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Conteúdo Programático

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Apresentação em tema: "Conteúdo Programático"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo Programático
CINEANTROPOMETRIA Conteúdo Programático

2 Conceitos básicos Biometria Cineantropometria Medir Avaliar
Classificação das Medidas Biométricas Objetivos Critérios para determinação de uma medida

3 Classificação da Aptidão Física
Avaliação da criança e do jovem Principais testes para a avaliação das capacidades motoras em crianças e adolescentes Testes de Força Testes de Velocidade Testes de Flexibilidade Testes de Resistência Aeróbia Testes de Resistência Anaeróbia Principais medidas do crescimento humano

4 Avaliação da Aptidão Física Relacionada à Saúde
Aptidão Cardiorrespiratória Testes Laboratoriais Esteira Cicloergômetro Banco Testes de Campo Cooper Legger Aptidão Músculo Esquelética R.M.L Abdominais Força Dinamômetro Carga Máxima Flexibilidade Sentar e Alcançar

5 Avaliação da Aptidão Física Relacionada a Performance Esportiva
Capacidade Aeróbia VO2Máx Limiar Anaeróbio Capacidade Anaeróbia Alática Lática Capacidade Muscular Testes de Carga Máxima Testes de Força de Saltos Testes de Força de Arremesso Testes de Flexibilidade

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA Mathews, Donald. Medida e Avaliação em Educação Física, Rio de Janeiro, Guanabara, 1986. Matsudo V.Testes em Ciências do Esporte, São Caetano do Sul, CELAFISCS, 1987. Kiss, M.A. Avaliação em Educação Física: Aspectos biológicos e educacionais. São Paulo: Manole, 1987. Barbanti, V. J. Teoria e Prática do Treinamento Desportivo, São Paulo: Edgrad Blücher, 1979. Guedes.D.P- Composição Corporal Princípios, Técnicas e Aplicações- APEF- Londrina- 2ª Edição- 1994 Guedes & Guedes- Controle do Peso Corporal- Londrina – Midiograf, 1998. Bouzas Marins & Giannichi – Avaliação & Prescrição de Atividade Física- Rio de Janeiro- Shape Ed., 1998.

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA Pompeu, F. A. M. Manual de Cineantropometria.Rio de Janeiro. Sprint Petroski, E. L. Antropometria: Técnicas e padronizações. Porto Alegre. 2003 MEC. Avaliação Biométrica em Educação Física. s/d. Guedes & Guedes- Exercício Físico na Promoção da Saúde- Londrina- Midiograf, 1995.

8 BIOMETRIA IMPORTÂNCIA:
“Ramo da biologia que estuda os caracteres mensuráveis dos seres vivos, amparado pela análise matemática e estatística” (Hegg & Luongo, 1971) IMPORTÂNCIA: Formação de turmas homogêneas utilizando parâmetros Acompanhar os progressos de um grupo submetido a um trabalho físico

9 Antropometria Anthropo = “Homem” Metry = “Medida” “Parte da antropologia que estuda as proporções e medidas do corpo humano” (Michels, 2000) Cineantropometria “Implica em mensurar e avaliar diversos aspectos do Homem, do nascer ao morrer, bem como as características físicas do ser humano. Seu propósito maior é estudar variações inter-humanas, considerando características e qualidades do indivíduo, de um grupo e de grupos comparados entre si.” (Beunen & Borms, 1990)

10 Mensuração do movimento humano
IDENTIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO APLICAÇÃO RELEVÂNCIA Cianeantropometria Para o estudo do homem: Para ajudar o entendimento: Com aplicações para: Mensuração do movimento humano Tamanho Forma Proporção Composição Maturação Função Crescimento Exercício Performance Estado Nutricional Educação Medicina Governo Trabalho Esportes

11 CLASSIFICAÇÃO Medidas biométricas somáticas
1.Medidas que visam avaliar as proporções do corpo Estatura Altura tronco-cefálica Envergadura Comprimento dos ombros Comprimento do tronco Perímetro cefálico

12 CLASSIFICAÇÃO 1.2. Medidas que permitem avaliar o estado de nutrição
Peso Espessura de dobras cutâneas Perímetro toráxico Perímetro de membros Diâmetro do tórax 1.3. Medidas determinadas a apreciar a maturação sexual Diâmetro bi-acromial “ bi-cristailiaca “ úmero “ fêmur “ trocanteriano Desenvolvimento dos genitais

13 CLASSIFICAÇÃO 2. Medidas biométricas funcionais Capacidade vital
Capacidade cárdio-circulatória Força muscular

14 Medidas e Avaliação Conceituação
Medida: É a determinação da grandeza; classicamente, medir é comparar com grandezas conhecidas e preestabelecidas. Teste: É um instrumento de medida Avaliação: É a interpretação dos resultados obtidos pelas medidas clássicas, ou comparação de qualidade do aluno ou atleta, com alguns critérios também preestabelecidos.

15 Critérios de seleção dos testes
VALIDADE: É a determinação do grau em que o teste mede aquilo que se propõe a medir. FIDEDGNIDADE: É o grau em que esperamos que os resultados sejam consistentes, ou reprodutivos, quando examinados pelo mesmo observador, em diferentes dias, geralmente próximos entre si. OBJETIVIDADE: É o grau em que esperamos consistência nos resultados, quando o teste é aplicado ou anotado simultaneamente por diferentes indivíduos nos mesmos alunos ou atletas.

16 Objetivos da Avaliação em Educação Física
Determinar a condição física do indivíduo Determinar o valor físico do indivíduo Detectar assimetrias de forma Detectar deficiências físicas Determinar o tipo constitucional (Biotipo ou Somatotipo) Dosagem dos exercícios e avaliação dos resultados Selecionar para a competição CRITÉRIOS OBJETIVOS AVALIAÇÃO REFORMULAÇÃO

17 Tipos de avaliação DIAGNÓSTICA: É realizada para conhecermos a situação em que se encontra determinado indivíduo ou grupo, em relação a uma ou diferentes variáveis. FORMATIVA: Procura, durante todo decorrer do processo, saber e informar ao objeto de estudo o que está ocorrendo, a fim de dinamizar ao máximo o processo ensino aprendizagem. SOMATIVA: Procura analisar o aluno/atleta, no final do processo, a fim de darmos um conceito ou uma nota.

18 APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE
CLASSIFICAÇÃO AGILIDADE POTENCIA MUSCULAR APTIDÃO MOTORA VELOCIDADE EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO APTIDÃO FÍSICA FLEXIBILIDADE FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE RESISTÊNCIA CARDIORRES-PIRATÓRIA COMPOSIÇÃO CORPORAL


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