Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
EQUIPE NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
2
-Testemunho da Equipe Nossa Senhora da Esperança
A REUNIÃO DE EQUIPE -Testemunho da Equipe Nossa Senhora da Esperança - Pontos importantes do estudo do livro “Vida de Equipe” - Pontos importantes em nossas vidas referente o estudo e apresentação de “A Ecclesia” no Mutirão de 2011
3
ANA LÚCIA E FRANCISCO REUNIÃO DE EQUIPE
“A REUNIÃO MENSAL: CONSTITUI, COM EFEITO, O TEMPO FORTE DA VIDA COMUNITÁRIA DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA. POR SER O PONTO MAIS ALTO DE UMA EQUIPE É UM MEIO PODEROSO PARA CADA UM APROFUNDAR A SUA VIDA CRISTÃ, DEVE SER CONTINUAMENTE APERFEIÇOADA, COM A REVALORIZAÇÃO DE CADA UMA DAS SUAS PARTES.” Quando fomos casal responsável de equipe no ano de 2011, fomos convidados pelo Movimento das Equipes de Nossa Senhora para fazermos a leitura e reflexão do livro Reunião de Equipe. Sentimos que seria uma ótima oportunidade de estudarmos novamente os nossos documentos, nos aperfeiçoando ainda mais, pois com o passar dos anos, poderíamos estar nos desviando do verdadeiro sentido do que é uma reunião de equipe. A equipe acolheu muito bem a nossa proposta participando ativamente dos encontros. Com o estudo foi sentida a necessidade de algumas mudanças que foram logo colocadas em prática.
4
Neste período passamos por momentos críticos (ficamos alguns meses sem conselheiro espiritual) superamos esta dificuldade com a ajuda da equipe, nos unimos ainda mais e nos estruturamos melhor baseados nos ensinamentos contidos no livro, nós aprendemos mais a respeito da ajuda mútua, a valorizar a presença de Jesus principalmente nas nossas refeições e melhoramos as nossas orações em resposta à Palavra... Além das dificuldades, tivemos também grandes bênçãos, em seguida fomos agraciados com um conselheiro espiritual maravilhoso que também participou e nos apoiou, se comprometendo em fazer o estudo do livro. Com tudo isso, a nossa equipe se renovou, como se estivéssemos vindo de uma pilotagem, hoje estamos mais atentos e comprometidos em viver fielmente cada momento da reunião de equipe. Enfim, percebemos o quanto é importante buscar um maior conhecimento nos documentos do nosso movimento. "Cristo só pode agir plenamente se estivermos reunidos antes de tudo por Ele, que está no centro do nosso encontro. É imprescindível tomar consciência dessa condição antes da Reunião". “A fé na presença de Cristo é fundamental para que tenhamos profundo respeito pela reunião e entendamos que fomos reunidos por Ele”.
5
LÍGIA E FLÁVIO POR EM COMUM E TEMA
Para nós Ligia e Flavio, esse momento em nossas reuniões de Equipe é de grande valia, pois podemos compartilhar com pessoas queridas o quanto Deus tem feito por nossa vida e matrimonio. A oração tem tido cada vez mais espaço em nosso cotidiano, e assim, estamos cada vez mais perto e “intimo” de Deus o que vem nos mostrando o quanto Ele tem feito por nós. Dividir com pessoas queridas nossas alegrias e tristezas vivenciadas no mês, nos faz refletir o quanto esse momento é rico e importante para nós e nossa Equipe. Falar dos acontecimentos do mês e dos nossos sentimentos na co participação, para nós, tem um significado maior, pois, as vezes nas pequenas coisas, nas ações corriqueiras do nosso dia a dia tentamos enxergar o que Deus está nos mostrando e querendo de nós enquanto pessoa, casal e principalmente cristãos. Temos a certeza de Deus está sempre conosco e que por mais que não entendamos determinada situação, buscamos acreditar que mais adiante veremos que Ele separou o melhor para nós. E é na oração diária que nós conseguimos abrir o nosso coração, nos dispondo ao acolhimento e a ação de graça, estabelecendo desta forma uma “comunhão” espiritual.
6
Nossa Equipe ficou um determinado tempo sem Conselheiro Espiritual até que Deus nos concedeu a graça de conhecer o Pe. Rinaldo que quando assumiu nossa Equipe era ainda seminarista. Participamos juntos de sua caminhada até sua Ordenação Presbiteral. Foi uma oportunidade única que nossa Equipe pode ter. Isso fez com que nossa relação se tornasse cada vez mais significativa, pois, estivemos juntos em alguns dos momentos importantes da vida Sacerdotal de nosso Conselheiro Espiritual. Vale destacar também todo o empenho e dedicação de nosso Padre para com nossa Equipe. Ele tem nos ensinado muito a ter a oração como parte integrante de nossas vidas, proporcionando a nós, ferramentas que nos ajude a praticar a Eclésia no que temos de mais simples em nossas vidas. Tem nos ensinado o quanto é maravilhoso estar perto de Deus através da Escuta da palavra e meditação, fazendo com que aprimoremos essa prática a cada mês. É comum recebermos textos complementares, sejam nos encontros mensais para estudo do tema ou na própria reunião, que de certa forma nos formam e informam sobre a importância e também necessidade de exercermos a oração em nossas vidas. Esses momentos se tornaram momentos de cumplicidade e de formação, fazendo com que busquemos uma sintonia maior com Deus através da oração.
7
GEANETE E JOÃO ACOLHIDA
Estar participando desta "nova" equipe para nós, esta sendo muito bom e talvez por isso, sejamos pouco críticos e mais admiradores da forma como conduzem a reunião e estamos aproveitando bastante, renovando nossa fé e nossa crença no Movimento e seu Carisma. É um grupo heterogênio referindo-se as idades, fases de vida, idade dos filhos, estilo de vida, mas as diferenças sentimos que não interferem, ao contrário, pensamos que isto nos faz ainda mais unidos na fé, na espiritualidade que é a razão de estarmos juntos. O carisma do movimento ficou ainda mais forte para nós. Enfim, só temos a agradecer a Deus e Nossa Senhora por ter-nos indicado o caminho e nos dar esta oportunidade de conhecer novos casais, que já sentimos tão amigos, em tão pouco tempo, e acreditamos que o que contribui também para que tudo isto acontecesse foi a fé de todos e o acreditar no Movimento ENS.
8
VALQUIRIA E DEJANIR TESTEMUNHO DA ORAÇÃO E DA FÉ Para nós a oração têm sido o grande apoio e alimento espiritual para nossa caminhada. Foi através dela e pela nossa fé em Deus que superamos um problema muito grave de depressão em nossa casa e foi também através das preces e orações de nossa equipe, que se prontificou a participar da Santa Missa todos os dias, num período de 9 dias, que um de nossos casais, já nos primeiros dias de oração, foi recolocado no mercado de trabalho, num momento muito delicado de suas vidas, pois haviam adquirido um imóvel naquela oportunidade e estavam muito preocupados como fariam para saldar as dividas. A partir deste acontecimento a equipe se uniu ainda mais e renovou sua esperança na força da oração e da comunhão.
9
BETI E REINALDO UNIÃO COM A IGREJA
A partir do texto Ecclesia, renovamos o nosso entendimento da união que deve existir entre Pequena Ecclesia (Equipe) com a Grande Ecclesia, a nossa Igreja, “se o ramo é quebrado da árvore, o ramo apodrece, se a pequena Ecclesia é cortada da grande Ecclesia, a pequena Ecclesia não é mais uma Ecclesia, mas apena uma reunião qualquer. É preciso que na nossa equipe os corações pulsem no ritmo da nossa Igreja.
10
BETI E REINALDO RUPTURA / AUXILIO FRATERNO
Muito importante a ruptura; significa desligar com aquilo que estamos ligados para fazer um verdadeiro encontro com Cristo, que nos convoca para a Reunião de Equipe e hoje já temos esta consciência de estarmos presentes fisica e espiritualmente nas runiões. Com relação ao auxilio fraterno, os casais e também o nosso SCE estão sempre atentos as necessidades de cada um. Em uma de nossos encontros para rezar o terço, o Pe.Rinaldo, na época Diácono, percebendo que o casal onde seria feito o encontro estava passando por momentos em sua familia e também entre eles, propôs que fizéssemos uma celebração e que muito ajudou o casal.
11
ARLETE E LUIZ Nosso novo casalzinho
12
PE.RINALDO “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34) E nesta pequena Ecclesia, célula via da Igreja, o Sacerdote ocupa o lugar que lhe cabe; ele é o Ministro da Palavra, aquele que nos transmite a Palavra de Cristo.
13
“Morar na oração. Viver na oração
“Morar na oração. Viver na oração. Acolher a coração como um rio subterrâneo, cujo murmúrio aflora sempre a nossa consciência. Não poderemos chegar a isso por nossas próprias forças. A oração contínua é um dom gratuito do Senhor. Mas podemos desejá-la e pedi-la. E principalmente podemos preparar-lhe o terreno. Como? Exercitando-nos na oração freqüente. Para aqueles que chegam a essa oração interior e contínua, a oração do Espírito Santo não é uma simples brasa sob a cinza, mas uma chama que toma conta de todo o ser. Um santo é uma oração viva.” – Orar em 15 dias – PE.Caffarel
14
Depende de sua fé que a reunião seja uma Ecclesia.
15
2) RUPTURA
16
2) RUPTURA Ruptura com aquilo a que estamos ligados. Ruptura exterior, sim, mas que significa uma ruptura interior.
17
3) Convocação em nome de Cristo
Quando estais dois ou três reunidos, eu estou no meio de vós.
18
4) O auxilio fraterno Nisto, todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
19
É com o coração que se escuta a Palavra de Deus.
5) Escutar a Cristo É com o coração que se escuta a Palavra de Deus.
20
Uma oração de ampla intercessão pela Igreja e por todos os fiéis.
6) Responder a Deus Uma oração de ampla intercessão pela Igreja e por todos os fiéis.
21
7) União com a Igreja É preciso que na nossa pequena assembléia, os corações pulsem ao ritmo da grande Igreja.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.