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1 MAC 5743 - Computação Móvel Agentes de software para Computação Móvel Aluno: Eduardo Leal Guerra

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Apresentação em tema: "1 MAC 5743 - Computação Móvel Agentes de software para Computação Móvel Aluno: Eduardo Leal Guerra"— Transcrição da apresentação:

1 1 MAC 5743 - Computação Móvel Agentes de software para Computação Móvel Aluno: Eduardo Leal Guerra eguerra@ime.usp.br

2 2 Introdução  Computação Móvel: Limitações de largura de banda Desconexões intermitentes Limitações de recursos Implica em variância na disponibilidade de comunicação e recursos computacionais Necessidade de Adaptação! => Interesse em Agentes de Software

3 3 Roteiro  Conceitos sobre agentes  Agentes na computação móvel Arquiteturas de Software para Computação Móvel Paradigmas de Comunicação Novas Arquiteturas  Middlewares baseados em agentes  Conclusão

4 4 Agentes  “…everything that can be viewed as perceiving its environment through sensors and acting upon that environment through effectors” – Russell & Norvig environment agent effectors sensors percepts actions

5 5 Agentes  Características: Autonomia: execução desacoplada Reatividade: responder a eventos do ambiente Sociabilidade: interação entre agentes Mobilidade: troca de computador hospedeiro

6 6 Agentes  Agentes Móveis: Programas (código + dados + estado (thread)) que podem migrar de um computador a outro para execução Autonomia: podem migrar sem a intervenção do usuário Adaptativo: colaboram com outros agentes ou com o ambiente Requer um ambiente de execução

7 7 Agentes na Computação Móvel  Vantagens: Assincronismo Adaptação Configuração Dinâmica  Problemas: Desempenho e escalabilidade Portabilidade e padronização Segurança

8 8 Agentes na Computação Móvel  Como são usados ? Modelo Computacional Paradigma de Comunicação  Em que são usados ? Middlewares para Adaptação e Aplicações Objetivos: gerenciamento de serviços, recuperação de informação distribuída, distribuição de multimídia, etc.

9 9 Arquiteturas para Computação Móvel  Relembrando … Cliente/Proxy/Servidor Cliente/Interceptador/Servidor Peer-to-Peer Baseada em Agente Móveis

10 10 Arquiteturas para Computação Móvel  Modelo Cliente/Proxy/Servidor UM ClienteProxyServidor Interface sem fio Rede Fixa  Conversão/tradução de msgs, bufferização, compactação  Adequado para clientes magros

11 11 Arquiteturas para Computação Móvel  Modelo Cliente/ Interceptador /Servidor UM Agente Cliente Agente Servidor Interface sem fio Rede Fixa  Suporte à desconexão  Adequado para clientes gordos Cliente

12 12 Arquiteturas para Computação Móvel  Modelo Peer-to-Peer  Adequado para aplicações P2P UM Proxy Aplicaçã o Interface sem fio Aplicaç ão UM

13 13 Arquiteturas para Computação Móvel  Baseada em Agentes Móveis  Migração de funcionalidade  Execução de operações demoradas na rede fixa UM Agente Servidor Interface sem fio Rede Fixa Cliente

14 14 Paradigmas de Comunicação  Client-Server  Remote Evaluation  Agentes Móveis

15 15 Paradigmas de Comunicação  Cliente-Servidor Joãozinho quer fazer um bolo de chocolate: Ele não sabe a receita Ele não tem os ingredientes nem o forno Joãozinho sabe que Mariazinha: Sabe a receita Tem uma cozinha equipada Joãozinho pede à Mariazinha: “Você pode me fazer um bolo de chocolate ?” Mariazinha faz o bolo e entrega ao Joãozinho

16 16 Paradigmas de Comunicação  Remote Evaluation Joãozinho quer fazer um bolo de chocolate: Ele sabe a receita Ele não tem os ingredientes nem o forno Joãozinho sabe que Mariazinha: Não sabe a receita Tem uma cozinha equipada Joãozinho pede à Mariazinha: “Você pode me fazer um bolo de chocolate ? Aqui está a receita” Mariazinha faz o bolo e entrega ao Joãozinho

17 17 Paradigmas de Comunicação  Agentes Móveis Joãozinho quer fazer um bolo de chocolate: Ele sabe a receita e tem os ingredientes Ele não nem o forno Joãozinho sabe que Mariazinha: Tem um forno Joãozinho pode: preparar a massa Ir à casa de Mariazinha Cozinha o bolo

18 18 Novas Arquiteturas  [Spyrou, Pitoura & Evrpidou 2004] propõem o uso do paradigma de comunicação baseado em Agentes Móveis nas arquiteturas já existentes: Cliente/Proxy/Servidor Cliente/Interceptador/Servidor  Propõem também que o modelo baseado em agentes não é ortogonal aos modelos “tradicionais”

19 19 Novas Arquiteturas  Vantagens Configuração Dinâmica Flexibilidade  Desvantagens Em certas situações, aumento no tráfego da rede

20 20 Middlewares baseados em Agentes  SOMA  MAP  MONADS

21 21 SOMA: Secure and Open Mobile Agents  3 Serviços para suporte à mobilidade: Ambiente virtual do usuário: mantém o perfil do usuário levando em conta a mobilidade (agentes: distribuição dinâmica da informação) Terminal virtual móvel: mobilidade dos dispositivos (agentes: rebind de recursos/serviços e operações desconectadas) Gerente de recursos virtuais: facilita o acesso aos recursos do sistema (agentes: migração de recursos e serviços)

22 22 SOMA

23 23 MAP – Mobile Agent Platform  plataforma para desenvolvimento e gerência de agentes móveis  suporte posterior a usuários nomades  monitoramento de usuários conectados por região através de um gerenciador (Lookup Server)

24 24 MAP

25 25 Monads  foco na adaptação utilizando agentes móveis e inteligentes  suporte à protocolos padrões: IIOP, SNMP, HTTP  Objetivos: melhorar a eficiência de aplicações de rede otimizar o estabelecimento, configuração e manutenção das conexões sem fio

26 26 Monads adaptabilit y co-operation Terminal Services Communications Infrastructure Data Communication Agent User Interface Agent Service Agent Service Agent User Interface Agent

27 27 Conclusões  O uso de agentes na solução de alguns desafios da computação móvel apresenta um potencial considerável  Podemos “ver” agentes não só como modelo computacional, mas também como paradigma de comunicação  Os modelos “tradicionais” de computação móvel não são ortogonais ao modelo de agentes móveis

28 28 Conclusões  Agentes não resolvem todos os problemas, e nem sempre é a melhor solução  O uso de agentes não se restringe apenas aos middlewares


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