A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infrared Data Association

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infrared Data Association"— Transcrição da apresentação:

1 Infrared Data Association
IrDA Infrared Data Association Lucio Cossio, Vanderson Dill

2 Tópicos Visão Geral História O Protocolo IrDA Futuro do IrDA (Giga-IR)
IrDA Control IrDA Data Futuro do IrDA (Giga-IR)

3 IrDA Organização criada para estabelecer padrões de comunicação através da tecnologia de Infravermelho

4 História Surgiu em 1993 como uma tecnologia para suprir as necessidades de substituição de cabos por uma comunicação sem fio. Em 1997, o IrDA lançou a primeira versão do protocolo OBEX (OBject Exchange) que permitia a troca de “objetos” entre dispositivos (vCard, vCalendar, ...). Em 1998 a 3COM revolucionou o mundo PDA incluindo no Palm III capacidade de troca de informações e aplicativos via IrDA. Hoje o IrDA é usado em PDAs, celulares, notebooks, impressoras e outros dispositivos.

5 2 padrões IrDA Data : Consiste num sistema de transmissão de dados ponto-a-ponto recomendado para curtas distâncias e altas velocidades de transmissão. IrDA Control : Consiste num padrão que permite que dispositivos IrDA se comuniquem sem fio a um outro dispositivo host inteligente.

6 IrDA Control É uma arquitetura orientada a comando e controle para a comunicação de um host com dispositivos de entrada sem fio como mouses, teclados, gamepads, etc. Seu propósito é passar pequenos pacotes de controle entre um dispositivo host e um dispositivo de entrada remoto. Esse host pode ser um PC, aparelho doméstico, video-game, central de TV, etc.

7 O padrão IrDA Control deve implementar 3 camadas obrigatórias:
IrDA Control Camadas O padrão IrDA Control deve implementar 3 camadas obrigatórias: IrLMP – Infrared Logical Link Control IrMAC – Infrared Media Access Control IrPHY – Infrared Physical Layer

8 IrPHY IrMAC IrLLC IrDA Control Camadas
Distância de operação igual aos atuais controles remotos unidirecionais Comunicação bidirecional Taxa de transmissão máxima de 75kb/s É otimizada para baixo custo e baixo gasto de energia IrMAC Habilita o dispositivo host a comunicar com múltiplos periféricos (mais de 8 simultaneamente) Assegura uma resposta rápida (13,8 ms) e baixa latência IrLLC Mantém o fluxo de dados, assegurando retransmissão na ocorrência de erros

9 IrDA Control Frames Dois tipos de frames são definidos baseados no máximo tamanho de data que pode ser transmitido por um host ou dispositivo:

10 IrDA Data O modelo inicial SIR utiliza o tipo de comunicação assíncrona. Todos os outros padrões apresentam comunicação síncrona.

11

12 Tiny Transport Protoco (TinyTP) IrCOMM
IrDA Data Camadas IrOBEX - Infrared Object Exchange IrLAN - Infrared Local Area Network IrLAN IrOBEX Tiny TP – Tiny Transport IrCOMM - Infrared Communications Tiny Transport Protoco (TinyTP) IrCOMM IrLMP - Infrared Link Management IR Link Management - Mux (IrLMP) IrLAP - Infrared Link Access IR Link Access Protocol (IrLAP) IrPHY - Infrared Physical Layer IrPHY (SIR, FIR, MIR, ...)

13 IrDA Data / Camadas IrPHY - Camada Física
A transmissão IrDA usa no caso mais simples a porta RS-232. Com uma interface simples, a largura do bit é diminuida para um tamanho máximo de 3/16 do tamanho original para menor consumo de energia. Este tipo de transmissao suporta taxas de transferência de dados de até 115.2kbit/s que é a máxima tranferência suportada pelas UARTs padrões. A demanda mínima de velocidades para IrDA é 9600bit/s, todas as transmissões devem começar nesta frequência para estabelecer compatibilidade.

14 IrDA Data / Camadas / IrPHY Conexão SIR

15 IrDA Data / Camadas / IrPHY Conexões Velozes
Comunicações mais rápidas requerem interfaces especiais e usam uma redução de bit similar ao modo RS232 relatado, mas com uma redução de pulso para ¼ da largura original. Para frequências até 115.2kbit/s a intensidade minima de saida é de 40mW/sr. Para velocidades maiores, a saída possui uma intensidade mínima de 100mW/sr. O tamanho de onda escolhido como padrão está entre 850nm e 900nm.

16 IrDA Data / Camadas / IrPHY Conexões Velozes

17 IrDA Data / Camadas / IrPHY Modulação SIR/MIR (RZI – Return to Zero Inverted)

18 IrDA Data / Camadas / IrPHY Modulação FIR (4PPM – Pulse Position Modulation)

19 IrDA Data / Camadas / IrPHY Durações de Pulso

20 IrDA Data / Camadas / IrPHY Frame SIR

21 IrDA Data / Camadas / IrPHY Frame MIR

22 IrDA Data / Camadas / IrPHY Frame FIR

23 IrDA Data / Camadas / IrPHY Distâncias de Comunicação
Há dois diferentes grupos de especificações para Transmissores/Receptores. O primeiro, referido como Standard, é para uma conexão operando entre zero a até pelo menos um metro. A segunda refere-se a Low Power Option, tem um alcance de operação menor, e só é definido para até kbit/s.

24 IrDA Data / Camadas / IrPHY Ângulo de Emissão

25 IrDA Data / Camadas IrLAP – Link Access Protocol
Segunda camada da especificação IrDA. Obrigatória. Representa a camada Data Link no modelo OSI. As principais atribuições: Controle de acesso Descobrir potenciais parceiros de comunicação Estabelecer uma comunicação bidirecional confiável Negociar os papeis dos dois dispositivos da comunicação: Primário/Secundário.

26 IrDA Data / Camadas IrLMP – Link Management Protocol
Terceira camada da especificação IrDA. Obrigatória. Pode ser separada em duas partes: LM-MUX – Link Management Multiplexer: fica logo acima da camada IrLAP e tem as seguintes funções: Fornecer múltiplos canais lógicos Permitir troca de posição dos dispositivos, Primário/Secundário LM-IAS – Link Management Information Access Services: fornece uma lista, onde os dispositivos podem incluir serviços para que os outros dispositivos possam solicitá-los.

27 IrDA Data / Camadas Tiny TP – Tiny Transport Protocol
Opcional Fica logo acima da camada IrLMP Implementa os seguintes serviços: Transporte de mensagens grandes via SAR (Segmentation and Reassembly) Controle de fluxo, mantendo uma ordem de prioridade entre os canais.

28 IrDA Data / Camadas IrCOMM– Infrared Communications Protocol
Opcional. Fica logo acima da camada IrLMP. Permite ao dispositivo IrDA atuar como uma porta serial ou paralela.

29 IrDA Data / Camadas IrOBEX– Infrared Object Exchange
Opcional. Situa-se logo acima da camada Tiny TP , sendo assim a implementação da TinyTP é obrigatória para que a IrOBEX funcione. Implementa troca de objetos. Ex.: vCard, vCalendar e até mesmo aplicativos.

30 IrDA Data / Camadas IrLAN– Infrared Local Area Network
Opcional. Fica acima da Tiny TP, portanto a implementação desta é obrigatória Possibilita conectar o dispositivos infravermelho a uma LAN. Existe 3 métodos possíveis: Ponto de Acesso Ponto a Ponto Hosted

31 IrDA Data Outras especificações
IrSimple: Permite ao IrDA alcançar entre 4 a 10 vezes mais velocidade na transmissão dos dados, incrementando a eficiência do protocolo infravermelho. IrSimpleShot (IrSS): Permite a câmeras com IrDA transmitir fotos a impressoras.

32 IrDA Data

33 IrDA Data

34 IrDA Data

35 IrDA Data

36 IrDA Data Giga-IR

37 IrDA Data Giga-IR


Carregar ppt "Infrared Data Association"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google