. Avaliação do docente em relação à demanda. Meios de apresentação e avaliação dos cursos oferecidos.

3 Método: Levantamento de disciplinas optativas oferecidas nos primeiro e segundo semestres de 2002 com relação matriculados/vagas (M/V) igual a zero ou maior que 0,7. Entrevista semi-estruturada com docentes convidados, com horário marcado e duração prevista de 40 minutos. Realizadas por Dra. Patrícia Bellodi ou Dr. Joaquim Vieira no CEDEM. Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de 2002.

4 Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP. Resultados. 210 Exclui: PCM IPPM 309 246 Optativas 63 Obrigatórias 338 253 Optativas 85 Obrigatórias OptativasFaculdadeCurso médico Disciplinas do curso médico FMUSP - 2002.

5 13 (23%)23 (40%)57 (38%)151Total 2 (7%)12 (43%)28 (30%)92II sem 11 (38%) 29 (49%)59I sem > 0,7Zero Compareceram (% Convocadas) Convocadas (% Total) Total oferecidas 2002 Disciplinas Optativas oferecidas na FMUSP, 2002. Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP. Resultados.

6 Vagas ou créditos pouco influenciaram procura nos cursos desta amostra. Maior limite (3o. ou 4o. Ano) = menor procura. Razões dos docentes para oferecimento: –Zero: importância, despertar interesse, deficiência de um tema no C. Obrigatório. –Alta: linha de pesquisa docente. Relação entre optativas X nuclear não tem interpretação distinta entre grupos: –Aprofundar ou apresentar conteúdo. Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP. Discussão.

7 Categoria das disciplinas: médica pura. Alternativas: subsidiária ou não-médica. Avaliação de modo geral é informal em ambos grupos: conceito e freqüência. Motivos da procura: –Zero = falhas na divulgação, tema restrito, poucos créditos. –Alta = interesse, atividades práticas e diversas, boa divulgação. Auto avaliação: –Créditos e Carga Horária pouco atraentes, desorganização do conteúdo e material/local inadequado(s) para o curso. Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP. Discussão.

8 Deficiência de orientação de como fazer disciplina considerando o interesse do aluno. Dificuldade associar assistência com ensino. Aulas práticas não têm espaço para desenvolvimento. Temas: –GERAIS com mais créditos. –ESPECÍFICOS com menos créditos. Optativas no internato. –Proposta: tardes fixas durante 2 ou 3 meses. Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP. Conclusões.

9 Suporte administrativo: secretaria própria. Suporte pedagógico: capacitação didática ou otimização de material didático. –i) objetivos, ii) conteúdo, iii) avaliação. MERCADO: –5 créditos por semestre preservando número de períodos oferecidos no currículo atual. –2 ou 4 créditos para optativas. 4 créditos para cursos de introdução, temas gerais. 2 créditos para cursos especializados, aprofundar tema. –1 crédito para Tutoria. Estender abrangência dos cursos optativos com mínimo de 2 anos subseqüentes. Estudo das disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP. Propostas.


Carregar ppt "Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de 2002. CEDEM – FMUSP Centro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google