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Hardware para Microcomputadores Conceitos

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Apresentação em tema: "Hardware para Microcomputadores Conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 Hardware para Microcomputadores Conceitos
Profa.: Leda Mara Cadore

2 Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro Além do tipo de processador (K6, Pentium, Celeron, ...), deve-se observar: Tipo e Quantidade de Memória RAM A Marca da Placa Mãe O Modelo da Placa de Vídeo O Tamanho da Memória Cache O Winchester

3 Tipo e Quantidade de Memória RAM:
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro Tipo e Quantidade de Memória RAM: DRAM - Dynamic RAM(memória RAM convencional) SRAM - Static RAM (mais veloz, usada em cache, consome menos energia, a partir do 486 passou a ser incorporada dentro do processador) (8, 16, 32, 64, 128, 256, MB, ...)

4 Placa-mãe é a placa que contém todos os chips - slots de memória RAM
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro A Marca da Placa Mãe: Placa-mãe é a placa que contém todos os chips - slots de memória RAM Asus P2 L97 ( utilizado pelos processadores Pentium e Celeron) Soyo SY-5BT5 ( utilizado pelo processador K6)

5 O Modelo da Placa de Vídeo: (monitor de vídeo, display, tela, ...)
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro O Modelo da Placa de Vídeo: (monitor de vídeo, display, tela, ...) São divididos em dois grandes grupos: Os que usam tubos semelhantes a tubos de TV Os que utilizam uma tela plana (micros portáteis: notebook) vantagens: peso e tamanho menor, baixo consumo de energia desvantagens: dificuldade de leitura em ambientes não-iluminados

6 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: Placa de Video - resolução A qualidade do que é mostrado na tela é dita resolução do monitor de video, designada pelos Pixels (menor elemento de uma imagem). A resolução depende: do software que está sendo utilizado; do monitor; dos circuitos internos (Placa controladora de video) que vão gerar a imagem com uma certa resolução. Uma resolução 640x200 significa: 640 pixels por linha e 200 linhas na tela.

7 As faixas de resolução atualmente são:
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: Placa de Video - resolução As faixas de resolução atualmente são: Baixa resolução: até pixels (APPLE II, CGA); Média resolução: até pixels (EGA, VGA); Alta resolução: até pixels (SVGA); altíssima resolução: acima de pixels (Xerox star, controladoras de video) Quanto maior for a resolução, maior será a qualidade da imagem (nitidez) Obs.: Uma foto para ser armazenada com todos os seus detalhes, precisa de milhões de pixels, mais de 1MB!!

8 Memória Intermediária (Buffers/Spool/RAM Disk)
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: O Tamanho da Memória Cache (tipo de memória intermediária) Memória Intermediária (Buffers/Spool/RAM Disk) BUFFERS: São dispositivos especiais criados para operar de modo integrado com os periféricos (discos e impressora)e o processador São compostos de memória do tipo RAM, podendo estr localizados na memória principal, num banco de memória específico ou no próprio periférico (impressora) Enquanto o micro está transferindo dados para o periférico, ele passa a trabalhar com as restrições deste, e o buffer é um reservatório entre o micro e o periférico.

9 1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: O Tamanho da Memória Cache (tipo de memória intermediária) CACHE: É um tipo especial de BUFFER, uma memória RAM de alta velocidade de acesso, localizada entre a CPU e a memória RAM. Seu objetivo é aumentar a velocidade de transferência de dados e instruções, quando solicitados pelo processador. Assim o programa é dividido em pequenos blocos de tal forma que: A memória Cache armazena os blocos usados com maior frequência; A memória RAM armazena os blocos usados com média e alta frequência; Os demais blocos ficam com a memória auxiliar (Winchester)

10 Memória Intermediária (Buffers/Spool/RAM DISK)
1. Hardware/conceitos Pontos Importantes Que Influem No Desempenho Do Micro: O Tamanho da Memória Cache (tipo de memória intermediária) Memória Intermediária (Buffers/Spool/RAM DISK) SPOOL: Mais sofisticado que o Buffer, mas com o mesmo objetivo. É uma área em disco que serve de memória auxiliar para armazenamento das SAÍDAS dos programas (controle de impressão). RAM DISK: Usa uma parte da memória RAM disponível como um disco eletrônico, aumentando as velocidades de processamento dos programas que realizam muito acesso em disco.

11 1. Hardware/conceitos Configuração de um micro:
Na escolha da configuração de um microcomputador deve-se levar em conta qual é o objetivo do usuário e/ou da empresa: um PC para uso geral (doméstico ou escritório)? um PC para ouvidores de Música ou fanáticos por jogos? um PC para profissionais de edição de imagens ou editoração eletrônica? um PC com potência máxima? relação custo/benefício?

12 1. Hardware/conceitos Configuração de um micro:
Configuração mínima de um microcomputador para rodar os aplicativos mais populares, a maioria dos jogos e softwares educativos: um Processador de 800 MHz 128 MB de memória RAM 20 GB de disco rígido (Winchester) placa de video SVGA com aceleração3D e 8 MB de memória monitor de 15” drive de CD-ROM placa de som e modem de 56 Kbps

13 1. Hardware/conceitos Configuração de um micro:
Para ouvidores de música: - um bom conjunto de auto-falantes com subwoofer Para os fanáticos por jogos: - um joystick e uma placa de video mais poderosa Para um escritório onde têm mais de um micro: -uma placa de rede para permitir a interligação entre eles Para profissionais na área de imagens/editoração eletrônica: - investir num computador mais veloz: com processador de 1,2 GHz ; 256 MB de RAM; monitor de 17” e disco de 30 GB

14 1. Hardware/conceitos Estruturas de Processamento e Operação:
Estruturas de Operação: Existem dois modos básicos de Operação: em lotes (em batch) e interativo (on-line) Em lotes (em batch): O usuário precisa fornecer todas as informações necessárias ao programa e não tem acesso a ele durante o processamento. Existe pouca ou nenhuma interação com o usuário. (Ex.: sorteios, listas aprovados, ...) Interativo (on-line): Programas projetados para operar de maneira interativa com o usuário e outros computadores. A entrada de dados é em linha e o processamento é executado em seguida. (Ex.: terminal bancário, código de barras, ...)

15 1. Hardware/conceitos Estruturas de Processamento e Operação:
Monousuário: somente um programa é executado por vez. Ex.: MS-DOS dos PC’S Multitarefa: permite a realização de diferentes tarefas simultaneamente, por ex: editar um texto, imprimir e salvar um arquivo, etc... (OS/2 da Microsoft) Multiusuário: vários usuários passam a compartilhar o mesmo computador. A arquitetura é um computador central e vários terminais, ditos “terminais burros” por não terem processamento próprio. (sistema timesharing do UNIX)


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