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PublicouThomaz Barreira Alterado mais de 9 anos atrás
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1 MAC 5743 - Computação Móvel Agentes de software para Computação Móvel Aluno: Eduardo Leal Guerra eguerra@ime.usp.br
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2 Introdução Computação Móvel: Limitações de largura de banda Desconexões intermitentes Limitações de recursos Implica em variância na disponibilidade de comunicação e recursos computacionais Necessidade de Adaptação! => Interesse em Agentes de Software
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3 Roteiro Conceitos sobre agentes Agentes na computação móvel Arquiteturas de Software para Computação Móvel Paradigmas de Comunicação Novas Arquiteturas Middlewares baseados em agentes Conclusão
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4 Agentes “…everything that can be viewed as perceiving its environment through sensors and acting upon that environment through effectors” – Russell & Norvig environment agent effectors sensors percepts actions
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5 Agentes Características: Autonomia: execução desacoplada Reatividade: responder a eventos do ambiente Sociabilidade: interação entre agentes Mobilidade: troca de computador hospedeiro
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6 Agentes Agentes Móveis: Programas (código + dados + estado (thread)) que podem migrar de um computador a outro para execução Autonomia: podem migrar sem a intervenção do usuário Adaptativo: colaboram com outros agentes ou com o ambiente Requer um ambiente de execução
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7 Agentes na Computação Móvel Vantagens: Assincronismo Adaptação Configuração Dinâmica Problemas: Desempenho e escalabilidade Portabilidade e padronização Segurança
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8 Agentes na Computação Móvel Como são usados ? Modelo Computacional Paradigma de Comunicação Em que são usados ? Middlewares para Adaptação e Aplicações Objetivos: gerenciamento de serviços, recuperação de informação distribuída, distribuição de multimídia, etc.
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9 Arquiteturas para Computação Móvel Relembrando … Cliente/Proxy/Servidor Cliente/Interceptador/Servidor Peer-to-Peer Baseada em Agente Móveis
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10 Arquiteturas para Computação Móvel Modelo Cliente/Proxy/Servidor UM ClienteProxyServidor Interface sem fio Rede Fixa Conversão/tradução de msgs, bufferização, compactação Adequado para clientes magros
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11 Arquiteturas para Computação Móvel Modelo Cliente/ Interceptador /Servidor UM Agente Cliente Agente Servidor Interface sem fio Rede Fixa Suporte à desconexão Adequado para clientes gordos Cliente
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12 Arquiteturas para Computação Móvel Modelo Peer-to-Peer Adequado para aplicações P2P UM Proxy Aplicaçã o Interface sem fio Aplicaç ão UM
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13 Arquiteturas para Computação Móvel Baseada em Agentes Móveis Migração de funcionalidade Execução de operações demoradas na rede fixa UM Agente Servidor Interface sem fio Rede Fixa Cliente
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14 Paradigmas de Comunicação Client-Server Remote Evaluation Agentes Móveis
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15 Paradigmas de Comunicação Cliente-Servidor Joãozinho quer fazer um bolo de chocolate: Ele não sabe a receita Ele não tem os ingredientes nem o forno Joãozinho sabe que Mariazinha: Sabe a receita Tem uma cozinha equipada Joãozinho pede à Mariazinha: “Você pode me fazer um bolo de chocolate ?” Mariazinha faz o bolo e entrega ao Joãozinho
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16 Paradigmas de Comunicação Remote Evaluation Joãozinho quer fazer um bolo de chocolate: Ele sabe a receita Ele não tem os ingredientes nem o forno Joãozinho sabe que Mariazinha: Não sabe a receita Tem uma cozinha equipada Joãozinho pede à Mariazinha: “Você pode me fazer um bolo de chocolate ? Aqui está a receita” Mariazinha faz o bolo e entrega ao Joãozinho
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17 Paradigmas de Comunicação Agentes Móveis Joãozinho quer fazer um bolo de chocolate: Ele sabe a receita e tem os ingredientes Ele não nem o forno Joãozinho sabe que Mariazinha: Tem um forno Joãozinho pode: preparar a massa Ir à casa de Mariazinha Cozinha o bolo
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18 Novas Arquiteturas [Spyrou, Pitoura & Evrpidou 2004] propõem o uso do paradigma de comunicação baseado em Agentes Móveis nas arquiteturas já existentes: Cliente/Proxy/Servidor Cliente/Interceptador/Servidor Propõem também que o modelo baseado em agentes não é ortogonal aos modelos “tradicionais”
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19 Novas Arquiteturas Vantagens Configuração Dinâmica Flexibilidade Desvantagens Em certas situações, aumento no tráfego da rede
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20 Middlewares baseados em Agentes SOMA MAP MONADS
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21 SOMA: Secure and Open Mobile Agents 3 Serviços para suporte à mobilidade: Ambiente virtual do usuário: mantém o perfil do usuário levando em conta a mobilidade (agentes: distribuição dinâmica da informação) Terminal virtual móvel: mobilidade dos dispositivos (agentes: rebind de recursos/serviços e operações desconectadas) Gerente de recursos virtuais: facilita o acesso aos recursos do sistema (agentes: migração de recursos e serviços)
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22 SOMA
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23 MAP – Mobile Agent Platform plataforma para desenvolvimento e gerência de agentes móveis suporte posterior a usuários nomades monitoramento de usuários conectados por região através de um gerenciador (Lookup Server)
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24 MAP
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25 Monads foco na adaptação utilizando agentes móveis e inteligentes suporte à protocolos padrões: IIOP, SNMP, HTTP Objetivos: melhorar a eficiência de aplicações de rede otimizar o estabelecimento, configuração e manutenção das conexões sem fio
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26 Monads adaptabilit y co-operation Terminal Services Communications Infrastructure Data Communication Agent User Interface Agent Service Agent Service Agent User Interface Agent
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27 Conclusões O uso de agentes na solução de alguns desafios da computação móvel apresenta um potencial considerável Podemos “ver” agentes não só como modelo computacional, mas também como paradigma de comunicação Os modelos “tradicionais” de computação móvel não são ortogonais ao modelo de agentes móveis
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28 Conclusões Agentes não resolvem todos os problemas, e nem sempre é a melhor solução O uso de agentes não se restringe apenas aos middlewares
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